O que se entende por supervisão clínica?

Neste artigo, o termo supervisão clínica é definido como um processo formal de apoio e aprendizagem profissional que permite a cada profissional desenvolver conhecimentos e competências, e é reconhecido como um processo ao longo da vida (Edwards et al.

Qual é o papel da supervisão clínica?

A supervisão clínica funciona como um espaço emocionalmente seguro que, por sua vez, promove a reflexão crítica e tem um impacto positivo no bem-estar emocional dos enfermeiros. A supervisão clínica proporciona uma estratégia para mitigar o stress no local de trabalho dos enfermeiros e aumentar a sua retenção.

Qual é a diferença entre supervisão e supervisão clínica?

Os supervisores clínicos fornecem avaliação principalmente para efeitos de desenvolvimento profissional/pessoal do supervisor. Os supervisores administrativos ocupam-se do papel, do dever e da função, bem como da execução de tarefas relacionadas com a facturação e o pagamento.

Quais são os três tipos de supervisão?

Existem três tipos de supervisão: administrativa, clínica (também chamada supervisão educacional) e supervisão de apoio. A função mais básica da supervisão administrativa é assegurar que o trabalho é realizado.

Quais são as características da supervisão clínica?

In sum, the characteristics of an effective clinical supervisor include the following:

  • Self-aware.
  • Practices regular self-care.
  • Provides constructive and specific feedback on an ongoing basis.
  • Supportive.
  • Asks thoughtful questions.
  • Discusses client cases as a teaching tool.
  • Empathetic.
  • Dedicated.

Qual é a diferença entre a supervisão clínica e profissional?

Prática / supervisão clínica, que visa apoiar a aprendizagem e desenvolver a competência relacionada com uma tarefa clínica específica. Supervisão profissional, que se concentra em grande parte na identificação de necessidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional e CPD.

Do que se fala em supervisão clínica?

F.: 1) orientação profissional e prática ética, 2) diversidade social e cultural, 3) crescimento e desenvolvimento humano, 4) desenvolvimento de carreira, 5) aconselhamento e relações de ajuda, 6) aconselhamento e trabalho em grupo, 7) avaliação e teste e 8) investigação e avaliação de programas.

Quais são os tipos de supervisão?

4. TIPOS DE SUPERVISÃO Tipos de Supervisão: Supervisão Autocrática, Laissez-faire, Democrática e Burocrática! Estes Tipos de supervisão são geralmente classificados de acordo com o comportamento dos supervisores em relação aos seus subordinados. Estes também são chamados como técnicas de supervisão.

Quem pode prestar supervisão clínica?

Tradicionalmente – e, talvez, idealmente – a supervisão tem sido oferecida numa base de um para um com um profissional especializado de uma área ou especialidade específica de uma enfermeira. Os supervisores terão sido devidamente preparados para esta função e poderão oferecer tempo e oportunidade suficientes ao supervisor.

Quais são as 5 fases da supervisão clínica?

O foco da supervisão será ajudar o supervisionado a passar por 6 fases de desenvolvimento das suas aptidões e capacidades clínicas: O Ajudante Leigo, A Fase de Aluno Inicial, A Fase de Aluno Avançado, A Fase Profissional Inicial, A Fase Profissional Experiente, e A Fase Profissional Sénior.

Quais são os três níveis de supervisão clínica?

Frawley-O’Dea e Sarnat (2001) classificam a supervisão psicodinâmica em três categorias: centrada no doente, centrada no supervisor, e centrada na matriz de supervisão.

Quais são as vantagens da supervisão clínica?

Especificamente, o estudo mostra que a supervisão clínica tem um efeito positivo na escrita do plano de aula, na indução, apresentação e desenvolvimento da aula, na técnica de questionamento, na participação dos alunos, na consolidação, na prática e tarefa dos alunos, na avaliação dos exercícios e tarefas, no encerramento da aula e na aula

Quais são os 5 princípios de supervisão?

They include:

  • Principle 1: Volunteers are real staff. …
  • Principle 2: Volunteers aren’t free. …
  • Principle 3: Supervision is about forming and maintaining relationships. …
  • Principle 4: The functions of a supervisor can be shared. …
  • Principle 5: Supervision cannot be isolated from other aspects of volunteer program management.


Quais são os 4 princípios de supervisão?

As crianças serão supervisionadas de forma constante, activa, positiva, respeitosa e diligente.

O que é a supervisão clínica dos enfermeiros?

A Supervisão Clínica é um mecanismo de apoio no qual a aprendizagem pessoal e profissional é central. Trata-se de desenvolver o conhecimento e a competência de um indivíduo, a fim de lhe permitir assumir a responsabilidade pela sua própria prática segura e eficaz.

Quais são os componentes da supervisão clínica?

Ao longo do semestre compilámos a nossa própria lista de ingredientes de supervisão clínica “suficientemente bons”: Uma lista do que considerámos os componentes básicos de uma supervisão competente e responsável. Destilámo-los em 5 componentes básicos: apoio, confiança, respeito, tempo, e investimento.

Quais são as quatro fases da supervisão?

Esta apresentação também delineará as características, objectivos, tarefas e perigos de quatro fases de desenvolvimento-supervisor como professor, guia, porteiro e consultor.

Como se prepara para a supervisão clínica?

How best to prepare for supervision

  1. Be clear about what you are coming to supervision for and have realistic expectations. …
  2. Think about what kind of relationship you want to have in supervision. …
  3. Prepare for your supervision by coming along with issues that arise in your coaching conversations.

O que diz o NMC sobre a supervisão clínica?

Numa declaração separada, o Professor Walters disse que os padrões do NMC “exigem que os profissionais sejam capazes de experimentar, contribuir, e desenvolver as aptidões para liderar a supervisão clínica e a reflexão de equipa nas suas carreiras futuras”.

Quais são as três funções-chave de uma supervisão eficaz?

Os objectivos e funções de supervisão foram descritos por Morrison como: desempenho responsável competente (função de gestão) CPD (função de desenvolvimento ou formativa) apoio pessoal (função de apoio ou restaurativa)

Quais são os componentes da supervisão clínica?

Ao longo do semestre compilámos a nossa própria lista de ingredientes de supervisão clínica “suficientemente bons”: Uma lista do que considerámos os componentes básicos de uma supervisão competente e responsável. Destilámo-los em 5 componentes básicos: apoio, confiança, respeito, tempo, e investimento.

Qual é a finalidade da supervisão clínica na educação?

O principal objectivo da supervisão clínica é aumentar o desempenho profissional dos professores e melhorar a eficácia instrucional (Acheson & Gall, 1997; Grimmett, 1981).

Quais são as 5 fases da supervisão clínica?

O foco da supervisão será ajudar o supervisionado a passar por 6 fases de desenvolvimento das suas aptidões e capacidades clínicas: O Ajudante Leigo, A Fase de Aluno Inicial, A Fase de Aluno Avançado, A Fase Profissional Inicial, A Fase Profissional Experiente, e A Fase Profissional Sénior.

Porque é que se chama supervisão clínica?

O termo foi emprestado da profissão médica e desde então tornou-se o que é usado para descrever a prática de professores experientes que treinam professores mais jovens e inexperientes, para melhorar a sua capacidade de ensinar numa sala de aula.