Quando é feito um ajustamento prévio por uma empresa?

Em termos simples, um ajustamento do período anterior é uma forma de as empresas corrigirem os erros contabilísticos do exercício anterior e foi reportado nas demonstrações financeiras do ano anterior. Os contabilistas voltam ao passado e corrigem os erros do passado nas demonstrações financeiras do presente ano.

Como são relatados os ajustamentos do período anterior?

Deverá prestar contas de um ajustamento do período anterior, repetindo as demonstrações financeiras do período anterior. Isto é feito ajustando os valores contabilísticos de qualquer activo ou passivo impactado a partir do primeiro período contabilístico apresentado, com uma compensação para o saldo inicial dos lucros retidos nesse mesmo período contabilístico.

O que é que um ajustamento do período anterior dá um exemplo?

Por exemplo, pode ter sido cometido um erro matemático numa declaração de rendimentos do ano anterior que aumentou as despesas declaradas e reduziu as receitas declaradas. Se este erro fosse material, o ajustamento poderia ser feito na demonstração de resultados retidos para ajustar a conta de capitais próprios ao saldo adequado.

Os ajustamentos do período anterior vão para a declaração de rendimentos?

Os ajustamentos de períodos anteriores são capazes de afectar o balanço, a declaração de rendimentos ou mesmo ambos. Se o erro afectar ambos, a abertura de lucros retidos será afectada e será necessário registar a entrada de ajustamentos de períodos anteriores.

Como é que os ajustamentos de períodos anteriores afectam os lucros retidos?

Para corrigir o erro no período actual, é registado um ajustamento do período anterior para ajustar os lucros retidos iniciais para chegar à demonstração dos lucros retidos iniciais recalculados na demonstração dos lucros retidos. Ao ajustar apenas os lucros retidos iniciais, o ajustamento não tem qualquer efeito sobre o rendimento líquido do período corrente.

Qual é o tratamento de uma correcção de um erro de um período anterior?

Os erros do período anterior devem ser corrigidos Retrospectivamente nas demonstrações financeiras. A aplicação retrospectiva significa que a correcção afecta apenas valores comparativos de períodos anteriores. Os montantes do período actual não são afectados. Portanto, os montantes comparativos de cada período anterior apresentados que contenham erros são reexpressos.

O que significa o período anterior?

Período anterior . O mês civil imediatamente anterior a qualquer Data de Distribuição.