Que regulador é responsável pela aplicação das disposições da Lei do Sigilo Bancário e da Lei Patriota?

Authorities Delegated to FinCENFinCENFinCENFinCEN é um gabinete do Departamento do Tesouro dos EUA. O Director do FinCEN é nomeado pelo Secretário do Tesouro e responde perante o Subsecretário do Tesouro para o Terrorismo e Inteligência Financeira.

Quem é responsável pela aplicação da BSA?

Os requisitos de informação relacionados com a BSA para bancos nacionais e associações de poupança são administrados pela Rede de Execução de Crimes Financeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (FinCEN).

O que é o regulamento da BSA?

A Lei de Informação sobre Moeda e Transacções Estrangeiras de 1970 – cujo quadro legislativo é geralmente referido como a “Lei do Sigilo Bancário” (BSA) – exige que as instituições financeiras dos EUA prestem assistência às agências governamentais dos EUA na detecção e prevenção do branqueamento de capitais.

Quem é regulado pelo FinCEN?

FinCEN tem a desafiante mas importante tarefa de escrever e coordenar a aplicação das regras anti-lavagem de dinheiro para mais de 100.000 bancos, cooperativas de crédito, empresas de serviços de dinheiro (MSBs), companhias de seguros, corretores de títulos, casinos, fundos mútuos, comerciantes de metais preciosos, e outras instituições financeiras

Quem regula a AML em nós?

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos está totalmente dedicado ao combate a todos os aspectos do branqueamento de capitais no país e no estrangeiro, através da missão do Gabinete de Terrorismo e Inteligência Financeira (TFI).

O que é o Patriot Act na banca?

Requer que as instituições financeiras estabeleçam programas de combate ao branqueamento de capitais, os quais devem incluir, no mínimo: o desenvolvimento de políticas, procedimentos e controlos internos; a designação de um responsável pela conformidade; um programa de formação contínua dos funcionários; e uma função de auditoria independente para testar programas.

O FinCEN é um regulador dos EUA?

Em Maio de 1994, a sua missão foi alargada para incluir responsabilidades regulamentares. Actualmente, o FinCEN é uma das principais agências do Tesouro para supervisionar e implementar políticas de prevenção e detecção do branqueamento de capitais. Isto é conseguido de duas maneiras.

O que é que significa FinCEN?

Rede de Aplicação da Lei de Crimes Financeiros
United States Department of the Treasury Financial Crimes Enforcement Network | FinCEN.gov.

Quem é o chefe do FinCEN?

Kenneth A. Blanco | Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN)

O que é a sigla BSA?

Lei do Sigilo Bancário (BSA)

Quais são os 4 pilares da conformidade BSA?

O programa escrito de conformidade BSA/AML deve incluir os quatro pilares a seguir:

  • Controles internos;
  • A designação de um oficial BSA/AML;
  • Um BSA/AML programa de treinamento; e.
  • Testes independentes para testar programas.


Qual é o objectivo original da BSA?

O Congresso aprovou a Lei do Sigilo Bancário em 1970 como as primeiras leis a combater o branqueamento de capitais nos Estados Unidos. A BSA exige que as empresas mantenham registos e apresentem relatórios que estão determinadas a ter um elevado grau de utilidade em assuntos criminais, fiscais e regulamentares.

Quais são os 5 pilares da BSA?

Os cinco (5) pilares da conformidade com BSA/AML/OFAC

  • PILAR #1. DESIGNAÇÃO DE UM DIRETOR DE CONFORMIDADE.
  • PILAR Nº 2. DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS.
  • PILAR #3. TREINAMENTO CONTÍNUO E RELEVANTE DE FUNCIONÁRIOS.
  • PILAR #4. TESTE E REVISÃO INDEPENDENTES.
  • PILAR #5. DEVIDA DILIGÊNCIA DO CLIENTE.
  • TREINAMENTO RECOMENDADO.


O que é a conformidade BSA e AML?

BSA é o nome comum de uma série de leis e regulamentos promulgados nos Estados Unidos para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

Qual é um dos principais componentes da Lei BSA AML Act?

Os relatórios obrigatórios estão no cerne dos regulamentos AML, pelo que os sistemas têm de ser concebidos para gerar estes relatórios, e a manutenção e retenção de registos é fundamental.