A que profundidade haverá mais produtividade primária?

A que profundidade – baixa ou profunda – haverá mais produtividade primária num tanque ou num lago? Explicar. Águas rasas têm mais produtividade primária porque há mais do que suficiente luz solar nessa área, enquanto em águas profundas há menos luz para os organismos passarem pelo processo de fotossíntese. 22.

Como é medida a produtividade primária no oceano?

A produtividade primária pode ser medida a partir da quantidade de oxigénio consumida por um volume de água num período de tempo fixo; a água cuja produtividade deve ser determinada está contida em garrafas brancas e escuras seladas (garrafa pintada de escuro para que a luz não entre).

Esperaria que a concentração de DO de amostras de água retiradas de um lago às 7h00 da manhã fosse superior ou inferior às amostras retiradas às 17h00 explicaria?

Explicar. As amostras de água recolhidas às 7:00 da manhã teriam concentrações de DO mais baixas do que as recolhidas às 17:00. A fotossíntese não pode acontecer durante as horas nocturnas quando não há luz solar. No entanto, às 17h00, as plantas teriam tempo suficiente para realizar a fotossíntese e criar mais oxigénio.

Como varia a produtividade primária líquida com a profundidade da água em ecossistemas de águas paradas?

A NPP varia com a profundidade da água porque a taxa fotossintética diminui à medida que a intensidade da luz diminui até que a taxa de fotossíntese seja igual à taxa de respiração que é igual a zero. Isto é conhecido como profundidade de compensação e corresponde a uma profundidade em que a disponibilidade de luz é igual a um ponto de compensação da luz.

Onde esperaria que o teor de oxigénio dissolvido fosse mais elevado?

O conteúdo de oxigénio é mais elevado à superfície por duas razões principais; é aqui que o oxigénio se dissolve no oceano a partir da atmosfera, e é na água superficial que o oxigénio é produzido pelo fitoplâncton através da fotossíntese .

Onde é a produtividade primária mais elevada no oceano?

Observam-se maiores concentrações de clorofila e em geral maior produtividade no equador, ao longo das costas (especialmente nas margens orientais), e no oceano de alta latitude (Figura 4a e b).

Quando e onde é a produção primária a maior no oceano?

Os organismos que vivem na coluna de água entre a superfície do oceano e o fundo, em grande parte fitoplâncton, conduzem a maior parte da produção primária na água pelágica.

A que profundidade haverá mais produtividade primária num tanque ou lago?

A que profundidade – baixa ou profunda – haverá mais produtividade primária num tanque ou num lago? Explicar. A água rasa terá mais produtividade primária, porque há muita luz solar em águas pouco profundas, e em águas profundas, haverá menos luz para os organismos passarem pela fotossíntese.

Porque é que o oxigénio dissolvido é uma boa medida da produtividade primária?

Resposta e Explicação: O oxigénio dissolvido é uma medida da produtividade primária nos ecossistemas aquáticos, porque todos os produtores primários criam oxigénio.

Como é que o oxigénio dissolvido está relacionado com a produtividade primária?

A produtividade primária é medida pela quantidade de oxigénio dissolvido disponível na água. Isto mostra a quantidade de oxigénio produzida pela fotossíntese e a quantidade utilizada pela respiração.

Porque é que a produtividade primária no ecossistema aquático diminui com a profundidade?

– A intensidade da luz diminui com a profundidade, menos luz limita a fotossíntese. – A temperatura diminui com a profundidade, diminuindo a taxa de fotossíntese.

Quais são os factores que afectam a produtividade primária?

Solução : Factores que afectam a produtividade primária: a produtividade primária depende das espécies vegetais de uma área, da sua capacidade fotossintética, disponibilidade de nutrientes, radiação solar, precipitação, tipo de solo, factores topográficos (altitude, latitude, direcção) e outros factores ambientais.

Como é que a água limita a produção primária?

A falta de água é o principal limite da produção primária na superfície da Terra. Verificou-se que em qualquer área onde exista um abastecimento adequado de água haverá uma grande quantidade de produção primária. A água é fornecida principalmente através da chuva e do sistema climático da Terra.

Porque é que o oceano tem uma baixa produtividade primária líquida?

Em águas de superfície longe das linhas costeiras, geralmente há muito sol mas não há nutrientes suficientes. Portanto, a maior parte da superfície do oceano não é muito produtiva. A água é demasiado profunda para as tempestades agitarem os nutrientes do fundo e não há afloramento.

O que é a alta produtividade primária?

Uma elevada taxa de produtividade primária nos ecossistemas é obtida quando os factores físicos (por exemplo: água, nutrientes e clima) são favoráveis. A presença de algumas formas de energia secundária pode também ajudar a aumentar a taxa de produtividade primária.

Porque é que a produtividade primária nos oceanos é tão elevada nos pólos?

Em particular, o derretimento e o recuo do gelo marinho durante a primavera são fortes motores da produção primária no Oceano Árctico e nos seus mares adjacentes devido à maior disponibilidade de luz (Barber et al.

Qual é a percentagem da produtividade primária dos oceanos?

1 Resposta. Os oceanos contribuem com cerca de 55 mil milhões de toneladas, o que é cerca de 32,5%.

Que métodos são utilizados para medir a produção primária líquida e bruta?

A produção primária bruta pode ser estimada a partir de medições de troca de ecossistema líquido (NEE) de dióxido de carbono feitas pela técnica de covariância de Foucault. Durante a noite, esta técnica mede todos os componentes da respiração do ecossistema. Esta respiração é escalonada para valores diurnos e subtraída ainda mais da NEE.

Qual é a unidade padrão que é utilizada para medir a produtividade?

Uma das medidas de produtividade mais amplamente utilizadas é o Produto Interno Bruto (PIB) por hora trabalhada. Esta medida capta melhor a utilização de mão-de-obra consumida do que apenas a produção por empregado.

Quais são os factores que afectam a produtividade primária dos oceanos?

Produtividade Oceânica. Factores abióticos como a radiação solar e nutrientes, e factores bióticos como a predação do zooplâncton podem afectar a produtividade primária dos oceanos. A produtividade varia com a estação do ano, e também local e globalmente.

A profundidade da água afecta a produção primária?

1 À medida que a profundidade aumenta, a taxa de fotossíntese decresce à medida que a luz se torna limitada. A taxa de respiração permanece consistente em todas as profundidades. A profundidade onde a fotossíntese é igual à respiração é a profundidade de compensação (PW). Os nutrientes são requeridos por todos os produtores primários marinhos.

Porque é que a produtividade primária diminui com a profundidade em meio aquático?

Responder Texto: – A intensidade da luz diminui com a profundidade, menos luz limita a fotossíntese. – A temperatura diminui com a profundidade, diminuindo a taxa de fotossíntese.