O que é risco de conduta e porque é que isso importa?

“Risco de conduta é qualquer acção de um banco individual [ou de qualquer outra instituição financeira] que conduza ao prejuízo do cliente ou que tenha um impacto negativo na estabilidade do mercado. Philip Cooper, BBA, Seminário de Risco de Conduta, Set. 2012] – “o risco de que o comportamento firme resulte em maus resultados para os clientes” [FSA, 2011].

Porque é que a conduta de risco é relevante?

O que é risco de conduta e porque é que isso importa. O risco de conduta é uma forma de risco comercial que se refere à potencial má conduta de uma empresa regulamentada ou de indivíduos associados a uma empresa, ou qualquer acção que tenha um efeito adverso na estabilidade do mercado.

Como define o risco de conduta?

O risco de conduta é o risco de comportamento inadequado, antiético ou ilegal por parte da direcção ou dos funcionários de uma organização. Tal conduta pode ser causada por acções deliberadas ou pode ser inadvertida e causada por inadequações nas práticas, estruturas ou programas de educação de uma organização.

Porque é importante a gestão de risco?

Todos os quadros de risco de conduta devem ser incorporados ao longo do planeamento estratégico de um negócio, incluindo os seus objectivos finais e expectativas de desempenho. Sem integração, uma empresa pode desvalorizar a sua posição no mercado e até restringir a sua capacidade de adaptação às mudanças no ambiente empresarial.

Quais são os riscos chave de conduta?

Quais são os riscos de conduta a que a empresa está exposta? Exemplos de riscos-chave podem incluir abuso de informação privilegiada, conflitos de interesse, concepção de produtos ou venda enganosa através de esquemas de incentivos inadequados.

Quais são as três componentes do risco de conduta?

O que é o risco de conduta?

  • Proteger os consumidores – garantindo um grau de proteção apropriado. Promover a concorrência – promover a concorrência efetiva nos interesses dos consumidores.

    O que são objectivos de risco de conduta?

    O objectivo da Gestão de Riscos de Conduta é assegurar que não haja resultados negativos de Riscos de Conduta resultantes de quaisquer acções ou inacções intencionais por parte da Instituição Financeira ou de um dos seus funcionários que Podem levar a resultados negativos materiais de clientes resultantes de má conduta.

    O risco de conduta é um risco operacional?

    Para a maioria das empresas (se não todas), o risco de conduta representará um dos maiores riscos operacionais do dia-a-dia. As expectativas regulamentares são claras: as empresas devem manter um enfoque concertado na identificação e gestão do risco de conduta – inclusive através de programas de cultura e risco de conduta contínuos e evolutivos.

    O risco de conduta é um princípio de regulação?

    Agenda regulamentar
    O risco de conduta foi definido pela FCA como, “o risco de que os comportamentos das empresas possam resultar em maus resultados para o consumidor”. O Risco de Conduta leva por diante o princípio e os resultados esperados de Tratar um Cliente de Forma Justa (‘TCF’), tal como prescrito pela FCA.

    Como se realiza o controlo de risco?

    As 4 etapas essenciais do processo de gerenciamento de riscos são:

    1. Identifique o risco.
    2. Avalie o risco.
    3. Trate o risco.
    4. Porque é importante participar e realizar avaliações de risco?

      Uma avaliação de risco eficaz pode reduzir drasticamente a probabilidade de acidentes relacionados com o trabalho. Aumentam a sensibilização para os perigos e os riscos que representam e ajudam os empregadores a identificar opções para minimizar os riscos para a saúde e segurança.

      Porque é importante o risco?

      Ajuda a calcular as incertezas e também a prever o seu impacto, dando consequentemente às organizações uma base sobre a qual podem tomar decisões.