Quem desenvolveu a teoria do desenvolvimento moral?

Lawrence KohlbergLawrence Kohlberg propôs uma teoria de desenvolvimento moral altamente influente, inspirada nas obras de Jean Piaget e John Dewey. Kohlberg foi capaz de demonstrar através de investigação que os humanos melhoraram o seu raciocínio moral em 6 passos específicos.

Quem é o pai do desenvolvimento moral?

Lawrence Kohlberg
Lawrence Kohlberg, (nascido a 25 de Outubro de 1927, Bronxville, Nova Iorque, E.U.A. – morreu a 17 de Janeiro de 1987, Boston, Massachusetts), psicólogo e educador americano conhecido pela sua teoria do desenvolvimento moral.

O que é a teoria do desenvolvimento moral?

O desenvolvimento moral refere-se ao processo através do qual as crianças desenvolvem os padrões de certo e errado dentro da sua sociedade, com base em normas sociais e culturais, e leis.

Quem é o pai dos valores morais?

O filósofo das Luzes do século XVIII David Hume (1711-1776) serve em vários aspectos importantes como pai tanto do emotivismo moderno como do relativismo moral, embora o próprio Hume não tenha abraçado o relativismo.

Quais são as três teorias do desenvolvimento moral?

Os três níveis de raciocínio moral incluem pré-convencional, convencional, e pós-convencional. Ao utilizar as respostas das crianças a uma série de dilemas morais, Kohlberg estabeleceu que o raciocínio por detrás da decisão era uma indicação maior de desenvolvimento moral do que a resposta real.

Quais são as duas teorias do desenvolvimento moral?

Há dois líderes conhecidos no campo do desenvolvimento cognitivo e da moralidade: Jean Piaget e Lawrence Kohlberg. Jean Piaget acreditava que existiam dois níveis principais para o desenvolvimento moral durante a infância. O primeiro chama-se moralidade heterónoma, e o segundo moralidade autónoma.

Qual é a teoria de Freud sobre o desenvolvimento moral?

Segundo Freud, o desenvolvimento moral prossegue quando os desejos egoístas do indivíduo são reprimidos e substituídos pelos valores de importantes agentes socializadores na sua vida. Por um defensor do behaviorismo, Skinner 1938 concentrou-se igualmente na socialização como a principal força por detrás do desenvolvimento moral.

Qual é a história do desenvolvimento moral?

A Teoria do Desenvolvimento Moral é um assunto muito interessante, que deriva da teoria do raciocínio moral de Jean Piaget. Desenvolvida pelo psicólogo Lawrence Kohlberg, esta teoria fez-nos compreender que a moral começa desde os primeiros anos da infância e pode ser afectada por vários factores.

Qual é a teoria moral mais antiga?

Ética das virtudes
A ética da virtude é sem dúvida a teoria ética mais antiga do mundo, com origens na Grécia Antiga. Define as boas acções como aquelas que exibem traços de carácter virtuoso, como coragem, lealdade, ou sabedoria.

Quem falou de desenvolvimento moral?

psicólogo Lawrence Kohlberg
A Teoria do Desenvolvimento Moral foi desenvolvida pelo psicólogo americano Lawrence Kohlberg. A teoria de Kohlberg é construída sobre a teoria do desenvolvimento moral em duas fases de Jean Piaget. De acordo com a teoria de Piaget, a ideia de uma criança sobre regras, castigos e moral muda com a idade.

Quem foi o primeiro filósofo moral?

Sócrates
Sócrates (/ˈsɒkrətiːz/; grego: Σωκράτης; c. 470-399 AC) foi um filósofo grego de Atenas que é creditado como o fundador da filosofia ocidental e entre os primeiros filósofos morais da tradição ética do pensamento.

Qual é a importância da teoria do desenvolvimento moral?

O desenvolvimento moral ajuda-o a melhorar as suas crenças porque é possível acreditar em coisas erradas enquanto cresce, considerando que muitas vezes as pessoas não se dão ao trabalho de lhe dizer o que está errado ou certo. Muitas crianças não recebem uma educação adequada sobre moralidade e ética que as conduza na direcção errada.

O que é que o desenvolvimento moral explica com a ajuda de exemplos?

Durante esta fase, o desenvolvimento moral é influenciado por expectativas ou normas sociais. Uma pessoa toma decisões morais com base na forma como irá afectar as suas relações interpessoais. Por exemplo, uma criança que age bem ou se comporta correctamente para obter a aprovação dos outros.

Qual é o principal objectivo da teoria moral?

As teorias morais podem ajudar os médicos a justificar e a reflectir sobre as decisões éticas que tomam. As teorias morais são diferentes de outras teorias: embora possam ajudar-nos a justificar as decisões éticas que tomamos, muitas vezes não são preditivas.

Qual é o foco principal da teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg?

Cognitiva por natureza, a teoria de Kohlberg centra-se no processo de pensamento que ocorre quando se decide se um comportamento é certo ou errado. Assim, a ênfase teórica está na forma como se decide responder a um dilema moral, e não no que se decide ou no que se faz de facto.

Qual é o nome da teoria de Kohlberg?

A teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg
A teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg é uma teoria que se centra na forma como as crianças desenvolvem a moralidade e o raciocínio moral. A teoria de Kohlberg sugere que o desenvolvimento moral ocorre numa série de seis fases e que a lógica moral se concentra principalmente na procura e manutenção da justiça.

Quais são as 3 fases de desenvolvimento moral de Kohlberg?

As seis fases de Kohlberg foram agrupadas em três níveis: pré-convencional, convencional, e pós-convencional. Seguindo os requisitos construtivistas de Piaget para um modelo de fases (ver a sua teoria do desenvolvimento cognitivo), é extremamente raro retroceder em fases.