Que método de comparação de moeda é utilizado hoje em dia?

Qual é o método de determinação da taxa de câmbio utilizado agora?

As taxas de câmbio internacionais actuais são determinadas por uma taxa de câmbio flutuante gerida. Uma taxa de câmbio flutuante gerida significa que o valor de cada moeda é afectado pelas acções económicas do seu governo ou banco central.

Quando deve ser utilizado o método temporal?

O método temporal (também conhecido como o método histórico) converte a moeda de uma filial estrangeira na moeda da empresa-mãe. Esta técnica de conversão de moeda estrangeira é utilizada quando a moeda local da subsidiária não é a mesma que a moeda da sociedade-mãe.

Quais são os métodos de tradução de moeda estrangeira?

Existem dois métodos principais de contabilidade de conversão cambial: o método actual, para quando a subsidiária e a empresa-mãe utilizam a mesma moeda funcional; e o método temporal, para quando não utilizam.

O método temporal é permitido ao abrigo das IFRS?

Os procedimentos especificados pelas IFRS e US GAAP para a conversão de demonstrações financeiras em moeda estrangeira exigem essencialmente a utilização do método da taxa corrente e do método temporal.

Quais são as três abordagens teóricas básicas para a determinação da taxa de câmbio?

A seguir, explicamos três modelos de determinação da taxa de câmbio, nomeadamente, a paridade do poder de compra (PPP), o modelo monetário e a teoria do equilíbrio da carteira.

Que tipo de sistema de taxas de câmbio era o padrão de ouro?

O Gold Standard era um sistema segundo o qual quase todos os países fixavam o valor das suas moedas em termos de uma determinada quantidade de ouro, ou ligavam a sua moeda à de um país que o fazia.

Qual é a diferença entre o método da taxa actual e o método temporal?

O método da taxa corrente difere do método temporal (histórico) na medida em que os activos e passivos são traduzidos às taxas de câmbio correntes em oposição às taxas históricas. Isto pode criar um elevado risco de tradução, uma vez que a taxa de câmbio actual pode mudar.

Qual é o método temporal?

O método temporal é um meio de converter a moeda utilizada por uma filial estrangeira para a moeda da sua sociedade-mãe. São utilizadas várias taxas de câmbio de moeda para reflectir com maior precisão o valor real dos activos e passivos da subsidiária.

Que procedimentos de tradução são seguidos de acordo com o método actual de taxa de tradução?

A tradução da taxa de câmbio realiza-se em três etapas: Tradução da declaração de rendimentos utilizando a taxa de câmbio média ponderada. Tradução de activos e passivos à taxa de câmbio actual. Reequilíbrio do balanço patrimonial.

Quais são as duas abordagens para as transacções em moeda estrangeira?

As duas abordagens à contabilização dos ganhos e perdas cambiais não realizados são a abordagem de diferimento e a abordagem de acumulação. Segundo a abordagem de diferimento, os ganhos e perdas cambiais não realizados são diferidos no balanço até que o dinheiro seja efectivamente pago ou recebido.

Como se faz a conversão de moeda?

Se conhece a taxa de câmbio, divida a sua moeda actual pela taxa de câmbio. Por exemplo, suponha que a taxa de câmbio USD/EUR é 0,631 e gostaria de converter 100 USD em EUR. Para o conseguir, basta multiplicar os 100 por 0,631 e o resultado é o número de EUR que irá receber: 63,10 EUR.

Que moeda é utilizada na apresentação das demonstrações financeiras?

Moeda do relatório
7.15 A moeda de relato é a moeda utilizada na apresentação das demonstrações financeiras.

Quais são os tipos de teorias de taxas de câmbio?

Theories of Exchange Rate Determination | International Economics

  • The Mint Parity Theory: The earliest theory of foreign exchange has been the mint parity theory. …
  • The Purchasing Power Parity Theory: …
  • The Balance of Payments Theory: …
  • The Monetary Approach to Rate of Exchange: …
  • The Portfolio Balance Approach:


Quais são os modelos de taxa de câmbio?

Os modelos monetários de determinação da taxa de câmbio
Estes incluem o modelo de preço flexível [Frenkel (1976) e Bilson (1978)], modelo de preço fixo [Dornbusch (1976)], modelo de taxa de juro real-diferencial ou o modelo monetário híbrido [Frankel (1979)] e modelo de taxa de câmbio real de equilíbrio [Hooper-Morton (1982)].

O que é uma previsão baseada no mercado?

A previsão baseada no mercado consiste em utilizar as actuais taxas de câmbio à vista e a prazo para prever a taxa à vista em algum momento futuro. Chama-se previsão baseada no mercado porque as previsões (as taxas à vista e a prazo) são fornecidas pelos mercados cambiais à vista e a prazo.

O que é hedging no mercado a prazo?

Uma cobertura que envolve a utilização de divisas estrangeiras a prazo (FX forwards). Consiste na compra definitiva de uma moeda a uma taxa de câmbio a prazo. A cobertura é afectada pelas taxas de juro nos dois países cujas moedas estão envolvidas e pela taxa de câmbio à vista entre as duas moedas.

Qual é o significado de currency board?

Um conselho monetário combina três elementos: uma taxa de câmbio que é fixa a uma “moeda âncora”, convertibilidade automática (ou seja, o direito de trocar moeda nacional a esta taxa fixa sempre que desejado), e um compromisso a longo prazo com o sistema, que é frequentemente estabelecido directamente na lei do banco central.

O que é a exposição de tradução?

A exposição de tradução (também conhecida como risco de tradução) é o risco de que as acções, activos, passivos ou rendimentos de uma empresa mudem de valor em resultado de alterações da taxa de câmbio. Quando uma empresa denomina uma parte das suas acções, activos, passivos, ou rendimentos numa moeda estrangeira, ocorre o risco de tradução.

Qual é o método de taxa actual?

O método da taxa actual é um método padrão de conversão de moeda que utiliza a taxa de câmbio do mercado actual. A conversão de moeda é o processo de conversão dos resultados financeiros das filiais estrangeiras de uma empresa-mãe na sua moeda funcional.

O que é o risco de tradução FX?

O risco de tradução é um dos vários tipos de risco cambial, incluindo o risco pré-transaccional, de transacção e económico. Surge de ter empresas ou sucursais de negociação localizadas no estrangeiro, ou uma empresa ou sucursal a negociar completamente numa moeda estrangeira, sendo, portanto, um risco de propriedade em oposição a um risco de negociação.