O que é que Carol Gilligan propôs?

Gilligan proposed that women come to prioritize an “ethics of careethics of careThe ethics of care (alternatively care ethics or EoC) is a normative ethical theory that holds that moral action centers on interpersonal relationships and care or benevolence as a virtue.

Qual é o foco principal da teoria de Gilligan?

Carol Gilligan afirma que o nível pós-convencional do pensamento moral pode ser tratado com base nos dois tipos de pensamento. A teoria de Gilligan baseia-se nas duas ideias principais, a moralidade baseada no cuidado (normalmente encontrada nas mulheres) e a moralidade baseada na justiça (normalmente encontrada nos homens).

Qual foi a construção teórica proposta por Gilligan?

Gilligan propôs a sua teoria das fases de desenvolvimento moral feminina com base na sua ideia de vozes morais.

Quais são as três fases de desenvolvimento moral de Gilligan?

Assim, Gilligan produz a sua própria teoria de desenvolvimento moral para as mulheres. Tal como a de Kohlberg, tem três grandes divisões: pré-convencional, convencional, e pós convencional.

Qual foi o nome da teoria de Carol Gilligan?

a Ética dos Cuidados
As Fases de Desenvolvimento Moral de Gilligan. Gilligan nomeou a sua teoria de Ética dos Cuidados, o que sugere que aconteça em três fases. Gilligan não associou idades aos estádios, declarando que apenas a autopercepção e o raciocínio interpessoal em evolução de uma mulher pode movê-la através de cada estágio.

Qual é a maior força da teoria de Gilligan?

“O objectivo de Gilligan era o de provar que as mulheres não são “anãs morais”, pelo que ela ia contra muitas opiniões psicológicas. Pontos fortes: Melhor compreensão de cada sexo para que possam trabalhar melhor em conjunto.

O que é que Carol Gilligan fez para a psicologia?

A primeira professora de estudos de género da Universidade de Harvard, a psicóloga Carol Gilligan é autora de In a Different Voice, um estudo marcante que mostra como a inclusão das mulheres muda o paradigma tradicional da psicologia humana.

Porque é que Carol Gilligan é importante em psicologia?

Os seus trabalhos sobre desenvolvimento moral influenciaram muitos outros psicólogos que optaram por trabalhar sobre desenvolvimento moral, o que serviu como resultado positivo dos trabalhos psicológicos de Carol Gilligan e das observações sobre moralidade ou desenvolvimento moral.

Em que é que Carol Gilligan acredita?

Nesse trabalho, Gilligan argumentou que as raparigas exibem padrões distintos de desenvolvimento moral baseados em relações e em sentimentos de cuidado e responsabilidade pelos outros. O seu trabalho cedo inspirou e informou um movimento orientado para a feminilidade na ética filosófica conhecida como a ética dos cuidados.

Qual foi o principal problema de Carol Gilligan com a teoria de Kohlberg?

Carol Gilligan foi uma das assistentes de investigação de Kohlberg. Ela acreditava que a teoria de Kohlberg era inerentemente tendenciosa contra as mulheres. Gilligan sugere que a maior razão de haver um preconceito de género na teoria de Kohlberg é que os homens tendem a concentrar-se na lógica e nas regras.

O que é que Carol Gilligan concluiu?

Na sua própria investigação, Gilligan descobriu que as mulheres colocavam uma maior ênfase no cuidado na tomada de decisões morais. A teoria de Kohlberg que enfatiza a justiça não permite o papel de cuidar na tomada de decisões morais, e é por isso que as mulheres frequentemente não conseguem alcançar as fases “superiores” do raciocínio moral de Kohlberg.

Por que é que Carol Gilligan é mais conhecida?

Carol Gilligan, (nascida a 28 de Novembro de 1936, Nova Iorque, Nova Iorque, EUA), psicóloga de desenvolvimento americana mais conhecida pela sua investigação sobre o desenvolvimento moral de raparigas e mulheres.

Porque é que Carol Gilligan é importante em psicologia?

O trabalho pioneiro da psicóloga americana Carol Gilligan mudou a forma como o campo da psicologia estudou as mulheres e, sem dúvida – devido à sua influência na cultura popular e no movimento feminista – a forma como a sociedade vê as mulheres.