Quem compõe a Comissão da UE?

It is made up of 27 commissioners (one from each member state) and is based in Brussels. Each member state nominates a commissioner, but the nominated candidates must be approved by the European Parliament. The Parliament must also approve the President of the European Commission.

Como está estruturada a Comissão Europeia?

A Comissão é dirigida por um grupo de 27 Comissários, conhecido como “o Colégio”. Juntos tomam decisões sobre a direcção política e estratégica da Comissão. A cada 5 anos é nomeado um novo colégio de Comissários.

A quem é a Comissão Europeia responsável?

Parlamento
A Comissão é colectivamente responsável perante o Parlamento, nos termos do artigo 234.º do TFUE.

Qual é a diferença entre a UE e a Comissão Europeia?

A Comissão Europeia é o braço executivo politicamente independente da UE. É a única responsável pela elaboração de propostas de nova legislação europeia, e implementa as decisões do Parlamento Europeu e do Conselho da UE.

Qual é a diferença entre a Comissão Europeia e o Conselho Europeu?

O Conselho da União Europeia, também conhecido como “Conselho de Ministros”, é o primeiro dos dois órgãos legisladores da UE. Enquanto que a Comissão representa os interesses gerais da União Europeia, o Conselho da União Europeia representa os governos dos Estados membros.

Porque é que a Comissão Europeia é tão poderosa?

– A Comissão é responsável pela negociação de acordos comerciais com outros países, tais como a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento com os Estados Unidos da América. Agora que a maioria dos aspectos do Mercado Único foram criados, estes acordos envolvem algumas das decisões económicas mais importantes.

Quem detém o poder na União Europeia?

O Presidente da Comissão Europeia é um dos mais poderosos titulares de cargos na UE, controlando a Comissão Europeia (braço executivo da UE) que tem colectivamente o monopólio de iniciar toda a legislação da UE e é responsável por assegurar a sua aplicação.

Qual é a instituição da UE mais poderosa?

O Conselho e o Parlamento detêm a autoridade legislativa na UE. O Conselho, onde os governos dos Estados Membros estão representados, é considerado por alguns como sendo o actor institucional mais poderoso da UE.

A Comissão Europeia é mais poderosa do que o Conselho?

A instituição mais poderosa é o Conselho. A Comissão tem poucos poderes de coerção, embora o seu papel neutro e o profundo conhecimento especializado que adquiriu ao longo dos anos lhe dêem bastante espaço de persuasão. A Comissão é muito menos poderosa do que o Conselho.

Quais são os 3 órgãos directivos da UE?

Estas instituições fornecem colectivamente à UE uma orientação política e desempenham diferentes papéis no processo legislativo: o Parlamento Europeu (Bruxelas/Estrasburgo/Luxemburgo) o Conselho Europeu (Bruxelas) o Conselho da União Europeia (Bruxelas/Luxemburgo)

Porque é que alguns países não estão na UE?

Alguns dos requisitos que um país precisa de satisfazer para aderir à UE são: ter uma instituição governamental estável que garanta a democracia, o Estado de direito, os direitos humanos, e o respeito pelas minorias; uma economia de mercado funcional; e a capacidade de implementar as obrigações dos membros.

Pode o Parlamento Europeu demitir a Comissão?

A Comissão Europeia precisa de ser aprovada pelo Parlamento Europeu. Tem também a autoridade para demitir a Comissão. O Parlamento entrevista os candidatos a comissário apresentados pelos estados membros. O Parlamento Europeu elege o Presidente da Comissão.

A Comissão Europeia faz leis?

A Comissão Europeia é responsável pelo planeamento, preparação e proposta de novas leis europeias. Tem o direito de o fazer por sua própria iniciativa. As leis que propõe devem defender os interesses da União e dos seus cidadãos como um todo.

O Reino Unido já deixou o Conselho da Europa?

O Reino Unido foi um dos membros fundadores. Criado pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a principal missão do CoE é promover os direitos humanos, a democracia e o Estado de direito em todo o continente. A Representação Permanente do Reino Unido junto do Conselho da Europa é um membro activo da organização.

Como é eleita a Comissão Europeia?

A Comissão Europeia é dirigida pelo seu Presidente e pelos 26 Comissários, um por país. O Presidente da Comissão é eleito para um mandato de 5 anos pelo Parlamento Europeu, na sequência das eleições europeias. O Conselho Europeu (Chefes de Estado ou de Governo da UE) propõe um candidato presidencial ao Parlamento.

Quantos departamentos existem na Comissão Europeia?

A Comissão Europeia criou 6 agências executivas durante um período de tempo limitado para gerir tarefas específicas associadas a programas da UE. Estas agências executivas, que são entidades jurídicas, trabalham em iniciativas da Comissão que vão desde a saúde e educação até à inovação e investigação.

Quais são as 4 principais responsabilidades da Comissão Europeia?

The Commission has five main tasks:

  • Legislative initiative. The European Commission is the sole holder of the right of legislative initiative within the EU. …
  • Enforcing European legislation. …
  • Executive power. …
  • Managing the budget. …
  • Publishing advice and recommendations.


Quantas direcções tem a Comissão Europeia?

É composto por cinco direcções: Justiça Civil, Justiça Criminal, Direitos Fundamentais e Cidadania da União, Igualdade e Consumidores.

Porque é que a Comissão Europeia é a mais importante?

A Comissão ajuda a moldar a estratégia global da UE, propõe novas leis e políticas comunitárias, monitoriza a sua implementação e gere o orçamento da UE. Desempenha também um papel significativo no apoio ao desenvolvimento internacional e na prestação de ajuda.

O que é uma agência executiva da Comissão Europeia?

As agências executivas da União Europeia são organizações com identidade jurídica própria estabelecidas em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 58/2003 do Conselho (JO L11 de 16.1. 2003). São incumbidas pela Comissão Europeia de determinadas tarefas relacionadas com a gestão de um ou mais programas da UE.