Como interpreta o VAL e a TIR?

Se o VAL de um projecto estiver acima de zero, então é considerado financeiramente vantajoso. A TIR estima a rentabilidade de potenciais investimentos utilizando um valor percentual em vez de um montante em dólares. Cada abordagem tem as suas próprias vantagens e desvantagens distintas.

O VPL mais elevado ou a TIR mais elevada é melhor?

A TIR é útil quando se comparam vários projectos entre si ou em situações em que é difícil determinar uma taxa de desconto. O VAL é melhor em situações em que há direcções variáveis do fluxo de caixa ao longo do tempo ou taxas de desconto múltiplas.

TIR elevada significa um VPL elevado?

Com VAL, as propostas são geralmente aceites se tiverem um valor positivo líquido. Em contraste, a TIR é frequentemente aceite se a TIR resultante tiver um valor mais elevado em comparação com a taxa de corte existente. Os projectos com um valor actual líquido positivo também apresentam uma taxa interna de retorno superior ao valor de base.
16 de Fevereiro de 2022

O que significa um VAL positivo para a TIR?

O número resultante depois de somar todos os fluxos de caixa positivos e negativos é o VPL do investimento. Um VPL positivo significa que, após contabilizar o valor temporal do dinheiro, ganhará dinheiro se prosseguir com o investimento.

Como se interpreta uma TIR?

Quanto maior for a TIR projectada num projecto – e maior o montante que excede o custo do capital – mais dinheiro líquido o projecto gera para a empresa. Isto significa que, neste caso, o projecto parece rentável e a gestão deve prosseguir com ele.

O que é uma boa taxa de TIR?

Este estudo mostrou uma TIR global de aproximadamente 22% em múltiplos fundos e investimentos. Isto indica que uma TIR projectada de um investimento anjo que seja igual ou superior a 22% seria considerada uma boa TIR.
27 de Agosto de 2021

E se o VAL for negativo e a TIR for positiva?

Se a sua TIR for inferior ao Custo do Capital, ainda tem TIR positiva mas VAL negativo. No entanto, se o seu custo de capital for 15%, então a sua TIR será de 10%, mas o VAL será negativo. Assim, pode ter TIR positiva apesar do VAL negativo.

Pode ter um VPL mais alto mas uma TIR mais baixa?

Causa do conflito entre o VAL e a TIR
A empresa pode aceitar todos os projectos com VPL positivo. Contudo, no caso de projectos mutuamente exclusivos, pode surgir um conflito entre VAL e TIR em que um projecto tem um VAL mais elevado, mas o outro tem uma TIR mais elevada.
18 de Maio de 2020

Como interpreta o VNP?

Se o valor actual líquido for positivo, o seu projecto é rentável. Mas, se o VAL for negativo, o seu projecto não é rentável. Ao comparar vários projectos, aquele com o maior VAL proporcionará o maior retorno.
9 de Fevereiro de 2020

Porque é que o VPL mais elevado é melhor?

Ao comparar investimentos semelhantes, um VPL mais elevado é melhor do que um mais baixo. Ao comparar investimentos de montantes diferentes ou em períodos diferentes, o tamanho do VAL é menos importante, uma vez que o VAL é expresso como um montante em dólares e quanto mais se investir ou quanto mais longo for o investimento, maior será provavelmente o VAL.
26 de Julho de 2022

O que é a TIR quando o VAL é zero?

A TIR é uma taxa de desconto a que o VAL é igual a 0. Assim, a TIR é uma taxa de desconto a que o valor actual das entradas de dinheiro é igual ao valor actual das saídas de dinheiro. Se a TIR for superior ao rendimento exigido, deve investir no projecto. Se a TIR for inferior, não deve.
1 de Abril de 2022

O que significa quando o VAL é inferior a zero?

Se o VPL calculado de um projecto for negativo (< 0), espera-se que o projecto resulte numa perda líquida para a empresa. Como resultado, e de acordo com a regra, a empresa não deve prosseguir o projecto.

Que TIR faz o VAL zero?

Taxa Interna de Retorno (TIR)
Como podemos ver, a TIR é de facto o retorno do fluxo de caixa descontado (DFC) que torna o VAL zero.

O que significa ter uma TIR de 20%?

O que é que a TIR lhe diz? Tipicamente falando, uma TIR mais elevada significa um maior retorno do investimento. No mundo do imobiliário comercial, por exemplo, uma TIR de 20% seria considerada boa, mas é importante lembrar que está sempre relacionada com o custo do capital.
3 de Maio de 2022

O que significa 30% TIR?

A TIR é uma taxa anualizada (por exemplo, 30%) que teria descontado todos os pagamentos ao longo da vida de um investimento (por exemplo, 16 meses e 21 dias) a um valor igual ao montante inicial do investimento.
25 de Junho de 2014

Como é que se determina se uma TIR é boa?

A regra da taxa interna de retorno é uma directriz para avaliar se se deve prosseguir com um projecto ou investimento. A regra da TIR estabelece que se a TIR num projecto ou investimento for superior à TIR mínima – tipicamente o custo do capital, então o projecto ou investimento pode ser prosseguido.

Porque é que existe um conflito entre o VAL e a TIR?

NPV e TIR explicados

É melhor um VPL mais elevado?

Ao comparar investimentos semelhantes, um VPL mais elevado é melhor do que um mais baixo. Ao comparar investimentos de montantes diferentes ou em períodos diferentes, o tamanho do VAL é menos importante, uma vez que o VAL é expresso como um montante em dólares e quanto mais se investir ou quanto mais longo for o investimento, maior será provavelmente o VAL.
26 de Julho de 2022

Qual é o conflito entre o VAL e a TIR?

Conflitos de classificação entre o VAL e a TIR
A razão do conflito deve-se às diferenças nos padrões de fluxo de caixa e às diferenças na escala do projecto. Por exemplo, considere dois projectos, um com um gasto inicial de 1 milhão de dólares e outro com um gasto inicial de mil milhões de dólares.

Que projecto é a melhor escolha aquele com o VPL mais elevado ou aquele com a TIR mais elevada?

NPV: a técnica preferida
Sempre que surgir um conflito entre VAL e TIR, aceitar sempre o projecto com VAL mais elevado. É porque a TIR assume inerentemente que qualquer fluxo de caixa pode ser reinvestido à taxa interna de retorno.
18 de Maio de 2020

Qual é melhor NPV TIR ou payback?

Primeiro, o NPV considera o valor temporal do dinheiro, traduzindo os fluxos de caixa futuros em dólares de hoje. Segundo, fornece um número concreto que os gestores podem utilizar para comparar facilmente um gasto inicial de dinheiro em dinheiro com o valor actual do retorno. “É muito superior ao método de retorno, que é o mais comummente utilizado”.

Como interpreta o VNP?

Se o valor actual líquido for positivo, o seu projecto é rentável. Mas, se o VAL for negativo, o seu projecto não é rentável. Ao comparar vários projectos, aquele com o maior VAL proporcionará o maior retorno.
9 de Fevereiro de 2020

Porque é que a TIR fixa o VAL em zero?

No caso de fluxos de caixa positivos seguidos de negativos e depois de positivos, a TIR pode ter valores múltiplos. Além disso, se todos os fluxos de caixa tiverem o mesmo sinal (ou seja, o projecto nunca dá lucro), então nenhuma taxa de desconto produzirá um VAL zero.