O que é o sistema de apoio à decisão em computador?

A decisisInformation technology (IT) é a utilização de quaisquer computadores, armazenamento, redes e outros dispositivos físicos, infra-estruturas e processos para criar, processar, armazenar, proteger e trocar todas as formas de dados electrónicos.

O que é o sistema de apoio à decisão com exemplos?

De facto, poder-se-ia dizer que qualquer coisa que forneça dados racionais, mensuráveis e científicos para ajudar os líderes a tomar decisões informadas é um DSS. Exemplos de sistemas de apoio à decisão incluem sistemas manuais, sistemas híbridos, todos os tipos de análises, bem como software sofisticado de apoio à decisão.

O que é o sistema de apoio à decisão e os seus tipos?

Os Sistemas de Apoio à Decisão (DSS) são uma classe de sistemas de informação informatizados que apoiam as actividades de tomada de decisão. Os DSS são sistemas e subsistemas interactivos baseados em computador destinados a ajudar os decisores a utilizar tecnologias de comunicação, dados, documentos, conhecimentos e/ou modelos para completar tarefas de processo de decisão.

O que são 4 componentes principais do DSS?

A DSS is either human-powered, automated, or a combination of both.



Components of a Decision Support System

  • Model Management System. …
  • User Interface. …
  • Knowledge Base.


Quais são os 5 tipos de sistema de apoio à decisão?

What are the types of Decision Support Systems?

  • Communication-driven DSS. These are generally used by internal teams. …
  • Document-driven DSS. These are used to search web pages and find documents that revolve around particular keywords or search terms.
  • Data-driven DSS. …
  • Knowledge-driven DSS. …
  • Model-driven DSS.


O que são ferramentas de software DSS?

Um sistema de apoio à decisão ou DSS é um sistema de informação que apoia a tomada de decisões organizacionais e as actividades empresariais. Combinam informação útil de documentos, dados em bruto, conhecimento pessoal e modelos empresariais para encontrar e resolver problemas empresariais.

Quais são as vantagens do DSS?

As principais vantagens do DSS são as seguintes: aumento da produtividade, aumento da compreensão, aumento da velocidade, aumento da capacidade de analisar diferentes tipos de informação que reduzirão o problema da complexidade, capacidade de alcançar dados antigos e compará-los com dados reais, integração com outros sistemas.

Quais são os dois tipos de DSS?

Existem dois tipos básicos de DSS: o DSS com base em dados e o DSS com base em modelos.

Quais são os tipos de sistema de apoio?

Social Support Systems

  • Physical or practical assistance (e.g., transportation, assistance with chores)
  • Resource and information sharing (i.e., information on community resources)
  • Emotional and physiological assistance (i.e., someone who listens to and encourages you)

O que é o sistema de apoio à decisão PDF?

DSS é um sistema de informação baseado em computador que apoia as actividades empresariais ou organizacionais de tomada de decisões. Os DSS servem os níveis de gestão, operações e planeamento de uma organização e ajudam a tomar decisões, que podem ser rapidamente alteradas e não facilmente especificadas com antecedência.

Quais são as características do DSS?

Características de um DSS
Apoio a indivíduos e grupos. Problemas menos estruturados requerem frequentemente o envolvimento de vários indivíduos de diferentes departamentos e níveis de organização. Apoio a decisões interdependentes ou sequenciais. Apoio à inteligência, concepção, escolha, e implementação.

Quantos tipos de DSS existem?

Os sistemas de apoio à decisão podem ser amplamente classificados em dois tipos, nomeadamente o DSS baseado em modelos e o DSS baseado em dados.

Quais são os principais elementos de um DSS?

De acordo com o Management Study HQ, os sistemas de apoio à decisão consistem em três componentes-chave: a base de dados, o sistema de software, e a interface do utilizador.

Qual é um exemplo de um sistema de apoio à decisão de grupo?

Estes podem incluir: Videoconferência – tornando possível a múltiplos participantes verem-se e falarem uns com os outros em tempo real. Agendamento de grupos – permitindo aos participantes partilhar horários e planear actividades conjuntas. Software de gestão de projectos – proporcionando uma forma de planear e manter um registo das actividades de grupo.

O que é o sistema de apoio executivo com exemplos?

Um Sistema de Apoio Executivo (ESS) é um software que permite aos utilizadores transformar dados empresariais em relatórios rapidamente acessíveis e de nível executivo, tais como os utilizados pelos departamentos de facturação, contabilidade e pessoal. Um ESS melhora a tomada de decisões para executivos. O ESS é também conhecido como Executive Information System (EIS).

Qual é a diferença entre MIS e DSS?

O MIS está habituado ao processo de controlo. O DSS é utilizado no planeamento, pessoal e tomada de decisões. O MIS é utilizado por utilizadores de nível médio, utilizadores de nível baixo e executivos de topo em alguns casos. O DSS é utilizado por analistas, profissionais e gestores.

Quais são as características do sistema de apoio à decisão?

Attributes of a DSS

  • Adaptability and flexibility.
  • High level of Interactivity.
  • Ease of use.
  • Efficiency and effectiveness.
  • Complete control by decision-makers.
  • Ease of development.
  • Extendibility.
  • Support for modeling and analysis.

Qual é a relação entre o MIS e o DSS?

O sistema MIS traz a informação necessária para gerir uma organização, e o DSS fornece dados, modelos, e ferramentas de análise para ajudar a adoptar decisões em casos não rotineiros na organização.