O que é uma contra-compra?

no marketing internacional, uma situação em que um vendedor recebe o pagamento integral em dinheiro pelos bens e serviços que vende a um país estrangeiro, mas concorda em gastar uma parte do montante recebido nesse mesmo país dentro de um prazo especificado.

O que é um exemplo de contra-compra?

Um acordo entre duas pessoas ou empresas para comprar bens ou serviços um do outro, geralmente em momentos diferentes. Por exemplo, a empresa A pode comprar bens à empresa B em Março, e depois vender bens diferentes à empresa B em Abril. As contra-compras são feitas para benefício mútuo de ambas as empresas.

O que é comércio e contra-compra?

O contra-comércio é uma forma recíproca de comércio internacional em que os bens ou serviços são trocados por outros bens ou serviços e não por moeda forte. Este tipo de comércio internacional é mais comum nos países em vias de desenvolvimento com facilidades limitadas de câmbio ou crédito estrangeiro.

O que são cinco tipos de comércio de balcão?

Quais são os cinco tipos de contra-comércio? Cinco tipos são troca directa, contra-compra, compensação, troca de troca, recompra e comércio de compensação.

Como irá diferenciar as estratégias de permuta e de contra-compra?

As transacções de troca podem ser entre partes privadas, entre uma parte privada e uma nação soberana’, ou entre nações soberanas”. A transacção de troca directa consiste num conjunto paralelo de obrigações em que cada uma das partes se compromete a vender bens ou tecnologia à outra em transacções separadas mas relacionadas.

Quais são as razões para o comércio de balcão?

As empresas dedicam-se ao contra-comércio por três razões principais: (1) para satisfazer um mandato do governo estrangeiro, (2) para se protegerem das flutuações de preços e de moeda, e (3) para repatriarem lucros de países que limitam a quantidade de moeda que pode ser retirada do país.

Quais são as vantagens do comércio de balcão?

Vantagens do Contra-Comércio
Permite a entrada em mercados difíceis. Aumenta as vendas da empresa onde de outra forma poderia não ter negócios. Supera as dificuldades de crédito. Permite a eliminação de produtos em declínio ou excedentes.

O que é que não faz parte do comércio de balcão?

Se vivêssemos no Japão, mediríamos GWP usando moeda japonesa, iene (¥). Contudo, quando medimos o comércio global apenas em termos de transacções baseadas em moeda, omitimos uma parte do mercado conhecida como contra-comércio. O contra-comércio é um sistema de troca em que os bens e serviços são utilizados como pagamento e não como dinheiro.

Quais são as características do comércio de balcão?

A característica comum dos acordos de contra-comércio é que as vendas de exportação para um determinado mercado são condicionadas a compromissos de aceitação de importações provenientes desse mercado. Por exemplo, um exportador pode vender maquinaria ao país X, na condição de aceitar produtos agrícolas de X em pagamento.

O que é uma parte do comércio de balcão?

Pode ser classificado em seis grandes categorias: permuta, recompra, acordo de compensação, contra-compra, compensação e troca de transacção. Permuta: A permuta é o acordo de contra-compra mais antigo e mais comum.

Quais são as três formas de contra-comércio?

O contra-comércio pode assumir diferentes formas, que são categorizadas como os seus tipos. Estas formas/tipos incluem permuta, troca de trocas, contra-compra, compensação directa, e compensação indirecta.

Quem introduziu o comércio de balcão na Nigéria?

Explicação: O contra-comércio foi introduzido pelo governo liderado por Ibrahim Babangida.

O que não faz parte do comércio de balcão?

No entanto, quando medimos o comércio global apenas em termos de transacções baseadas em moeda, omitimos uma parte do mercado conhecida como contra-comércio. O contra-comércio é um sistema de troca em que os bens e serviços são utilizados como pagamento e não como dinheiro.

O que é contra-comércio quando pode ser utilizado?

O contra-comércio significa a troca de bens ou serviços que são pagos, no todo ou em parte, com outros bens ou serviços, e não com dinheiro. Uma avaliação monetária pode, no entanto, ser utilizada no contra-negocio para fins contabilísticos. Nas transacções entre Estados soberanos, o termo comércio bilateral é utilizado.