Qual é a principal diferença entre as pessoas em forma de T e as pessoas em forma de I?

Estas pessoas são conhecidas nas comunidades ágeis como “pessoas em forma de I” uma vez que, tal como a letra “I”, têm profundidade, mas não muita amplitude. Em contraste, as “pessoas em forma de T” complementam os seus conhecimentos numa área com competências de apoio, mas menos desenvolvidas, em áreas associadas e boas capacidades de colaboração.

O que são as pessoas em forma de T vs I?

O profissional em forma de I é altamente versado numa área específica de especialização e aprende perfurando mais profundamente num determinado campo. A pessoa em forma de T tem competências e conhecimentos mais amplos e aprende ligando diferentes perspectivas de diferentes especialidades.

Que descrições distinguem melhor os perfis em forma de I dos perfis em forma de T?

Os perfis em forma de I são linhas verticais (apenas especialização), enquanto os perfis em forma de T são horizontais (apenas generalismo).

O que se entende por pessoa em forma de T?

As competências em forma de T – ou uma pessoa em forma de T – são uma referência a qualidades que tornam um empregado valioso; possuem excelentes conhecimentos e competências em áreas específicas e são bons a trabalhar com outros de uma forma colaborativa.

Como se desenvolvem as pessoas em forma de T?

How to develop T-shaped people

  1. It’s easiest to cross-train similar skills or technology.
  2. Cross-training matrix shows where cross-training would help reduce key person dependency the most.
  3. Pairing facilitates cross-training very quickly.
  4. Cross-functional work encourages cross-training.

O que é o modelo I & T em ágil?

Estas pessoas são conhecidas nas comunidades ágeis como “pessoas em forma de I” uma vez que, tal como a letra “I”, têm profundidade, mas não muita amplitude. Em contraste, as “pessoas em forma de T” complementam os seus conhecimentos numa área com competências de apoio, mas menos desenvolvidas, em áreas associadas e boas capacidades de colaboração.

O que é uma pessoa em forma de M?

As pessoas em forma de M evoluíram da forma Pi- para aquelas que possuem múltiplas especialidades (a parte vertical do M). De uma perspectiva de gestão de recursos, uma pessoa com uma ou mais especialidades é mais adaptável do que uma pessoa com uma única especialidade (pessoa em forma de I) ou mesmo em forma de Pi-.

O que é um profissional de RH em forma de T?

Um empregado em forma de T, no contexto dos recursos humanos, é um indivíduo que possui profundos conhecimentos e capacidades numa área particular de especialização, bem como o desejo e a capacidade de estabelecer ligações através de diferentes disciplinas.

O que é um estratega em forma de T?

T-Shaped Marketing refere-se a: um Marketer que tem um amplo conhecimento que abrange uma vasta gama de tácticas digitais com conhecimento profundo em 1 ou talvez 2 áreas específicas. Este diagrama de Moz mostra o princípio com enfoque em SEO no âmbito das tácticas de marketing digital.

O que são competências em forma de pi?

No contexto deste estudo, os profissionais em forma de π são generalistas (ou seja, caracterizados como tendo competências, perícia e capacidades de comunicação suficientes em várias disciplinas) de um lado, e são considerados especialistas em duas ou mais disciplinas do outro lado [12].

Qual é o oposto das competências em forma de T?

As pessoas em forma de T têm tanto profundidade como amplitude nas suas competências. Podemos contrastar uma pessoa em forma de T com uma pessoa em forma de I. Se as suas competências têm a forma de I, tem um profundo conhecimento e experiência numa área, mas não aplicou essas competências a outras áreas.

O que é que a forma em T significa em ágil?

A metáfora em “T” vem da ideia de que um indivíduo pode possuir competências profundas em algumas áreas, bem como uma gama mais ampla de competências mais rasas.

Porque é que as equipas em forma de T são o futuro do trabalho?

Em palavras simples, os empregados em forma de T são excelentes nas suas tarefas principais/primárias e também desempenham outras tarefas de forma eficiente. Juntamente com competências técnicas, tais como conhecimentos de design ou proficiência em programação, os empregados em forma de T têm também competências cognitivas, tais como criatividade e inteligência emocional.

O que é a forma T na gestão de projectos?

Assim, um gestor de projecto em forma de T é alguém com um conhecimento de trabalho das competências das suas equipas. Eles não se especializam como os seus colegas, mas têm uma compreensão dos conceitos e das melhores práticas. O mesmo se aplica aos gestores de programas.

O que é a divisão da Agile Story?

A divisão da história é o processo de dividir uma única história de utilizador em histórias mais pequenas. No entanto, não se trata de parti-la em tarefas componentes, mas sim de histórias completas ou fatias que ainda oferecem valor para o utilizador. A forma mais fácil de a compreender é com um exemplo.

Quais são os princípios do Manifesto Ágil?

The four core values of Agile software development as stated by the Agile Manifesto are:

  • individuals and interactions over processes and tools;
  • working software over comprehensive documentation;
  • customer collaboration over contract negotiation; and.
  • responding to change over following a plan.


O que são técnicas de priorização no ágil?

8 Popular Prioritization Techniques

  • MoSCoW prioritization – popularized by the DSDM methodology.
  • Kano model – introduced by Prof. Noriaki Kano.
  • The relative weighting method – by Karl Wiegers.
  • Opportunity Scoring.
  • Stack Ranking.
  • Priority Poker.
  • Cost of Delay.
  • 100 Dollar Test.


Qual é a diferença entre Scrum e Kanban?

Kanban é um método de gestão de projectos que ajuda a visualizar as tarefas, enquanto Scrum é um método que fornece estrutura à equipa e calendário. Kanban e Scrum são metodologias de gestão de projectos que completam tarefas de projecto em pequenos incrementos e enfatizam a melhoria contínua.

Como funciona o Kanban de forma ágil?

Kanban é uma estrutura popular utilizada para implementar o desenvolvimento de software agile e DevOps. Exige comunicação em tempo real da capacidade e total transparência do trabalho. Os itens de trabalho são representados visualmente num quadro Kanban, permitindo aos membros da equipa ver o estado de cada item de trabalho em qualquer altura.

Como é que se dá prioridade ao trabalho em ágil?

Agile diz que a melhor maneira de o conseguir é criar uma lista de prioridades ordenada. Prioridade classificada significa que se tiver uma lista de 10 tarefas, cada tarefa recebe um número entre 1 e 10. Duas tarefas não podem ser ambas prioritárias uma. Uma deve ser a prioridade um, e a outra a prioridade dois.

Quem dá prioridade ao atraso do sprint?

O proprietário do produto
O proprietário do produto aparece na reunião de planeamento de sprint com o acúmulo prioritário de produtos ágeis e descreve os principais itens para a equipa. A equipa determina então quais os artigos que pode completar durante o próximo sprint.

Quem é que ordena o atraso?

o Proprietário do Produto
Regras de Scrum: O Backlog do Produto é encomendado pelo Proprietário do Produto.