O lítio aumenta a pressão sanguínea?

O lítio também pode causar alterações no electrocardiograma (ECG, ECG), tensão arterial baixa, e diminuição do ritmo cardíaco.

Quais são os efeitos secundários mais comuns do lítio?

Os efeitos secundários mais comuns do lítio são sentir ou estar doente, diarreia, boca seca e um sabor metálico na boca. O seu médico efectuará regularmente análises sanguíneas para verificar a quantidade de lítio no seu sangue.

Que medicamentos para a tensão arterial podem ser tomados com lítio?

Os diuréticos e inibidores da ECA podem ser administrados a doentes que estejam a tomar lítio quando os níveis de 10 a 12 horas pós-dose são obtidos 5 a 6 dias após o início da medicação ou mudança de dosagem, com acompanhamento psiquiátrico.

Porque pode o tratamento com lítio estar contra-indicado num doente com tensão arterial elevada?

Alguns medicamentos para a tensão arterial elevada podem aumentar os níveis de lítio no corpo. Tomar lítio juntamente com alguns medicamentos para a tensão arterial elevada pode fazer com que demasiado lítio esteja no corpo.

O lítio afecta o ritmo cardíaco?

Os efeitos secundários cardíacos do lítio foram bem documentados, e podem induzir achatamento não específico da onda T, intervalo QT prolongado, disfunção dos nós sinusais e também taquicardia ventricular e fibrilação ventricular.

Quais são os dois efeitos secundários a longo prazo do lítio?

Resultados: O tratamento de lítio a longo prazo está associado a uma capacidade reduzida de concentração urinária, com subsequente poliúria e polidipsia e diabetes nefrogénica insípida (em 10-40% dos doentes).

Quais são os dois maiores riscos a longo prazo da terapia do lítio?

Os efeitos secundários mais preocupantes do uso prolongado de lítio são o hipotiroidismo e problemas renais. De acordo com um artigo de revisão de 2015, estes efeitos secundários são mais susceptíveis de afectar as mulheres com menos de 60 anos de idade. São também mais comuns entre as pessoas com concentrações de lítio no sangue superiores à média.

O que não deve fazer enquanto estiver a beber lítio?

Evite beber álcool ou usar drogas ilegais enquanto estiver a tomar lítio. Podem diminuir os benefícios (por exemplo, agravar o seu estado) e aumentar os efeitos adversos (por exemplo, sedação) do medicamento. Evite dietas com baixo teor de sódio e desidratação, porque isto pode aumentar o risco de toxicidade do lítio.

Quais são os perigos de tomar lítio?

Side Effects

  • Confusion, poor memory, or lack of awareness.
  • fast, pounding, or irregular heartbeat or pulse.
  • frequent urination.
  • increased thirst.
  • slow heartbeat.
  • stiffness of the arms or legs.
  • troubled breathing (especially during hard work or exercise)
  • weight gain.


Com que não se deve misturar lítio?

Using NSAIDs can result in too much lithium in the blood, which can lead to side effects such as: vomiting.



Some prescription NSAIDs include:

  • naproxen/esomeprazole (Vimovo)
  • diclofenac (Cataflam)
  • oxaprozin (Daypro)
  • indomethacin (Indocin)
  • etodolac (Lodine)
  • nabumetone (Relafen)
  • naproxen (Naprosyn)


Quais são os 3 principais sintomas da toxicidade do lítio?

Os sintomas de toxicidade do lítio incluem náuseas e vómitos graves, tremores graves das mãos, confusão, e alterações de visão. Se experimentar estes sintomas, deve procurar atenção médica imediata para verificar os seus níveis de lítio.

Em que momento é a tensão arterial considerada alta?

O número inferior é o mais baixo dos dois e é chamado de pressão diastólica. A pressão normal é 120/80 ou inferior. A sua pressão arterial é considerada elevada (fase 1) se ler 130/80. A tensão arterial elevada da fase 2 é 140/90 ou superior.

O que é que o lítio faz a uma pessoa normal?

O lítio ajuda a reduzir a gravidade e a frequência da mania – o fim elevado e eufórico da escala do humor – e pode ajudar a tratar a depressão bipolar. Se tiver estado em risco de suicídio, o lítio pode ajudar a reduzir estes sentimentos. O lítio também ajuda a prevenir episódios maníacos e depressivos que ocorram no futuro.

Porque é que o lítio está a ser descontinuado?

Em 62% dos episódios, o lítio foi descontinuado devido a efeitos adversos, em 44% devido a razões psiquiátricas, e em 12% devido a razões físicas que interferiam com o tratamento do lítio.

Quanto tempo se deve ficar no lítio?

As directrizes da NICE para a desordem bipolar recomendam que se reduza gradualmente a dose de lítio durante pelo menos quatro semanas. O ideal seria reduzi-la ao longo de um período de até três meses.

O lítio mexe com a sua memória?

O lítio tem sido associado a memória deficiente, dificuldades em encontrar palavras, e memória deficiente. Muitas vezes, os meus pacientes relataram um “entorpecimento” cognitivo e uma perda de “criatividade” cognitiva com o uso do lítio que consideraram mais perturbador. Isto parece estar relacionado com a dose.

Quais são os 3 principais sintomas da toxicidade do lítio?

Os sintomas de toxicidade do lítio incluem náuseas e vómitos graves, tremores graves das mãos, confusão, e alterações de visão. Se experimentar estes sintomas, deve procurar atenção médica imediata para verificar os seus níveis de lítio.

Que parte do corpo é que o lítio afecta?

O lítio tem efeitos adversos nos rins, na glândula tiróide e nas glândulas paratiróides, necessitando de monitorização das funções destes órgãos através de análises periódicas ao sangue. Na maioria dos casos, os efeitos renais associados ao lítio são relativamente leves.

Que drogas não devem ser tomadas com lítio?

Os medicamentos mais frequentemente prescritos que têm potencial para interagir com o lítio são inibidores da ECA, antagonistas dos receptores da angiotensina II (sartans), diuréticos, e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Quais são os efeitos tóxicos do lítio?

Na ligeira toxicidade do lítio, os sintomas incluem fraqueza, agravamento do tremor, ligeira ataxia, fraca concentração e diarreia. Com o agravamento da toxicidade, o vómito, o desenvolvimento de um tremor grosseiro, a fala desarticulada, a confusão e a letargia surgem (Bauer e Gitlin 2016).

O lítio é um medicamento de alto risco?

Se a dose for demasiado elevada, pode ser prejudicial devido à toxicidade do lítio. Muito raramente, uma dose elevada pode ser fatal. Deve registar no plano de cuidados quem é responsável pelo controlo. Deve apoiar as pessoas a comparecer em consultas para monitorização.

Será que todos ganham peso no lítio?

Embora a possibilidade de ganhar peso enquanto se toma lítio seja bem conhecida, este efeito secundário não afecta todos os que tomam o medicamento. Cerca de 25% das pessoas ganham peso ao tomar lítio, de acordo com um artigo de revisão publicado na Acta Psychiatrica Scandinavica.