O que é o valor presente?

Valor Presente (PV) é uma estimativa de quanto vale um fluxo de caixa futuro (ou fluxo de caixa) neste momento. Todos os fluxos de caixa futuros devem ser descontados para o presente utilizando uma taxa apropriada que reflicta a taxa de retorno esperada (e perfil de risco) devido ao “valor temporal do dinheiro”.

onde:

FV=Valor futuro
r=Taxa de retorno
n=Número de períodos

  1. Introduza o montante futuro que espera receber no numerador da fórmula.
  2. Determine a taxa de juro que espera receber entre agora e o futuro e introduza-a como decimal em vez de “r” no denominador.
  3. Introduza o período de tempo como um “n” expoente no denominador. Assim, se quiser calcular o valor actual de um montante que espera receber daqui a três anos, introduza o número três em vez de “n” no denominador.
  4. Existem várias calculadoras na Internet, tais como esta calculadora do valor presente.

 

Como calcular o valor actual (passo-a-passo)

O conceito de valor presente (PV) é fundamental para financiar e avaliar empresas.

A premissa da teoria do valor presente baseia-se no “valor temporal do dinheiro”, que afirma que um dólar hoje vale mais do que um dólar recebido no futuro.

Por conseguinte, receber dinheiro hoje é preferível (e mais valioso) do que receber a mesma quantia em algum momento no futuro.

Há duas razões principais que apoiam esta teoria:

Custo de oportunidade do capital: se o dinheiro está actualmente na sua posse, esses fundos poderiam ser investidos noutros projectos para um maior retorno ao longo do tempo.
Inflação: Outro risco a considerar são os efeitos da inflação, que podem corroer o retorno real de um investimento (e portanto os fluxos de caixa futuros perdem valor devido à incerteza).

Como o custo do capital influencia o valor presente (taxa de desconto vs. PV)

Dado que o dinheiro recebido na data actual tem mais valor do que o montante equivalente no futuro, os fluxos de caixa futuros devem ser descontados para a data actual quando se pensa em “termos correntes”.

Além disso, a dimensão do desconto aplicado depende do custo de oportunidade do capital (ou seja, comparação com outros investimentos com perfis de risco/retorno semelhantes).

Todas as futuras receitas (e pagamentos) são ajustados por uma taxa de desconto, e o montante após o desconto representa o valor actual (PV).

Dada uma taxa de desconto mais elevada, o valor presente implícito será inferior (e vice-versa).

  • Menor taxa de desconto → maior valorização
  • Maior taxa de desconto → Menor valorização

Ao estimar o valor intrínseco de um activo, nomeadamente através do método do fluxo de caixa descontado (DCF), quanto vale uma empresa é igual à soma do valor presente de todos os fluxos de caixa livres futuros (FCF) que se espera que a empresa venha a gerar no futuro.

Mais especificamente, o valor intrínseco de uma empresa é uma função da sua capacidade de gerar fluxos de caixa futuros e do perfil de risco dos fluxos de caixa, ou seja, o valor da empresa é igual à soma dos valores descontados dos seus fluxos de caixa livres futuros (FCF).

Exemplo de valor presente

Se uma pessoa possuir agora $10.000 e o investir a uma taxa de juros de 10%, terá ganho $1.000 por dispor do dinheiro durante um ano. Se, por outro lado, não tivesse tido acesso a esse dinheiro durante um ano, teria perdido os $1.000 de rendimento de juros. Neste exemplo, os rendimentos de juros representam o valor temporal do dinheiro.

Para alargar o exemplo, qual é o pagamento actual em dinheiro a que a pessoa ficaria indiferente para receber dinheiro agora ou daqui a um ano? Em essência, qual é o montante que, investido a 10%, será igual a $10.000 por ano a partir de agora?

Valor futuro vs. valor presente

A comparação do valor presente com o valor futuro (FV) ilustra melhor o princípio do valor temporal do dinheiro e a necessidade de cobrar ou pagar taxas de juro adicionais com base no risco. Em termos simples, o dinheiro de hoje vale mais do que o mesmo dinheiro amanhã, devido à passagem do tempo. O valor futuro pode referir-se às futuras entradas de dinheiro provenientes do investimento do dinheiro de hoje, ou ao pagamento futuro necessário para reembolsar o dinheiro emprestado hoje.

O valor futuro (FV) é o valor de um activo actual numa determinada data no futuro, com base numa taxa de crescimento assumida. A equação FV assume uma taxa de crescimento constante e um único pagamento adiantado que se mantém intacto durante todo o investimento. O cálculo do PV permite aos investidores prever, com diferentes graus de precisão, o montante de retorno que diferentes investimentos podem gerar.

O valor presente (VP) é o valor presente de uma soma futura de dinheiro ou fluxo de caixa dado uma dada taxa de retorno. O valor presente toma o valor futuro e aplica a este uma taxa de desconto ou a taxa de juro que poderia ser obtida se fosse investido. O valor futuro diz-lhe quanto valerá um investimento no futuro, enquanto que o valor presente diz-lhe quanto precisaria em dólares de hoje para ganhar um montante específico no futuro.

Os rendimentos futuros são normalmente comparados com um valor de referência igual ao rendimento de uma obrigação do Tesouro dos EUA, em vez de zero. Isto porque as obrigações do Tesouro são consideradas de risco extremamente baixo e são utilizadas para representar a taxa de rendimento sem risco.

Críticas ao valor presente

Como acima referido, o cálculo do valor presente implica assumir que uma taxa de rendimento dos fundos pode ser obtida ao longo do período de tempo. Na análise acima, considerámos um investimento superior a um ano.

Contudo, se uma empresa decide avançar com uma série de projectos que têm uma taxa de retorno diferente para cada ano e cada projecto, o valor presente torna-se menos certo se essas taxas de retorno esperadas não forem realistas. É importante ter em mente que, em qualquer decisão de investimento, nenhuma taxa de juro é garantida, e a inflação pode provocar a erosão da taxa de retorno de um investimento.

Porque é que o valor presente é importante?

O valor presente é importante porque permite aos investidores julgar se o preço que estão a pagar por um investimento é ou não apropriado. Por exemplo, no nosso exemplo acima, uma taxa de desconto de 12% reduziria o valor presente do investimento para apenas $1.802,39. Nesse caso, estaríamos muito relutantes em pagar mais do que esse montante pelo investimento, uma vez que o nosso cálculo do valor actual indica que poderemos encontrar melhores oportunidades noutros locais. Os cálculos do valor presente desempenham um papel fundamental em áreas como a análise de investimento, gestão de risco e planeamento financeiro.

O resultado final

O valor presente (VP) é uma forma de representar o valor actual dos fluxos de caixa futuros, com base no princípio de que o dinheiro no presente vale mais do que o dinheiro no futuro. O valor presente é utilizado para avaliar os rendimentos de empréstimos, hipotecas e outros activos que podem demorar muitos anos a realizar o seu valor total. Os investidores utilizam estes cálculos para comparar o valor dos activos com horizontes temporais muito diferentes.