Como interpreto o valor actual líquido?

Um VAL positivo indica que os ganhos projectados gerados por um projecto ou investimento – descontados pelo seu valor actual – excedem os custos previstos, também em dólares de hoje. Assume-se que um investimento com um VPL positivo será rentável. Um investimento com um VAL negativo resultará numa perda líquida.

O que é considerado um bom VPL?

Como resultado, e de acordo com a regra, a empresa não deve prosseguir o projecto. Se o VAL de um projecto for positivo (> 0), a empresa pode esperar um lucro e deve considerar avançar com o investimento.

É melhor se o VAL for mais alto ou mais baixo?

Ao comparar investimentos semelhantes, um VPL mais elevado é melhor do que um mais baixo. Ao comparar investimentos de montantes diferentes ou em períodos diferentes, o tamanho do VPL é menos importante, uma vez que o VPL é expresso em dólares e quanto mais se investir ou quanto mais longo for o investimento, maior será provavelmente o VPL.

Um VPL elevado é bom?

Dimensão do investimento
Um VPL mais elevado não significa necessariamente um melhor investimento. Se houver dois investimentos ou projectos para decisão, e um projecto for maior em escala, o VPL será maior para esse projecto, uma vez que o VPL é reportado em dólares e um maior desembolso resultará num maior número.

O que significa um baixo valor actual líquido?

Se o seu cálculo resultar num valor actual líquido negativo, isto significa que o dinheiro gerado no futuro não vale mais do que o custo de investimento inicial. Um valor presente líquido negativo significa que isto pode não ser uma grande oportunidade de investimento, porque pode não ter retorno.

O que significa ter um VPL negativo?

Além disso, um VAL negativo significa que o valor actual dos custos excede o valor actual das receitas à taxa de desconto assumida. Qualquer investimento produzirá um VAL negativo se a taxa de desconto aplicada for suficientemente elevada.

Como interpreta o VAL e a TIR?

Diferenças entre o VAL e a TIR
O valor actual é calculado para um montante igual ao investimento feito. Se a TIR é o método preferido, a taxa de desconto não é muitas vezes pré-determinada, como seria o caso do VAL. O VAL toma conhecimento do valor do custo do capital ou da taxa de juro de mercado.

O que é um bom NPV e TIR?

Se o VAL de um projecto estiver acima de zero, então é considerado financeiramente vantajoso. A TIR estima a rentabilidade de potenciais investimentos utilizando um valor percentual em vez de um montante em dólares. Cada abordagem tem as suas próprias vantagens e desvantagens distintas.

Porque é que o VAL é tão importante?

O método NPV permite o processo de tomada de decisões para as empresas. Não só ajuda a avaliar projectos da mesma dimensão, como também ajuda a identificar se um determinado investimento é lucrativo ou deficitário.

Como se avalia um projecto utilizando o VAL?

Regras de decisão de valor presente líquido

  1. Projetos independentes: Se o NPV for maior que US $ 0, aceite o projeto. Projeto, aceite o projeto com o NPV mais alto. Se ambos os projetos tiverem um VPL negativo, rejeite os dois projetos.


Porque é que uma empresa aceitaria um projecto com VAL negativo?

Isto implica que o projecto é rentável e, portanto, aceitável. Um VAL negativo significa que a soma do valor presente do fluxo de caixa futuro é menor do que a saída de caixa. Isto implica que o projecto não é rentável e, portanto, negável.

Como se explica a TIR a manequins?

A simples definição de taxa de retorno interna é simplesmente a taxa de retorno à qual o valor actual líquido de um projecto é igual a zero. Outra forma de pensar é querer que o valor actual líquido seja igual ao custo do seu investimento, ou melhor.

E se o VAL for negativo e a TIR for positiva?

Se a sua TIR for inferior ao Custo do Capital, ainda tem TIR positiva mas VAL negativo. No entanto, se o seu custo de capital for 15%, então a sua TIR será de 10%, mas o VAL será negativo. Assim, pode ter TIR positiva apesar do VAL negativo.

A TIR superior é melhor?

Valor Actual Líquido (VAL) explicado

O que é um bom NPV e TIR?

Se o VAL de um projecto estiver acima de zero, então é considerado financeiramente vantajoso. A TIR estima a rentabilidade de potenciais investimentos utilizando um valor percentual em vez de um montante em dólares. Cada abordagem tem as suas próprias vantagens e desvantagens distintas.

É melhor uma taxa de desconto alta ou baixa?

A taxa de desconto é utilizada para expressar o valor monetário futuro nos termos de hoje. A utilização de uma taxa de desconto mais elevada reduz o valor do fluxo futuro de benefícios ou custos líquidos em comparação com uma taxa mais baixa. Portanto, uma taxa de desconto mais elevada implica que valorizamos os benefícios menos quanto mais longe eles estiverem no futuro.

O que é considerado uma boa TIR?

Este estudo mostrou uma TIR global de aproximadamente 22% em múltiplos fundos e investimentos. Isto indica que uma TIR projectada de um investimento anjo que seja igual ou superior a 22% seria considerada uma boa TIR.

É melhor ter uma TIR mais alta ou mais baixa?

Geralmente, quanto maior for a TIR, melhor. No entanto, uma empresa pode preferir um projecto com uma TIR mais baixa, desde que ainda exceda o custo do capital, porque tem outros benefícios intangíveis, tais como contribuir para um plano estratégico maior ou impedir a concorrência.

O que significa TIR de 30%?

A TIR é uma taxa anualizada (por exemplo, 30%) que teria descontado todos os pagamentos ao longo da vida de um investimento (por exemplo, 16 meses e 21 dias) a um valor igual ao montante inicial do investimento.

O que significa ter uma TIR de 20%?

O que é que a TIR lhe diz? Tipicamente falando, uma TIR mais elevada significa um maior retorno do investimento. No mundo do imobiliário comercial, por exemplo, uma TIR de 20% seria considerada boa, mas é importante lembrar que está sempre relacionada com o custo do capital.