Como se recupera o solo salino sódico?

Os solos salino-sódicos podem ser recuperados por lixiviação com água não salina e adição de emendas químicas/orgânicas. A adição de emendas orgânicas em solos sódicos liga as pequenas partículas do solo para – entrar em grandes agregados estáveis em água, aumentar a porosidade e assim melhorar as propriedades físicas do solo [2].

Como pode o Solo Salino ser recuperado?

Os solos salinos não podem ser recuperados por emendas químicas, amaciadores ou fertilizantes. Um campo só pode ser recuperado através da remoção de sais da zona radicular da planta. Em alguns casos, a selecção de culturas tolerantes ao sal pode ser necessária, para além da gestão dos solos.

O que é usado para recuperar o solo sódico?

O gesso (CaSO4-2H2O) é a emenda mais comum para recuperar solos sódicos e para reduzir o sódio do perfil do solo [8]. O gesso é também uma fonte de enxofre e cálcio para as plantas, é moderadamente solúvel na água, e é acessível para os agricultores dos países em desenvolvimento [9].

Como se fixa o solo salino-sódico?

Solos Sódicos e Salino-Sódicos
Os solos sódicos são tratados através da substituição do sódio por cálcio de uma fonte solúvel. O gesso (CaSO4 – 2H2O) é considerado a fonte mais barata e solúvel de cálcio para a recuperação de solos sódicos.

O que é a recuperação e gestão de solos salinos e sódicos?

A recuperação de solos salino-sódicos requer a remoção de sódio dos locais de troca de solo por catiões divalentes (de preferência Ca2+) para promover a floculação do solo. A fonte de alteração mais comum pode ser o cálcio, que fornece cálcio solúvel dentro do solo.

Como se recupera o solo salino e alcalino?

Reclamation of Saline and Alkali Soils: 3 Methods

  1. This article throws light upon the top three methods used for reclamation of saline and alkali soils. The methods are: 1. …
  2. Leaching Requirement (LR):
  3. (i) Gypsum (CaSO4. …
  4. (ii) Sulphur:
  5. (iii) Iron Pyrite (FeS2):
  6. (iv) Iron Sulphate (FeSO4):
  7. (v) Lime Sulphur (CaS5):
  8. Control:


Como se gere o solo sódico?

Managing dispersive (sodic) soils

  1. Avoid disturbing already productive sodic soils.
  2. Apply lime or gypsum.
  3. Increase organic matter.
  4. Use deep-ripping.
  5. Use raised beds or deepened seedbeds.
  6. Use alternative plant and land-use options.


Porque é que o gesso é utilizado para superar a Sodicidade?

O cálcio do gesso irá trocar com o sódio que é retido nas superfícies argilosas. Isto reduz a sodicidade do solo e é chamado troca catiónica. O gesso pode ter o seu efeito mais benéfico na altura da sementeira.

Qual é o princípio principal para a recuperação de solos sódicos ou alcalinos?

4.4. 1 Emendas. Basicamente, a recuperação ou melhoria dos solos sódicos requer a remoção de parte ou da maior parte do sódio permutável e a sua substituição pelos iões de cálcio mais favoráveis na zona radicular.

Porque é que o gesso está a recuperar o solo Sodicity?

Gipsita. O gesso é a emenda mais comummente utilizada para a recuperação do solo sódico e para reduzir os efeitos nocivos das águas de rega com elevado teor de sódio devido à sua solubilidade, baixo custo, e disponibilidade. O gesso adicionado a um solo sódico pode causar alterações de permeabilidade ao aumentar a CE e por efeitos de troca catiónica.

O gesso ajuda com o solo salino?

O gesso (sulfato de cálcio) ou cal pode ser utilizado para ajudar a lixiviar o sal do solo. O cálcio presente nestes produtos substitui o sal de sódio dos locais de troca do solo e ajuda a trazer o sal para a solução. Grandes concentrações de sal podem ser lixiviadas de um solo desta forma.

O que deve ser feito para corrigir o problema do Sodicity do solo?

Os solos sódicos respondem ao uso contínuo de boa água de irrigação, bons métodos de irrigação, e boas práticas de cultivo. Os solos sódicos são frequentemente recuperados através da adição de uma alteração do solo à base de cálcio.

Como é que o gesso trata o solo salino?

O gesso em forma de cálcio desloca o sódio do complexo de troca que pode aumentar a salinidade . Assim, o efeito precoce da aplicação do gesso pode aumentar a salinidade do solo. No entanto, o cálcio floculará o solo permitindo que o ‘sal’ seja lixiviado do solo.

Que substância química é utilizada para a recuperação de solo alcalino?

gypsum
A recuperação de solos alcalinos requer a remoção de sódio permutável e a sua substituição por cálcio. Isto é conseguido através da aplicação de gesso ou qualquer outra alteração química, incluindo vários resíduos industriais como o fosfogesso, a lavagem de destilaria gasta (DSW), etc.

Qual é o melhor método para a recuperação do solo alcalino?

gypsum
A lixiviação, o fornecimento de boa drenagem e a utilização do gesso como emenda do solo são geralmente adoptados para a recuperação de solo alcalino.

Qual é a planta mais adequada para a recuperação de solo alcalino?

Os sais alcalinos são removidos por:
(3) A aplicação de estrume verde de Dhaincha, guar, jantar (Sesbania aculeata) foi mais bem sucedida na recuperação de solos alcalinos e salinos.

Como se recupera o solo?

Algumas técnicas de agricultura biológica que ajudam a restaurar o solo incluem a utilização de estrume verde (partes de culturas arrancadas ou semeadas incorporadas ou deixadas no solo superficial), culturas de cobertura, rotação de culturas e composto orgânico.

O que é a recuperação do solo afectado pelo sal?

A recuperação de solos afectados pelo sal segue exactamente o inverso do processo pelo qual são formados. O primeiro passo é melhorar a drenagem para que o movimento ascendente da água subterrânea para a superfície do solo cesse e a água aplicada à superfície possa mover-se para baixo através do perfil do solo.

O que é a recuperação e gestão de solos salinos e sódicos solos ácidos?

Na recuperação de solos salino-sódicos, a lixiviação dos sais solúveis em excesso deve ser acompanhada (ou pré cedida) pela substituição do sódio permutável por cálcio. Se os sais em excesso forem lixiviados e o cálcio não substituir o sódio permutável, o solo tornar-se-á sódico.

Como se recupera o solo ácido?

A acidez do solo pode ser facilmente corrigida através da calagem do solo, ou da adição de materiais básicos para neutralizar o ácido presente. O material de calagem mais frequentemente utilizado é o calcário agrícola, a fonte mais económica e relativamente fácil de gerir. O calcário não é muito solúvel na água, tornando-o fácil de manusear.

Qual é o melhor método de recuperação de solo ácido?

calcário
O melhor método de recuperação do solo ácido é a utilização de calcário como emenda do solo.

Que substância é utilizada para a recuperação de solo ácido?

A cal é o aditivo químico mais utilizado em solos ácidos para neutralizar a acidez do solo.