O que é a teoria do planeamento processual?

A teoria do planeamento PROCEDURAL trata da elaboração e implementação de planos. Preocupa-se com os processos e técnicas que são empregados pelos planificadores no seu trabalho, bem como com os modos de funcionamento das agências de planeamento. Consequentemente, concentra-se esmagadoramente nos meios de planeamento e não nos fins.13 июл. 1979

Qual é a diferença entre a teoria do planeamento processual e a teoria do planeamento substantivo?

As teorias processuais de planeamento referem-se a técnicas e modelos conceptuais que definem o trabalho dos próprios planificadores. Em contraste, as teorias substantivas dizem respeito à natureza dos problemas e processos sociais que se encontram fora da profissão, aos quais os planeadores se dirigem.
1 окт. 1979

Quais são as Nove teorias processuais de planeamento?

Existem nove teorias processuais de planeamento que continuam a ser as principais teorias de procedimento de planeamento hoje em dia: a abordagem Racional-Compreensiva, a abordagem Incremental, a abordagem Transformativa Incremental (TI), a abordagem Transactiva, a abordagem Comunicativa, a abordagem Advocacy, a abordagem Equidade,

Quais são os tipos de teorias de planeamento?

O resultado seriam seis tipos de teoria de planeamento: 1) analítico-explanativa, 2) formal-explanativa, 3) processual-explanativa, 4) analítico-prescritiva, 5) formal-prescritiva, 6) processual-prescritiva.

O que é a teoria substantiva no planeamento?

A teoria substantiva centra-se na substância/assunto do planeamento urbano: por exemplo, na forma da cidade, design, layout, no que faz uma boa cidade, etc. (influenciada pela arquitectura, arquitectura paisagística, geografia, etc.).

Qual é a diferença entre a teoria do planeamento e a teoria do planeamento?

A teoria do planeamento baseia-se no conteúdo do planeamento; enquanto que a teoria do planeamento abrange a forma, estilos ou abordagens que vão para o planeamento global.

O que é a teoria do planeamento racional?

MODELO DE PLANEAMENTO RACIONAL: Definição – O modelo de planeamento racional é o processo de realização de um problema, estabelecendo e avaliando critérios de planeamento, criando alternativas, implementando alternativas, e monitorizando o progresso das alternativas. – Utilizado na concepção de bairros, cidades, e regiões.

Quantas teorias de planeamento existem?

Há oito teorias processuais de planeamento que continuam a ser as principais teorias do procedimento de planeamento hoje em dia: a abordagem racional-compreensiva, a abordagem incremental, a abordagem transactiva, a abordagem comunicativa, a abordagem de defesa, a abordagem de equidade, a abordagem radical, e a abordagem humanista ou

Qual é a importância da teoria do planeamento?

A teoria do planeamento destina-se a ajudar os estudantes a navegar nas complexidades da prática do planeamento, desenvolvendo as suas sensibilidades para questões e valores particulares, o que pode oferecer um ponto de partida útil quando os planeadores têm de tomar decisões difíceis.

Quais são os três níveis de planeamento?

Existem três tipos principais de planeamento, que incluem planeamento operacional, táctico e estratégico.

O que é a teoria do planeamento crítico?

A teoria do planeamento crítico (CPT) envolve questões de poder, equidade, linguagem, construção do conhecimento, e questões relacionadas, de modo a testar “conceitos profissionais, modelos e ‘evangelhos’ contra o seu material do mundo real e consequências discursivas” (Yiftachel e Huxley, 2000: p. 910).

Como é que a teoria do planeamento mudou com o tempo?

A teoria do planeamento mudou ao longo do tempo em resposta às mudanças na teoria social e filosófica mais ampla, bem como às mudanças no mundo material. O pós-modernismo e o pós-estruturalismo desalojaram as abordagens modernistas, racionais e técnicas de planeamento.

O que é a teoria do planeamento regional?

O planeamento regional trata da colocação eficiente das actividades de uso do solo, infra-estruturas e crescimento dos povoamentos numa área maior do que uma cidade ou vila individual. O planeamento regional está relacionado com o planeamento urbano, uma vez que relaciona as práticas de uso do solo a uma escala mais vasta.

O que são conceitos de planeamento?

Conceito e significado de Planeamento
Está a olhar para o futuro. Tenta definir o futuro mapa rodoviário de qualquer organização. O planeamento é a base para outras funções de gestão entre as de direcção e controlo da organização. O planeamento selecciona as futuras linhas de acção de entre as alternativas.

O que é uma teoria substantiva?

Um modelo teórico que fornece uma “teoria de trabalho” de acção para um contexto específico.