Angola: projecto megalómano -de onde sairá o dinheiro para construir o “Centro Político Adminstrativo de Luanda”?

49346143_1195266273965642_4808188279822221312_n

Rádio Angola Unida (RAU) – 135ª Edição do programa “7 dias de informação em Angola”,apresentado no dia 25-7-2019 por Serafim de Oliveira com análises e comentários de Carlos Lopes:

– A Agência de Investimento e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola anunciou que, nos últimos doze meses, deram entrada 155 novos projetos privados avaliados em 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros), com a China e Portugal a liderarem os investimentos. Dos 155 projetos registados, “nesse momento 38 estão, efetivamente, implementados, estão a funcionar”, tendo sido já arrecadados cerca de 778 milhões de dólares (693 milhões de euros).

– O Governo angolano recebeu oficialmente o primeiro navio de investigação oceânica, construído na Roménia pela holandesa Damen e orçado em 80 milhões de dólares (71 milhões de euros). O navio Baía Farta, cujas ações iniciais de investigação estão previstas para finais de agosto ou princípio de setembro, é o primeiro do género em África e o terceiro a nível do mundo em termos de capacidade, laboratórios e autonomia.

– O presidente de Angola exonerou os ministros da Economia, Agricultura e Interior e trocou os governadores de Cabinda e Kuando Kubango, colocando Manuel Neto da Costa na Economia, Eugénio César Laborinho no Interior e António Francisco de Assis na Agricultura. Foram demitidos o governador da província de Cabinda, Eugénio César Laborinho, e Pedro Mutinde, governador de Kuando Kubango, entrando como substitutos Marcos Alexandre Nhunga em Cabinda e Júlio Marcelino Vieira Bessa em Kuando Kubango. O secretário de Estado para o Planeamento, Manuel Neto da Costa, será substituído por Samahina de Sousa da Silva Saúde, enquanto Alcino dos Prazeres Isata Francisco da Conceição foi exonerado do cargo de Secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, sendo substituído por Lopes Paulo, acrescenta-se ainda na nota divulgada hoje em Luanda, que dá ainda conta da nomeação de Jorge Francisco Silveira para o cargo de Director-Adjunto do Cerimonial do Presidente da República.

– O Centro Político Administrativo de Luanda será erigido na orla marítima de Luanda, zona da Chicala, numa área total de 1.193.947 metros quadrados, compreendendo 28 edifícios ministeriais, secretariado do conselho de ministros, 37 casas protocolares, centro de convenções, um hotel protocolar, um campus judicial e outros serviços. O também denominado Bairro dos Ministérios, compreende igualmente “áreas inteiramente dedicadas à iniciativa privada”, como centro de negócios, prédios de apartamentos, hotéis, restaurantes e zonas de lazer. A ser erguido em três anos numa parceria público-privada, onde as autoridades não avançaram os custos, limitando-se a informar que o investimento será amortizado em sete anos.

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para Prof.kiluangenyc@yahoo.com. RAU – Rádio Angola Unida -Uma rádio ao serviço dos angolanos, que não têm voz em defesa dos Direitos Humanos e Combate a Corrupção, em prol de um Estado Democrático e de Direito, apostando no Desenvolvimento sustentável e na dignidade do povo soberano de Angola. Os programas da Rádio Angola Unida (RAU) são apresentados e produzidos em Washington D.C.

Escute aqui:
https://www.blogtalkradio.com/profkiluangenyc/2019/07/25/angola-crise-continuada-afugenta-investimento-estrangeiro

Author: angolatransparency

-Impulsionar os cidadãos angolanos a questionarem como o erário público é gerido e terem a capacidade de responsabilizar os seus maus gestores de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição da República --Boost the Angolan citizens to question how the public money is managed and have the ability to blame their bad managers in accordance with the principles laid down in the Constitution of the Republic-------------- Prof. N'gola Kiluange (Serafim de Oliveira)

One thought on “Angola: projecto megalómano -de onde sairá o dinheiro para construir o “Centro Político Adminstrativo de Luanda”?”

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.