Qual é a distância de fecho na perfuração direccional?

Em termos simples, o encerramento é a distância mais curta entre a localização da superfície e a projecção horizontal do último ponto de levantamento. O encerramento é sempre uma linha recta, uma vez que representa a distância mais curta entre dois pontos. Ao definir o encerramento, deve também ser dada a direcção ou azimute.

O que é o encurtamento vertical na perfuração direccional?

A secção vertical é a distância horizontal (partida) de um caminho de poço projectado num plano vertical de azimute específico. O azimute específico pode coincidir com o plano definido pela superfície para TD planeado ou pode ser escolhido para corresponder ao azimute dominante da secção do furo lateral.

Até onde pode ir a perfuração direccional?

Com perfuração direccional, uma só plataforma pode ser capaz de trabalhar até cinco ou dez milhas quadradas (em comparação com ter uma dúzia ou mais de plataformas verticais).

O que é o deslocamento horizontal na perfuração direccional?

A taxa de acumulação (°/30 m) é a taxa a que o ângulo é construído. – Ponto de queda: A profundidade onde o ângulo do buraco começa a cair (isto é, tendendo para a vertical). – Deslocamento: A distância horizontal entre as linhas verticais que passam através do alvo e a cabeça do poço.

O que é a partida na perfuração direccional?

Latitude é a quantidade de deslocamento que o wellbore se afasta da origem num movimento de norte ou sul. Este é o nosso termo para Latitude. 2) Partida: é falar de quanto é que o wellbore se afasta a leste ou oeste do local da superfície.

O que é MWD e LWD na perfuração?

O registo durante a perfuração (LWD ou Medição durante a perfuração (MWD), os termos são utilizados indiferentemente) é um termo geral para descrever sistemas e técnicas de recolha de dados durante a perfuração sem a exigência de remover o tubo de perfuração do poço.

Como calculamos o DVM?

Esse comprimento torna-se a hipotenusa de um triângulo direito. À medida que o ângulo de desvio aumenta, menor é a Profundidade Vertical Vertical Verdadeira. TVD = . 940 x 1000 = 940 pés.

Até que ponto pode o HDD?

Os comprimentos máximos e diâmetros dos furos são determinados por condições geotécnicas específicas do projecto, por mais eficazes que sejam fora do alcance da plataforma pesada, a perfuração horizontal direccional é de 3.000 m (9.843 pés). As plataformas leves são tipicamente utilizadas para passagens entre 50 m e 1.000 m (164 pés – 3.281 pés).

O que é MWD na perfuração direccional?

MWD é o processo pelo qual certas informações são medidas perto da broca e transmitidas à superfície sem interromper as operações normais de perfuração. O tipo de informação pode ser: (a) dados direccionais (inclinação, azimute, superfície da ferramenta); b)

O que significa HDD na perfuração direccional?

perfuração horizontal direccional
O que é a perfuração horizontal direccional? A perfuração direccional horizontal (HDD) é uma técnica de construção em que um túnel é perfurado sob uma via navegável ou outra área designada, e uma conduta ou outra utilidade é puxada através do túnel subterrâneo perfurado.

O que é o ângulo de deriva na perfuração?

O ângulo em que um wellbore se desvia da vertical, expresso em graus, como revelado por um levantamento direccional. Também chamado ângulo de desvio, ângulo de deriva, e inclinação.

O que é o desvio na perfuração?

O desvio do furo é quando o furo acaba por ir numa direcção que não a trajectória escolhida.

Porque é que a bentonite é utilizada na perfuração horizontal direccional?

Perfuração Bentonítica e Horizontal Direcional (HDD)
Para realizar esta perfuração horizontal, é necessária uma mistura de bentonite. Esta é utilizada principalmente para manter o furo aberto e para transportar o solo ou areia do furo para a superfície. Uma mistura de bentonite pode ser espessa ou fina.

O que é a relação L D na perfuração?

A relação L/D é a relação entre o comprimento flagrado do parafuso e o seu diâmetro exterior. O cálculo da relação é calculado dividindo o comprimento do parafuso flocado pelo seu diâmetro nominal.

Porque é que se utiliza MWD?

As ferramentas MWD são geralmente capazes de fazer levantamentos direccionais em tempo real. A ferramenta utiliza acelerómetros e magnetómetros para medir a inclinação e azimute do wellbore nesse local, e depois transmitem essa informação para a superfície.

O que é o DVM na perfuração?

Na indústria petrolífera, a verdadeira profundidade vertical, abreviada como TVD, é a medida desde a superfície até ao fundo do furo (ou em qualquer lugar ao longo do seu comprimento) numa linha perpendicular recta representada pela linha (a) na imagem.

Qual é a diferença entre perfuração vertical e horizontal?

Tal como o nome, os poços horizontais são perfurados a partir do lado. Os poços verticais perfuram para baixo, mas o poço horizontal é perfurado a partir de um furo vertical. Especificamente, um poço é horizontal se for escavado num ângulo de pelo menos oitenta graus em relação a um poço vertical.

O que significa secção vertical?

Definição de secção vertical
: um desenho mecânico mostrando um interior, espessuras de parede, e relações similares como se fosse feito num plano vertical passando pelo objecto (como um edifício) retratado.

O que é a verdadeira profundidade vertical na perfuração?

Esta é a distância vertical entre a cabeça do poço e um ponto do caminho do poço. Esta quantidade é calculada a partir dos dados do levantamento direccional. Note-se que uma profundidade medida, devido à curvatura do poço, é sempre maior do que a profundidade vertical verdadeira correspondente. É geralmente referida como TVD.

O que é a secção vertical azimute?

Ângulo da Secção Vertical (Azimute) A Secção Vertical é um percurso em linha recta entre um dado ponto de referência de superfície (tipicamente a cabeça do poço) e a localização do alvo primário ou do furo inferior. O Ângulo da Secção Vertical é tipicamente o ângulo do plano a partir da Referência Northing (Norte da Grelha ou Norte Verdadeiro).

Qual é o ângulo máximo de azimute?

Azimute varia de 0° a 360°. Começa com o Norte a 0°. Ao virar para a sua direita (no sentido dos ponteiros do relógio) virará para Este (que é 90°), depois para Sul (que é 180°), depois para Oeste (que é 270°), e depois voltará para Norte (que é 360° e também 0°).

Qual é o símbolo de azimute?

Na equação para azimute, o símbolo θ (teta grega em minúsculas) parece ser utilizado para a latitude. No entanto, na página anterior φ (minúscula grega phi) é utilizado.