O que é Ocoka?

O que significa a letra A em Oakoc?

OAKOC significa Observação e Campos de Fogo, Avenidas de Aproximação, Terreno Chave e Decisivo, Obstáculos, e Cobertura e Ocultação.

O que é a observação e os campos de fogo?

Observação e Campos de Fogo
Ao analisar os campos de fogo, concentra-se tanto no potencial amigo como inimigo para cobrir terrenos (especialmente vias de aproximação e terrenos chave) com fogos directos. Além disso, deve identificar posições que permitam aos observadores de artilharia chamar fogo indirecto.

O que é um caminho utilizado por uma força atacante que leva ao seu objectivo ou a um terreno-chave?

Avenidas de Abordagem
Uma via de aproximação é uma via aérea ou terrestre de uma força atacante que conduz a um terreno objectivo ou chave. As avenidas de aproximação são classificadas por tipo (montadas, desmontadas, aéreas ou subterrâneas), formação, e velocidade da maior unidade que sobre ela viaja. A-44.

O que é o exército Ocoka?

(2) O terreno é analisado em termos dos seus cinco aspectos militares que podem ser facilmente recordados usando a sigla “OCOKA”. Isto significa “observação e campos de fogo, cobertura e ocultação, obstáculos, terreno chave, e vias de aproximação”. Estes devem ser analisados à luz da missão da unidade, do tipo

Quais são os 4 passos do IPB?

The IPB process consists of four steps:

  • STEP 1: Define the battlefield environment.
  • STEP 2: Describe the battlefield’s effects.
  • STEP 3: Evaluate the threat.
  • STEP 4: Determine threat COAs.


O que é o campo de tiro militar?

Definição de campo de fogo
: a área que pode ser coberta pelo fogo de uma arma ou de um grupo de armas de uma determinada posição.

Porque utilizamos cartões de alcance?

Um cartão de alcance ajuda no planeamento e controlo de incêndios e ajuda as tripulações e os artilheiros do esquadrão na aquisição de alvos durante a visibilidade limitada. As cartas de alcance mostram possíveis áreas-alvo e características do terreno traçadas com uma posição de tiro.

O que são campos de fogo sobrepostos?

“Sobreposição” significa estabelecer pelo menos duas posições defensivas criando uma “zona batida”, estabelecendo arcos de aproximadamente 30 graus que se intersectam. As Armas Automáticas de Esquadrão [SAW] eram normalmente atribuídas uma a uma equipa de fogo, mas se houvesse uma segunda .

Quais são as três coisas que os líderes devem considerar ao analisar o terreno?

O planeador deve considerar o terreno, o clima, o SITTEMP, a actual inteligência de obstáculos, as capacidades de movimento amigável, os locais ideais para as posições ABF e SBF, as capacidades dos sistemas de armas amigáveis e inimigas, e qualquer outra informação relevante para a operação.

O que é o terreno militar?

Em termos militares, o terreno é uma área de terreno grande ou pequeno cujas características físicas. afectam a sua aptidão para fins militares (Parry 1984).

O que é a análise do terreno em militares?

A análise do terreno militar serve como um instrumento para examinar a visão de um comandante de batalha sobre um campo de batalha e permite transmitir por detrás de alguns dos fundamentos das acções empreendidas. Isto pode ser aumentado por provas físicas dos restos da batalha que ainda existem na paisagem cultural.

O que é que o IPB significa?

Gabinete Internacional para a Paz. IPB. Intelligence Preparation of the Battlespace (Preparação de Inteligência do Espaço de Batalha).

Porque é que o IPB é importante?

O IPB é o “processo sistemático e contínuo de análise da ameaça e do ambiente numa área geográfica específica”. IPB ajuda o comandante a determinar como aplicar o seu poder de combate, determinando a linha de acção mais provável da ameaça e descrevendo o ambiente, e os efeitos do ambiente, tanto sobre o ambiente amigável como

Quais são as 7 perguntas de estimativa de combate?

The 7 questions are:

  • What is the situation and how does it affect me?
  • What have I been told to do and why?
  • What effects do I need to achieve and what direction must I give to develop my plan?
  • Where can I best accomplish each action or effect?
  • What resources do I need to accomplish each action or effect?

O que significa Kocoa?

KOCOA é um acrónimo que significa: – Terreno chave. – Obstáculos. – Cobertura e ocultação. – Pontos de observação.

O que são os TLPS?

O Protocolo de Semáforo (TLP) foi criado a fim de facilitar uma maior partilha de informação. O TLP é um conjunto de designações utilizadas para assegurar que a informação sensível seja partilhada com o público apropriado.

O que é uma análise do terreno?

A análise do terreno é definida como o estudo da natureza, origem, história morfológica e composição das formas do terreno, cujo resultado é uma forma do terreno ou mapa de componentes do terreno.

Como se faz um MCOO do exército?

Create a Modified Combined Obstacle Overlay

  1. Select File > Map Document Properties.
  2. Change the document Title. This should identify that this is a MCOO. …
  3. Change Summary to a one-line description of the map.
  4. Type a Description. …
  5. Add Author and Credits> as necessary.
  6. Click OK.


O que é o exército de Sosra?

Suprimir, obscurecer, proteger, reduzir, e atacar (SOSRA) são os fundamentos da violação que estão a ser aplicados para garantir o sucesso quando se viola contra um inimigo em defesa.

O que é que o IPB significa Exército?

O objectivo deste manual é descrever os fundamentos da preparação da inteligência do campo de batalha (IPB). Descreve o IPB, a sua utilização para dirigir o esforço de inteligência, e o seu papel na condução do planeamento do pessoal para operações de contingência ou de combate.