O que pode causar níveis elevados de lítio?

O esgotamento do volume de diuréticos, desidratação, doença febril, ou perda gastrointestinal pode levar a níveis elevados de lítio no soro[9]. A semi-vida de eliminação do soro de lítio pode variar de 12 a 27 horas.

O que significa se o seu lítio estiver alto?

A forma crónica de toxicidade do lítio pode ocorrer quando se toma lítio diariamente, mas o seu nível sanguíneo sérico subiu para a gama de toxicidade. 1 As causas possíveis para este aumento do nível são um aumento da dose, a desidratação, interacções com outros medicamentos, e problemas com a função renal.

Que alimentos causam a toxicidade do lítio?

por Drugs.com
Alterações alimentares, particularmente as que contêm cafeína e sal, podem afectar os níveis de lítio e aumentar o seu risco de desenvolver toxicidade do lítio. O consumo de sal pode causar flutuações nos níveis de soro de lítio.

Qual é o efeito secundário mais preocupante do lítio?

Urinação e sede excessivas (poliúria e polidipsia) estão consistentemente entre os efeitos secundários mais comuns associados ao lítio com taxas até 70% em doentes a longo prazo (Bone et al.

Como é que o lítio o faz sentir?

Factos essenciais. Os efeitos secundários mais comuns do lítio são sentir ou estar doente, diarreia, boca seca e um sabor metálico na boca. O seu médico efectuará regularmente análises sanguíneas para verificar a quantidade de lítio no seu sangue.

A cafeína afecta os níveis de lítio?

O consumo pesado de cafeína pode afectar os níveis sanguíneos de lítio, um estabilizador do humor que os médicos normalmente utilizam para tratar a desordem bipolar. O corpo excreta o lítio na urina. Como a cafeína é um diurético, pode baixar os níveis de lítio no corpo ao aumentar a produção de urina.

Como é que o corpo se livra do lítio?

As medidas gerais iniciais antipoisoning, tais como lavagem gástrica, podem ser úteis, mas o sucesso final do tratamento depende da eliminação do lítio do corpo. A hemodiálise e, em menor grau, a diálise peritoneal, irão ambas eliminar rapidamente o lítio do corpo.

Que drogas não devem ser tomadas com lítio?

Os medicamentos mais frequentemente prescritos que têm potencial para interagir com o lítio são inibidores da ECA, antagonistas dos receptores da angiotensina II (sartans), diuréticos, e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Com que frequência devem ser verificados os níveis de lítio?

São necessárias análises regulares ao sangue para verificar os níveis de lítio e certificar-se de que está a tomar a dose certa. Serão verificados semanalmente ou quinzenalmente, no início. Uma vez que os níveis de lítio no sangue estejam estáveis, serão verificados regularmente (normalmente 3 mensais), normalmente 12 horas após a última dose.

O álcool afecta os níveis de lítio?

Beber demasiado álcool pode resultar em desidratação, o que pode fazer com que os níveis sanguíneos de lítio se tornem perigosamente elevados. Isto acontece porque o lítio é removido do corpo pelos rins.

Quais são os perigos do lítio?

Side Effects

  • Confusion, poor memory, or lack of awareness.
  • fast, pounding, or irregular heartbeat or pulse.
  • frequent urination.
  • increased thirst.
  • slow heartbeat.
  • stiffness of the arms or legs.
  • troubled breathing (especially during hard work or exercise)
  • weight gain.


Como posso baixar os meus níveis de lítio?

Menos sal pode fazer subir os seus níveis de lítio, enquanto que o aumento da sua ingestão de sal pode causar a sua queda. A ingestão de cafeína. A cafeína encontrada no café, chá, e refrigerantes pode ter um efeito nos níveis de lítio. Menos cafeína pode fazer com que os seus níveis de lítio subam, enquanto que mais pode fazer com que desça.

Como é que a ingestão de sal afecta os níveis de lítio?

O consumo de sal pode causar flutuações nos níveis de soro de lítio. Enquanto estiver a tomar lítio, não faça alterações súbitas no seu consumo de sal. Uma diminuição súbita no consumo de sódio pode resultar em níveis mais elevados de soro de lítio, enquanto que um aumento súbito no sódio pode fazer com que os seus níveis de lítio caiam.

Os níveis de lítio podem flutuar?

A dieta e o estado de hidratação podem também contribuir para a flutuação das concentrações de lítio. Quando um indivíduo é desidratado, a concentração de lítio pode aumentar devido a uma diminuição do volume de distribuição e a uma diminuição da função renal. Por outro lado, a ingestão excessiva de líquidos pode potencialmente diminuir as concentrações de lítio.

Como é que se tratam os níveis elevados de lítio?

Moderate to severe lithium toxicity usually requires additional treatment, such as:

  1. Stomach pumping. This procedure may be an option if you’ve taken lithium within the last hour.
  2. Whole bowel irrigation. …
  3. IV fluids. …
  4. Hemodialysis. …
  5. Medication. …
  6. Vital sign monitoring.


O que pode afectar os níveis de lítio?

O esgotamento do volume de diuréticos, desidratação, doença febril, ou perda gastrointestinal pode levar a níveis elevados de lítio no soro[9]. A semi-vida de eliminação do soro de lítio pode variar de 12 a 27 horas.

Quais devem ser os níveis de lítio?

Para que o lítio seja eficaz, o seu nível deve estar entre 0,6 e 1,2 mEq/L, mas não mais de 1,2 mEq/L. O lítio tem um alcance muito estreito onde é eficaz e não tóxico. A um nível de 1,2 mEq/L, o lítio pode começar a causar problemas.

Quando é que os níveis de lítio devem ser verificados?

Geralmente, os níveis de sangue de lítio são medidos 12 horas após a última dose (também conhecido como nível “trough”). Informe a pessoa que retira o seu sangue quando tomou a última dose, para que os resultados possam ser interpretados correctamente.

A cafeína afecta os níveis de lítio?

O consumo pesado de cafeína pode afectar os níveis sanguíneos de lítio, um estabilizador do humor que os médicos normalmente utilizam para tratar a desordem bipolar. O corpo excreta o lítio na urina. Como a cafeína é um diurético, pode baixar os níveis de lítio no corpo ao aumentar a produção de urina.

Quanto tempo leva para os níveis de lítio descerem?

Saindo do lítio
As directrizes NICE para a desordem bipolar recomendam que se reduza gradualmente a dose de lítio ao longo de pelo menos quatro semanas. O ideal seria reduzi-la ao longo de um período de até três meses. Isto é para diminuir o seu risco de recaída.