O que é o modelo EFQM?

O Modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (EFQM), é um quadro de auto-avaliação para medir os pontos fortes e as áreas de melhoria de uma organização em todas as suas actividades.

Quais são os conceitos do Modelo de Excelência da EFQM?

O principal conceito de excelência sob EFQM é a necessidade de acrescentar valor aos clientes. Uma empresa deve permanecer empenhada na melhoria contínua dos seus produtos. Como a tecnologia continua a mudar, a principal preocupação de uma empresa deve ser sempre a de como criar mais valor para os clientes.

Quais são os 3 níveis da EFQM?

Existem três níveis de reconhecimento no esquema de Níveis de Excelência, ou seja:

  • I. European Excellence Award – EEA.
  • II. Reconhecido pela Excelência – R4E.
  • III. Compromisso com a Excelência – C2E.


Quais são os elementos da EFQM?

Este modelo de gestão e quadro de gestão da qualidade visa a excelência sustentável, na qual a qualidade, eficiência e sustentabilidade são os elementos-chave. A base do Modelo EFQM consiste no conceito de Gestão da Qualidade Total (TQM).

Em que se baseia a estrutura do Modelo EFQM?

A estrutura do Modelo EFQM baseia-se na lógica simples mas poderosa de fazer três perguntas que correspondem às três definições principais em que qualquer organização opera – DIRECÇÃO, EXECUÇÃO e RESULTADOS.

Qual é a importância do modelo EFQM?

Os benefícios da aplicação do modelo EFQM
melhoria contínua, sustentando a excelência, reforçando as capacidades de liderança e encorajando os empregados a inovar. Optimização de recursos concentrando-se em projectos estrategicamente importantes. desenvolvimento que ajuda a desenvolver o desempenho da instituição.

Porquê utilizar a EFQM?

O Modelo EFQM promove uma abordagem de liderança forte e eficaz para assegurar uma forte tomada de decisões, colaboração e trabalho de equipa. Além disso, é uma grande ferramenta para transformar a organização a fim de alcançar um elevado nível de excelência, empenho, sustentabilidade dos resultados e responsabilidade para com a sociedade.

Quais são os cinco conceitos-chave da gestão da qualidade total?

Cinco Conceitos Chave
Três são fundamentais para a TQM: um enfoque nos clientes, melhoria contínua e aprendizagem, e participação e trabalho de equipa por parte de todos os empregados. Os estudos da TQM concordam em mais dois princípios-chave: um compromisso da gestão de topo e uma abordagem de processo aos desafios empresariais da organização.

ue critérios tem o modelo EFQM?

Os folhetos 1 – 9 baseiam-se nos 9 Critérios do Modelo de Excelência da EFQM e fornecem conselhos e ideias para o desenvolvimento de abordagens de Boas Práticas em todos os 9 Critérios. A estrutura e estilo dos Cadernos é semelhante, cada um explorando os conceitos-chave de um Critério.

s EFQM Excellence Model PDF?

O modelo EFQM Excellence é um quadro não prescritivo. de melhoria contínua da qualidade que pode ser utilizado por qualquer tipo de organização, independentemente do sector, tamanho, estrutura ou maturidade. Os elementos essenciais que constituem a EFQM são os conceitos fundamentais. de excelência.