O que é uma barra kelly numa plataforma de perfuração?

As barras Kelly são componentes chave na execução de furos de sondagem por perfuradoras rotativas hidráulicas. As barras Kelly telescópicas transferem o binário e a força de multidão do accionamento rotativo para a ferramenta de perfuração.

O que é a perfuração de barras Kelly?

A perfuração Kelly pertence aos métodos de perfuração rotativa seca mais comuns e é utilizada para a produção de estacas perfuradas com um grande diâmetro (a partir de um tamanho de aproximadamente 500 mm). O processo é adequado para quase todos os tipos de solo e rocha.

Como funcionam as barras Kelly?

As barras Kelly funcionam através da transferência do torque e da força de multidão de uma ferramenta de accionamento rotativo para a ferramenta de perfuração. Muitas barras kelly podem ser aplicadas a qualquer tipo de equipamento de empilhamento disponível no mercado. As barras kelly podem ser divididas em dois tipos principais: barras kelly de fricção e barras kelly de encravamento.

Qual é a diferença entre a Kelly e a unidade superior?

Isto significa que os Top Drives podem perfurar cerca de 90 pés antes de fazer uma ligação, enquanto que com um Sistema Kelly, fará uma ligação a cerca de 30 pés de profundidade. Outra diferença entre um Kelly e um Top Drive é que um Top Drive System permite a rotação e circulação enquanto se procede a um alargamento para fora de um furo.

O que é um arbusto de kelly?

1. n. [Perfuração] Um adaptador que serve para ligar a mesa rotativa à kelly. O casquilho kelly tem um perfil de diâmetro interior que corresponde ao da kelly, geralmente quadrado ou hexagonal. É ligado à mesa rotativa por quatro grandes pinos de aço que encaixam nos furos de acasalamento da mesa rotativa.

O que é uma válvula kelly?

As válvulas Kelly são utilizadas como válvula de segurança em plataformas de perfuração. A utilização da válvula kelly permite uma interrupção do fluxo no interior do cordão de perfuração. Dependendo das condições, fornecemos as nossas válvulas kelly com diferentes comprimentos totais, diâmetros externos e internos, assim como tipos de rosca.

Quantas juntas pode um berbequim kelly conduzir?

O sistema Kelly Drive é capaz de perfurar com um único tubo de perfuração. Por outro lado, o TDS é capaz de perfurar com um suporte de tubo de perfuração. Um suporte de tubos de perfuração é feito de três juntas de tubos de perfuração juntas.

O que é um accionamento de topo numa plataforma de perfuração?

Um accionamento de topo é um dispositivo mecânico numa plataforma de perfuração que fornece torque no sentido dos ponteiros do relógio ao cordão de perfuração para perfurar um furo. É uma alternativa à mesa rotativa e ao accionamento kelly. Localiza-se no lugar do giro por baixo do bloco móvel e move-se verticalmente para cima e para baixo da torre de perfuração.

O que é um Topdrive na perfuração?

Um accionamento de topo é um dispositivo mecânico numa plataforma de perfuração, composto por um ou vários motores eléctricos ou hidráulicos que estão ligados ao cordão de perfuração através de um tubo curto chamado “pena”. (O fio de perfuração é o comprimento do tubo que desce até um poço e se fixa à broca de perfuração na parte inferior do furo).

Qual é a diferença entre a mesa rotativa e a unidade superior?

Uma mesa rotativa é um dispositivo mecânico numa plataforma de perfuração que fornece força rotativa no sentido dos ponteiros do relógio (como visto de cima) à coluna de perfuração para facilitar o processo de perfuração de um furo enquanto o accionamento superior é um motor que está suspenso da torre, ou mastro da plataforma para facilitar a rotação da coluna de perfuração.

O que é uma perfuração de uma válvula GREY?

A válvula Inside BOP (IBOP) como válvula cinzenta é uma válvula do tipo contrapressão (ou válvula de flutuador) que permite a operação de decapagem usando kelly / acionamento superior ou tubo de perfuração em funcionamento no furo sem fluxo de lama para cima através da válvula. Só pode ser apunhalada e composta no tubo de perfuração com caudais muito baixos.

O que é uma válvula de apunhalamento?

1. n. [Poço de trabalho e intervenção] Uma válvula que está ligada à cadeia de trabalho no caso do poço começar a fluir ao correr ou ao recuperar a cadeia. Uma válvula de apunhalamento é geralmente mantida no chão da plataforma como uma contingência contra o fluxo inesperado do poço.