O que é o valor presente e o valor futuro?

O valor presente é a soma de dinheiro que deve ser investida para se atingir um objectivo futuro específico. O valor futuro é o montante em dólares que irá acumular ao longo do tempo quando essa soma for investida.

O que é o valor presente e o valor futuro com o exemplo?

Estes dois conceitos são os do valor temporal do dinheiro. Um $100 investido num banco à taxa de juros de 10% durante 1 ano torna-se $110 ao fim de um ano. Do exemplo, $110 é o valor futuro de $100 após 1 ano, e de forma semelhante, $100 é o valor actual de $110 a ser recebido após 1 ano.

O que é o valor presente e a fórmula do valor futuro?

Fórmula do Valor do Tempo do Dinheiro
Mas em geral, a fórmula mais fundamental da TVM tem em conta as seguintes variáveis: FV = valor futuro do dinheiro. PV = valor actual da moeda. i = taxa de juro.

Qual é o exemplo de valor presente?

O valor actual é o valor actual de alguma quantia de dinheiro no futuro. Por exemplo, se lhe for prometido $110 num ano, o valor actual é o valor actual desses $110 hoje.

O que é o valor futuro?

O valor futuro (FV) é o valor de um activo actual numa data futura com base numa taxa presumida de crescimento. O valor futuro é importante para os investidores e planeadores financeiros, pois utilizam-no para estimar o valor de um investimento feito hoje no futuro.

Qual é o exemplo de valor futuro?

Valor futuro é o que uma soma de dinheiro investido hoje se tornará ao longo do tempo, a uma taxa de juro. Por exemplo, se investir hoje $1.000 numa conta poupança a uma taxa de juro anual de 2%, valerá $1.020 no final de um ano. Por conseguinte, o seu valor futuro é de $1.020.

Como se explica o valor presente?

O valor presente é o conceito que declara que uma quantia de dinheiro hoje vale mais do que essa mesma quantia no futuro. Por outras palavras, o dinheiro recebido no futuro não vale tanto como uma quantia igual recebida hoje. Receber hoje $1.000 vale mais de $1.000 daqui a cinco anos.

Porque é que o valor presente é importante?

O valor actual é importante porque permite aos investidores comparar valores ao longo do tempo. O VP pode ajudar os investidores a avaliar os benefícios financeiros futuros de activos ou passivos correntes. Utilizado em áreas como a modelação financeira, avaliação de acções e preços de obrigações, com base nos seus retornos futuros, os investidores podem calcular o valor presente.