O que é uma estratégia de planeamento sucessório?

Qual é a estratégia para o planeamento sucessório?

O planeamento da sucessão é uma estratégia para identificar e desenvolver futuros líderes na sua empresa – não apenas no topo mas para papéis importantes a todos os níveis. Ajuda a sua empresa a preparar-se para todas as contingências, preparando trabalhadores de elevado potencial para o progresso.

O que é um exemplo de planeamento sucessório?

O departamento de RH desempenha um papel crucial no planeamento sucessório. Aconselham os gestores a identificar posições vulneráveis que podem em breve ficar vagas. Por exemplo, o empregado em questão pode estar a reformar-se, a mudar-se para outra cidade, ou a aceitar um emprego noutra empresa.

Quais são as quatro fases do planeamento sucessório?

Há quatro fases principais no processo de planeamento sucessório, que envolvem transição (movimento de novas funções), iniciação, selecção e educação.

Quais são os cinco níveis de planeamento sucessório?

Para o fazer eficazmente, o planeamento sucessório deve ser abordado a cinco níveis: sucessão de gestão, sucessão de propriedade, sucessão de relações, sucessão cultural e, por último mas não menos importante, sucessão de liderança. A única forma de uma empresa e os actuais líderes poderem crescer é através da adopção de uma cultura de sucessão.

Qual é o objectivo do planeamento sucessório?

O objectivo do planeamento da sucessão é assegurar que uma empresa tenha sempre os líderes certos no lugar, caso uma mudança ocorra rapidamente. Ao não criar um plano de sucessão ordenado, a sua empresa pode não ter uma segunda oportunidade se não se adaptar imediatamente após um actor-chave abandonar a empresa ou falecer.

Quais são os principais objectivos do planeamento sucessório?

Os principais objectivos do planeamento sucessório são assegurar a continuidade, identificar posições críticas, compreender os níveis de competência da organização, reconhecer o potencial e o desenvolvimento da força de trabalho, e obter conhecimentos valiosos sobre a força de trabalho e os departamentos.

Qual é o primeiro passo no planeamento sucessório?

O primeiro passo no planeamento da sucessão é escolher as posições que mais necessitam de sucessores. Dois factores a considerar quando se dá prioridade às posições são a vulnerabilidade e a criticidade. 1. Primeiro, determinar quais as posições que não têm sucessor identificável, estas posições são mais vulneráveis à perda de conhecimento.

Que modelo é mais comummente utilizado no planeamento sucessório?

A grelha de 9 caixas é mais frequentemente utilizada no planeamento da sucessão como um método de avaliação do talento actual de uma organização e de identificação de potenciais líderes.

Quais são os componentes do planeamento sucessório?

5 Components of a Successful Succession Plan

  • A Strategic Plan for the Business. A strategic plan examines the current state of the business and where it is headed over the next five years or so. …
  • A Financial Plan for You, the Business Owner. …
  • Ownership Transition. …
  • Leadership Transition. …
  • Governance.


Quem é responsável pelo planeamento sucessório?

Nas grandes empresas, o conselho de administração supervisiona normalmente o planeamento da sucessão para além do director executivo principal (CEO), e afecta proprietários, empregados, assim como accionistas. Uma empresa de maior dimensão pode formar empregados de nível médio para um dia assumirem posições de nível superior.

Qual é a diferença entre o planeamento sucessório e a gestão sucessória?

Noções básicas de RH: Planeamento da sucessão

Qual é o primeiro passo do planeamento sucessório?

O primeiro passo no planeamento da sucessão é escolher as posições que mais necessitam de sucessores. Dois factores a considerar quando se dá prioridade às posições são a vulnerabilidade e a criticidade. 1. Primeiro, determinar quais as posições que não têm sucessor identificável, estas posições são mais vulneráveis à perda de conhecimento.

Quais são as características de um plano de sucessão bem sucedido?

The 5 key features of Succession Planning

  • Step 1: Identifying critical positions in an organisation. Perhaps the most obvious starting point. …
  • Step 2: Identifying successors. …
  • Step 3: Creating the talent pool. …
  • Step 4: Populating the succession plan. …
  • Step 5: Scheduling succession planning or Talent Review meetings.


Como se planeia uma sucessão para uma empresa familiar?

How to Write a Family Business Succession Plan

  1. Choose the right business structure. …
  2. Have a mission statement and a set of core values. …
  3. Choose your successor. …
  4. Talk to prospective successors. …
  5. Talk to non-family employees. …
  6. Making a plan is the first—and most difficult—step.


Porque é que as empresas familiares precisam de um plano de sucessão?

O planeamento da sucessão é fundamental para alcançar um legado a longo prazo numa empresa familiar, definindo, entre outras coisas, quando os membros da família podem trabalhar na empresa, como os lucros devem ser distribuídos, quem pode servir na direcção, como planear a futura liderança, e outros assuntos tais como impostos, responsabilidade civil, planeamento patrimonial,

Como escolher e preparar um sucessor no negócio familiar?

Here are some things that owners should do when considering their successors:

  1. Identify potential candidates.
  2. Determine the interest level of those candidates you deem suitable.
  3. Establish measurable criteria for assessing potential successors.
  4. Evaluate the candidates to identify gaps in their skills and experience.