O que significa solo sódico?

O que são os solos sódicos?

A sodicidade no solo é a presença de uma elevada proporção de iões de sódio em relação a outros catiões. Como os sais de sódio são lixiviados através do solo, algum sódio permanece ligado a partículas de argila – deslocando outros catiões. Os solos são frequentemente considerados sódicos quando a quantidade de sódio tem impacto na estrutura do solo.

Como é formado o solo sódico?

Como é que se formam os solos sódicos? Os solos sódicos ocorrem quando o solo está saturado com sais de sódio e os locais de troca contêm sódio permutável que normalmente persiste mesmo quando os sais solúveis são removidos.

Qual é o problema com os solos sódicos?

Os solos duplex sódicos são particularmente susceptíveis ao encharcamento porque se encontram geralmente em paisagens amplas e planas com fraca drenagem. Outros problemas nestes solos incluem a redução do crescimento das plantas, o aumento do risco de erosão, e a fraca capacidade de tráfego quando molhados.

O que é o pH do solo sódico?

Os valores de pH dos solos sódicos excedem 8,5, subindo para 10 ou mais em alguns casos. Solos sódicos: ECe < 4,0 dS/m. ESP > 15 (ou SAR > 13) pH > 8,5.

Como sei se tenho solo sódico?

Medir a percentagem de sódio permutável
A percentagem de sódio permutável (ESP) mede a proporção de locais de troca catiónica ocupados por sódio. Os solos são considerados sódicos quando a ESP é superior a 6, e altamente sódicos quando a ESP é superior a 15 (Quadro 1). Nenhuma dispersão evidente após 24 horas.

Que culturas crescem em solo sódico?

Culturas tolerantes: Estas culturas podem ser cultivadas quando a sodicidade ou alcalinidade do solo é > 50 ESP. O nível de rendimento é de 50% do máximo > 50 ESP. Devem ser cultivadas durante os anos iniciais de recuperação. Estas são arroz, sesbânia, beterraba sacarina, e cevada.

Como é que a Sodicity afecta o crescimento das plantas?

Sodicity refers specifically to the amount of Na+ present in irrigation water. Irrigating with water that has excessive amounts of Na+ can deteriorate the soil structure due to soil sodicity, making plant growth difficult, and thus highly affecting crop yield.

Qual é a diferença entre solo salino e solo sódico?

Os solos salinos apresentam frequentemente depósitos de sal branco ou crostas, visíveis na superfície do solo. Os solos salinos normalmente não apresentam uma estrutura de solo pobre, e como resultado, têm taxas de infiltração de água adequadas. Os solos sódicos têm uma elevada quantidade de sódio permutável nos locais de troca catiónica.

Os solos alcalinos e sódicos são os mesmos?

Os solos sódicos são aqueles que têm níveis elevados de sódio e isto pode ser determinado através de um teste de solo que mede os níveis de sódio. Álcali é um termo desactualizado que se refere a solos sódicos. Alcalinidade e acidez são termos relacionados com o pH. O pH pode ser medido através de um teste de solo.

Como remediar o solo sódico?

Os solos sódicos são pouco drenados e tendem a formar crosta. Os solos sódicos respondem ao uso contínuo de boa água de irrigação, bons métodos de irrigação, e boas práticas de cultivo. Os solos sódicos são frequentemente recuperados através da adição de uma alteração do solo à base de cálcio.

Como se retira o sódio do solo?

O gesso (sulfato de cálcio) ou cal pode ser utilizado para ajudar a lixiviar o sal do solo. O cálcio nestes produtos substitui o sal de sódio dos locais de troca do solo e ajuda a trazer o sal para a solução. Grandes concentrações de sal podem ser lixiviadas de um solo desta forma.

Quais são as características dos solos sódicos?

A principal característica dos solos sódicos do ponto de vista agrícola é que contêm sódio permutável suficiente para afectar negativamente o crescimento da maioria das plantas cultivadas. Para efeitos de definição, os solos sódicos são aqueles que têm uma percentagem de sódio permutável (ESP) de mais de 15.

Porque é que os solos sódicos têm um pH elevado?

Sodic soils have a pH between 8.5 and 10. The high pH is due to hydrolysis of Na2CO3. The major anions in the soil solution of sodic soils are Cl, SO4, and HCO3, with lesser amounts of CO32. Since the pH is high and CO32 is present, Ca2+ and Mg2+ are precipitated, and therefore soil solution Ca2+ and Mg2+ are low.

Porque é que o gesso é utilizado para superar a Sodicidade?

O cálcio do gesso irá trocar com o sódio que é retido nas superfícies argilosas. Isto reduz a sodicidade do solo e é chamado troca catiónica. O gesso pode ter o seu efeito mais benéfico na altura da sementeira.

Que tipo de solo é alcalino?

solos argilosos
Os solos alcalinos, ou alcalinos, são solos argilosos com pH elevado (superior a 8,5), uma estrutura de solo pobre e uma baixa capacidade de infiltração. Têm frequentemente uma camada calcária dura a 0,5 a 1 metro de profundidade.

Qual é a diferença entre o solo salino e o solo sódico?

Os solos salinos apresentam frequentemente depósitos de sal branco ou crostas, visíveis na superfície do solo. Os solos salinos normalmente não apresentam uma estrutura de solo pobre, e como resultado, têm taxas de infiltração de água adequadas. Os solos sódicos têm uma elevada quantidade de sódio permutável nos locais de troca catiónica.

Porque é que os solos sódicos têm um pH elevado?

De facto, os solos sódicos contêm quantidades mensuráveis a apreciáveis de carbonato de sódio, o que confere a estes solos um pH elevado, sempre mais de 8,2 quando medido numa pasta de solo saturada, e até 10,8 quando estão presentes quantidades apreciáveis de carbonato de sódio livre.

Qual é a diferença entre salinidade e Sodicidade?

Embora a salinidade possa melhorar a estrutura do solo, também pode afectar negativamente o crescimento das plantas e o rendimento das culturas. A sodicidade refere-se especificamente à quantidade de sódio presente na água de irrigação. A irrigação com água que tem quantidades excessivas de sódio pode afectar negativamente a estrutura do solo, tornando difícil o crescimento das plantas.

O que é Sodificação?

A salinização e sodificação são processos que envolvem sais no solo. A salinização é a acumulação de sais enquanto que a sodificação é uma acumulação de sódio em locais de troca de argila que conduz ao declínio estrutural; o sódio é transportado para o solo através do sal de cloreto de sódio.

Como é que o sódio afecta o solo?

O sódio faz com que os poros do solo se fechem e dificulta a molhagem do solo e a infiltração da água, causando problemas de permeabilidade. A água de baixa salinidade com Sódio elevado tem menor permeabilidade aos solos, do que a água de alta CE.

O que é a salinização e a Sodificação?

A salinização e sodificação primária são os processos de acumulação de sal e sódio devido a causas naturais, nomeadamente mineralogia do material de origem, topografia, e qualidade do lençol freático. Tanto o sódio como outros iões são produtos de mineralização primária.