O que é o multiculturalismo em psicologia?

A Psicologia Multicultural é o estudo sistemático de como as influências culturais afectam, cognição, e comportamento. Por outras palavras, a Psicologia Multicultural é sobre como a cultura influencia a forma como as pessoas se sentem, pensam e agem.

Porque é que o multiculturalismo é importante em psicologia?

A psicologia multicultural tem ajudado a identificar uma pessoa dentro de diferentes culturas e também a facilitar a interacção entre indivíduos de diferentes origens culturais. Nos Estados Unidos, por exemplo, pessoas de diferentes partes do mundo (imigrantes) juntaram-se para formar a América dos nossos dias.

Qual é a ideia principal do multiculturalismo?

O multiculturalismo procura a inclusão dos pontos de vista e contribuições de diversos membros da sociedade, mantendo ao mesmo tempo o respeito pelas suas diferenças e retendo a exigência da sua assimilação à cultura dominante.

O que é o multiculturalismo e exemplos?

O multiculturalismo é a prática de dar igual atenção a muitas origens diferentes num determinado contexto. Um exemplo de multiculturalismo é uma aula de honra com estudantes de vários países diferentes e que falam línguas diferentes.

O que significa o multiculturalismo em palavras simples?

a preservação de diferentes culturas ou identidades culturais
a preservação de diferentes culturas ou identidades culturais dentro de uma sociedade unificada, como Estado ou nação.

O que são 3 palavras que descrevem o multiculturalismo?

synonyms for multiculturalism

  • pluralism.
  • diversity.
  • cross-culturalism.
  • cultural diversity.
  • ethnic inclusiveness.
  • ethnic mosaic.
  • multiracialism.


Quais são os três princípios do multiculturalismo?

Os princípios multiculturais de igualdade, diversidade como recurso, e superação de barreiras à plena participação foram menos comummente reconhecidos mas, quando questionados sobre estes princípios específicos, os inquiridos apoiaram-nos em geral.

Qual é outro nome para o multiculturalismo?

– pote de fusão (substantivo)
Conflação, multiculturismo, diversidade étnica.

Quais são as características do multiculturalismo?

As sociedades multiculturais são caracterizadas por pessoas de diferentes raças, etnias e nacionalidades que vivem juntas na mesma comunidade. Nas comunidades multiculturais, as pessoas retêm, passam, celebram e partilham os seus modos de vida, línguas, arte, tradições, e comportamentos culturais únicos.

O que é um bom exemplo de multiculturalismo?

Abraço de múltiplas línguas. Por exemplo, nações que têm múltiplas línguas oficiais. É também comum as nações financiarem programas para ensinar e manter as línguas dos povos indígenas e para reconhecer as línguas indígenas como património cultural valioso.

Quais são os exemplos de sociedade multicultural?

Outros exemplos incluem as grandes migrações europeias e asiáticas de meados do século XIX e início do século XX que trouxeram chineses, alemães, gregos, irlandeses, italianos, japoneses, judeus, e polacos para os Estados Unidos.

O que é um exemplo de educação multicultural?

Por exemplo, os estudantes que não dominam a língua inglesa podem aprender em ambientes bilingues e ler textos bilingues, e podem receber comparativamente mais apoio instrucional do que os seus pares anglófonos, para que não fiquem atrás academicamente ou desistam da escola devido a limitações linguísticas.

Quais são 4 exemplos de subcultura?

Há numerosos grupos de pessoas que poderiam ser classificados como subculturas, por exemplo: hippies, grupos antigun, atletas de liceu, activistas ambientais, pessoas da comunidade de peles, pessoas da comunidade de cosplay;,punks, góticos, e muitos mais (Lennon, Johnson, & Rudd, 2017, 292).

O cristianismo é uma subcultura?

Durante muitos anos, o cristianismo tem funcionado como uma subcultura nos Estados Unidos da América. O cristianismo tem sido a fé predominante e até mesmo a subcultura dos meios de comunicação social: Livros cristãos, música cristã, filmes cristãos.

Quais são os três tipos de subculturas?

Também tentam dar conta do aparecimento de três tipos de subculturas: criminosa, envolvendo crimes contra a propriedade; conflituosa, envolvendo violência; e retretista, envolvendo drogas.