Orçamentação de capital: O que é e como funciona

A orçamentação de capital, por vezes referida como avaliação de investimento, é o processo pelo qual as empresas determinam quais os investimentos ou compras que devem ser efectuados. Essencialmente, o processo de orçamentação de capital ajuda as empresas a produzir uma visão quantitativa de cada investimento potencial, dando-lhes uma base mais racional a partir da qual podem tomar uma decisão sobre a sua viabilidade. A orçamentação de capital pode envolver praticamente qualquer tipo de investimento, desde a aquisição de activos fixos, como maquinaria, até fusões e aquisições.

Compreender a orçamentação de capital

Todos os anos, as empresas comunicam frequentemente entre departamentos e confiam na liderança financeira para ajudar a preparar orçamentos anuais ou a longo prazo. Estes orçamentos são frequentemente operacionais, delineando a forma como as receitas e despesas da empresa se irão moldar ao longo dos 12 meses subsequentes. No entanto, outro aspecto deste plano financeiro é a orçamentação de capital. A orçamentação de capital é o plano financeiro a longo prazo para maiores gastos financeiros.

A orçamentação de capital baseia-se em muitas das mesmas práticas fundamentais que qualquer outra forma de orçamentação. No entanto, existem vários desafios únicos à orçamentação de capital. Em primeiro lugar, os orçamentos de capital são muitas vezes exclusivamente centros de custos; não geram receitas durante o projecto e devem ser financiados por uma fonte externa, tal como as receitas de um departamento diferente. Segundo, devido à natureza a longo prazo dos orçamentos de capital, há mais riscos, incertezas e coisas que podem correr mal.

A orçamentação de capital é muitas vezes preparada para empreendimentos a longo prazo, sendo depois reavaliada à medida que o projecto ou empreendimento está em curso. As empresas irão frequentemente reformular periodicamente o seu orçamento de capital à medida que o projecto avança. A importância num orçamento de capital é planear proactivamente com antecedência grandes saídas de caixa que, uma vez iniciadas, não devem parar a menos que a empresa esteja disposta a enfrentar grandes custos ou perdas potenciais de atraso do projecto.

Como funciona a orçamentação de capital?

Há três abordagens principais tomadas pelas empresas para uma decisão de orçamentação de capital. Embora se possa esperar que cada método produza um resultado semelhante, os resultados destas abordagens são muitas vezes extremamente contraditórios, o que significa que terá de decidir onde colocar a sua ênfase por si próprio. Aqui está um pouco mais de informação sobre cada método:

  • Valor presente líquido (VAL) – O valor presente líquido identifica a variação líquida dos fluxos de caixa (ou seja, a diferença entre as suas entradas e saídas de caixa) ao longo do projecto. Quando utilizado na orçamentação de capital, basta seleccionar o projecto com o VAL mais elevado. Como é uma medida directa de rentabilidade, o VAL é muito fácil de usar e permite comparar projectos mutuamente exclusivos.
  • Período de retorno – Com o método de orçamento de capital período de retorno, terá de calcular quanto tempo demorará a recuperar os custos do seu investimento inicial. Este é um bom método a utilizar se a liquidez for uma grande preocupação, e é especialmente fácil de calcular uma vez estabelecida a sua previsão de fluxo de caixa. No entanto, a abordagem do período de reembolso do orçamento de capital tem inconvenientes. Mais notavelmente, o período de reembolso não contabiliza o valor temporal do dinheiro (TVM). Além disso, o período de reembolso pode ignorar os fluxos de caixa no final da vida de um projecto, tais como o valor de resgate.
  • Taxa interna de retorno (TIR) – A taxa interna de retorno refere-se à taxa de desconto sobre um projecto/investimento que resulta num valor actual líquido de zero. A TIR fornece um valor de referência que pode utilizar para avaliar a viabilidade dos projectos com referência à estrutura de capital da sua empresa, embora seja importante notar que não transmite a rentabilidade real de um projecto.

Assim, agora que sabe um pouco mais sobre o processo de orçamentação de capital, vamos explorar o significado da orçamentação de capital, e porque é quase sempre uma boa ideia.

O significado da orçamentação de capital

O significado da orçamentação de capital reside no facto de permitir às empresas afectar os seus recursos financeiros da forma mais eficiente e eficaz possível.

Alguns dos principais benefícios da elaboração do orçamento de capital incluem:

  1. Maximização da riqueza dos accionistas: Ao investir em projectos que geram valor actual líquido positivo (VAL), uma empresa pode maximizar a riqueza dos accionistas a longo prazo.
  2. Gerir o risco: A orçamentação de capital ajuda as empresas a avaliar os riscos associados a diferentes oportunidades de investimento e a tomar decisões informadas para minimizar a exposição ao risco.
  3. Garantindo o crescimento a longo prazo: Ao investir em projectos de capital estratégico, as empresas podem assegurar o seu crescimento e competitividade a longo prazo no mercado.
  4. Optimização da afectação de recursos: A orçamentação de capital permite às empresas afectar os seus recursos financeiros aos projectos mais rentáveis, evitando assim o desperdício de recursos valiosos em projectos que não geram um retorno significativo do investimento.
  5. Facilitar o planeamento estratégico: Ao identificar potenciais oportunidades de investimento e avaliar a sua viabilidade financeira, a orçamentação de capital ajuda as empresas a desenvolver e implementar planos estratégicos que se alinham com os seus objectivos a longo prazo.

Globalmente, a orçamentação de capital é um processo crucial para qualquer empresa que deseje tomar decisões de investimento sólidas e alcançar o sucesso a longo prazo.

Como é que os orçamentos de capital são diferentes dos orçamentos operacionais?

Os orçamentos de capital são mais orientados para o longo prazo e muitas vezes abrangem vários anos. Entretanto, os orçamentos operacionais são frequentemente estabelecidos por períodos de um ano definidos por receitas e despesas. Os orçamentos de capital cobrem muitas vezes diferentes tipos de actividades, tais como re-desenvolvimento ou investimentos, onde como orçamentos operacionais acompanham a actividade quotidiana de uma empresa.

As empresas são obrigadas a elaborar orçamentos de capital?

Não necessariamente; os orçamentos de capital (como todos os outros orçamentos) são documentos internos utilizados para o planeamento. Estes relatórios não são obrigados a ser divulgados ao público, e são utilizados principalmente para apoiar a tomada de decisões estratégicas da gestão. Através das empresas não são obrigados a preparar orçamentos de capital, são uma parte integrante do planeamento e do sucesso a longo prazo das empresas.

O resultado final

Um orçamento de capital é um plano a longo prazo que delineia as exigências financeiras de um investimento, desenvolvimento, ou compra importante. Ao contrário de um orçamento operacional que rastreia receitas e despesas, um orçamento de capital deve estar preparado para analisar se o esforço a longo prazo será ou não rentável. Os orçamentos de capital são frequentemente escrutinados utilizando VAL, TIR, e períodos de retorno para garantir que o retorno corresponde às expectativas da gestão.