O que é uma presunção de preocupação na contabilidade?

O pressuposto da continuidade é um princípio contabilístico fundamental de que uma empresa é suficientemente estável financeiramente para se manter em actividade a longo prazo ou, pelo menos, para além do próximo período fiscal. Outras características incluem: Uma empresa tem menos probabilidades de ser liquidada.

O que é que vai preocupar a contabilidade com o exemplo?

Um exemplo da aplicação do conceito de continuidade da contabilidade é o cálculo da depreciação com base na vida económica esperada dos activos fixos e não no seu valor de mercado actual.

O que significa ir à contabilidade?

O conceito de empresa em funcionamento
Uma entidade prepara demonstrações financeiras numa base de continuidade quando, no pressuposto de continuidade, a entidade é vista como continuando em actividade num futuro previsível.

Porque é importante a presunção de continuidade na contabilidade?

Como princípio contabilístico, o princípio da continuidade das actividades serve de orientação que permite aos leitores das demonstrações financeiras de uma empresa assumir que a empresa continuará a funcionar o tempo suficiente para cumprir as suas obrigações, objectivos e compromissos actuais.

O que se passa com os pressupostos?

Uma directriz contabilística que permite aos leitores das demonstrações financeiras presumir que a empresa continuará em actividade o tempo suficiente para cumprir os seus objectivos e compromissos. Por outras palavras, os contabilistas acreditam que a empresa não irá liquidar num futuro próximo.

Como se determina se uma empresa é uma empresa em funcionamento?

How to determine if your business is a going concern

  1. Current ratio: Divide your current assets by its current liabilities to find the current ratio. …
  2. Debt ratio: This number helps you better understand if your total debt is more than your total assets.

Como é que os auditores determinam a continuidade?

Com base nas provas obtidas, o auditor deve concluir se existe uma incerteza material que possa lançar dúvidas significativas sobre a capacidade da entidade de continuar em actividade.

Qual a declaração que melhor expressa o conceito de empresa em funcionamento?

Qual a declaração que melhor exprime o conceito de “empresa em funcionamento”? Presume-se que uma empresa continua a operar indefinidamente, beneficiando de activos e pagando passivos.

Que factores afectam a continuidade?

The factors that affect going-concern opinion.



  • Suffer financial losses for two years.
  • Ratio of debts/asset.
  • Default on debt payments.
  • Ratio of return on assets is negative.
  • Increasing debt ratio/equity ratio.
  • Increasing equity ratio/asset for asset sale ratio.
  • Decrease in stock market value.
  • Deception.

Qual destas descreve melhor o conceito de empresa em funcionamento?

b . Explicação: Preocupação permanente é o pressuposto de que uma empresa permanecerá em funcionamento durante um longo período ou num futuro previsível. Significa simplesmente que a empresa não será forçada a suspender as operações até ser dissolvida. Por conseguinte, a opção (B) é correcta.

Como é que vão as demonstrações financeiras aplicadas?

A Norma define a continuidade, explicando que as demonstrações financeiras são preparadas numa base de continuidade, a menos que a administração pretenda liquidar a entidade ou cessar a negociação, ou não tenha outra alternativa realista senão fazê-lo.

Qual é o significado do princípio da continuidade e da especialização dos exercícios na contabilidade?

Princípio da Preocupação de Going Definição
Na contabilidade de exercício, as demonstrações financeiras são preparadas no pressuposto de que a empresa continuará a funcionar num futuro previsível – o que é definido como os próximos doze meses, no mínimo.

O que é o conceito de materialidade com exemplo?

Conceito de Materialidade: Explicação:
Isto significa que as transacções de pouca importância não devem ser registadas. Uma transacção pode ser registada, mas a sua relevância e significado deve ser tida em conta. Por exemplo, um lápis recém-adquirido é um activo do negócio.

Quais são os 5 conceitos contabilísticos?

: Business Entity, Money Measurement, Going Concern, Accounting Period, Cost Concept, Duality Aspect concept, Realisation Concept, Accrual Concept e Matching Concept.

Qual é a diferença entre material e imaterial na contabilidade?

Em geral, se a informação que está a ser oferecida na ficha financeira tiver um impacto na forma como aqueles que lêem a declaração (tais como investidores) agem, o item é material e não pode ser omitido. Se o item não tem relevância na acção que a parte toma ou ia tomar, então é irrelevante.