O que é cobertura cambial cruzada?

A cobertura cruzada é uma estratégia frequentemente utilizada pelos investidores para gerir o risco dos investimentos. Cross envolve a compra de dois instrumentos de investimento semelhantes com movimentos de preços semelhantes, de tal forma que o risco financeiro de um dos instrumentos é compensado pelo ganho financeiro dos outros instrumentos.

O que é a cobertura cambial cruzada?

A cobertura cruzada é uma técnica de cobertura que envolve a cobertura de uma exposição numa moeda com um contrato a prazo denominado numa moeda diferente, mas correlacionada. Exemplos de moedas correlacionadas são EUR e CHF, USD e CAD, AUD e NZD, etc..

Como é feita a cobertura cambial?

A cobertura é realizada através da compra de uma exposição cambial compensatória. Por exemplo, se uma empresa tem a obrigação de entregar 1 milhão de euros em seis meses, pode cobrir este risco através da celebração de um contrato de compra e venda de 1 milhão de euros na mesma data, para que possa comprar e vender na mesma moeda na mesma data.

Será que a cobertura cambial vale o risco?

Acontece que a cobertura cambial vale definitivamente a pena considerar quando se investe em obrigações, mas muitas vezes não se justifica no caso de acções. O risco cambial pode ter um impacto substancial na exposição total ao risco da carteira.

Qual é a finalidade da cobertura?

A cobertura é uma estratégia de gestão de risco utilizada para compensar perdas em investimentos, tomando uma posição oposta num activo relacionado. A redução do risco proporcionada pela cobertura também resulta tipicamente numa redução dos lucros potenciais. A cobertura requer o pagamento de dinheiro pela protecção que proporciona, conhecida como o prémio.

Quando se deve cobrir a moeda?

A cobertura do risco monetário dos países desenvolvidos pode dar-lhe um ligeiro retorno positivo ou negativo ao longo de 10 anos, ganhos ou perdas muito maiores ao longo de 5 anos e ainda mais ao longo de um ano. Se quiser evitar todos os lucros ou perdas cambiais, deve seguir uma estratégia rigorosa de cobertura de risco e ater-se a ela.

Qual é a diferença entre cobertura cambial e cobertura estratégica?

Qual dos seguintes aspectos é uma diferença entre cobertura cambial e cobertura estratégica? A cobertura cambial é feita através de especialistas financeiros internos, enquanto que a cobertura estratégica é feita através de sourcing ou investimento directo estrangeiro.

A cobertura cambial é um derivado?

A cobertura cambial é a utilização de instrumentos financeiros, chamados contratos derivados, para gerir o risco financeiro. Envolve a designação de um ou mais instrumentos financeiros como um amortecedor para potenciais perdas.

Como funciona um swap cambial cruzado?

O swap cambial cruzado refere-se a um acordo entre duas partes para negociar moedas. Ao longo da duração do swap, os pagamentos de juros são trocados periodicamente, sendo o capital de igual valor trocado na origem e no vencimento.

Porque é que as empresas cobrem a moeda?

Porque é que uma empresa escolheria cobrir as suas divisas estrangeiras? Uma empresa cobriria a sua exposição cambial para proteger a sua margem de lucro da volatilidade do mercado. É mais comum nas empresas que têm uma exposição a uma moeda secundária e têm preços fixos nos seus produtos ou serviços.

Qual é o custo da cobertura cambial?

1 – Os custos de cobertura cambial estão a aumentar Para os investidores imobiliários estrangeiros que procuram cobrir os activos em dólares americanos, o custo da cobertura cambial tem aumentado tremendamente. Os custos de cobertura estão agora a aumentar de 200 a 300 pontos de base para alguns investidores transfronteiriços.

Como é calculado o custo da cobertura?

Hedge Ratio = Value of the Hedge Position/Value of the Total Exposure

  1. Value of the Hedge Position = Total dollars which is invested by the investor in the hedged position.
  2. Value of the total exposure = Total dollars, which is invested by the investor in the underlying asset.


Está coberto ou não coberto melhor?

Não há resposta certa ou errada se as ETFs devem ou não ser cobertas – depende apenas da preferência do investidor. Deve considerar o seu perfil de risco/retorno, o seu horizonte temporal de investimento e avaliar o risco do país em que está a investir. A compra de ETFs não cobertos pode ser uma coisa boa se o dólar australiano cair.

A cobertura cambial reduz a volatilidade?

A cobertura do risco cambial também pode reduzir significativamente a volatilidade dos investimentos em acções.

A cobertura reduz os retornos?

A inclusão dos custos de cobertura reduzirá o retorno global esperado das carteiras total ou parcialmente cobertas, mas não alterará o desvio padrão dos retornos.

Como funciona um swap cambial cruzado?

O swap cambial cruzado refere-se a um acordo entre duas partes para negociar moedas. Ao longo da duração do swap, os pagamentos de juros são trocados periodicamente, sendo o capital de igual valor trocado na origem e no vencimento.

O que é a cobertura de pilha e rolo?

Quando o contrato a curto prazo amadurece, restabelecemos a cobertura da pilha, fazendo contratos longos no novo mês próximo. Este processo de empilhar os contratos futuros no contrato a curto prazo e rolar para o novo contrato a curto prazo chama-se stack and roll over no novo contrato a curto prazo.

O que é o comércio transfronteiriço de mercadorias?

A cobertura cruzada de mercadorias é uma forma popular de gerir o risco tanto para os produtores como para os especuladores. Também referida como cobertura cruzada, esta estratégia financeira envolve a abertura de posições em mercados relacionados para mitigar a exposição sistémica.

Qual é a diferença entre hedging e especulação?

A especulação envolve tentar lucrar com a alteração do preço de um título, enquanto que a cobertura tenta reduzir a quantidade de risco, ou volatilidade, associada à alteração do preço de um título.

Qual é a diferença entre hedging e futuros?

Em termos simples, a cobertura significa proteger, tal como no caso de um contrato de futuros. Significa assegurar o investimento contra a queda imprevista dos preços num futuro próximo. Impede o investidor de incorrer em riscos, mas também minimiza as hipóteses de potenciais ganhos.

Qual é a diferença entre o contrato de cobertura e o contrato a prazo?

A principal diferença entre cobertura e contrato forward é que a cobertura é uma técnica usada para reduzir o risco de um activo financeiro enquanto que um contrato forward é um contrato entre duas partes para comprar ou vender um activo a um preço especificado numa data futura.