Qual é a origem do desenvolvimento da organização?

O desenvolvimento organizacional evoluiu aproximadamente na década de 1930, principalmente a partir do mundo da Psicologia. O pai fundador do Desenvolvimento Organizacional é considerado Kurt Lewin, um professor do MIT que trabalhou numa vasta gama de áreas, incluindo a psicologia organizacional e a mudança, bem como a dinâmica de grupo.

Quem é o fundador da Organização Development?

Kurt Lewin
Kurt Lewin (1898-1947) é o pai fundador dos OD, embora tenha morrido antes de o conceito se ter tornado dominante em meados da década de 1950. De Lewin nasceram as ideias de dinâmica de grupo e investigação de acção que sustentam o processo básico de OD, bem como o seu espírito colaborativo de consultor/cliente.

Qual é o conceito de desenvolvimento organizacional?

O Desenvolvimento Organizacional é uma abordagem baseada em objectivos para a mudança de sistemas dentro de uma organização. O Desenvolvimento Organizacional permite às organizações construir e manter um novo estado desejado para toda a organização.

De onde vêm os princípios-chave do desenvolvimento organizacional?

O conceito de desenvolvimento organizacional foi concebido pelo psicólogo germano-americano Kurt Lewin, que foi dos primeiros a aplicar a psicologia social, as dinâmicas de grupo e a investigação social ao mundo do trabalho.

Qual é o objectivo do Desenvolvimento Organizacional?

O desenvolvimento organizacional é um processo crítico e baseado na ciência que ajuda as organizações a construir a sua capacidade de mudança e a alcançar maior eficácia através do desenvolvimento, melhoria e reforço de estratégias, estruturas e processos.

Qual é o objectivo do desenvolvimento organizacional?

OD é a prática de mudança planeada e sistémica nas crenças, atitudes e valores dos empregados para o crescimento individual e da empresa. O objectivo dos DO é permitir a uma organização responder e adaptar-se melhor às mudanças da indústria/mercado e aos avanços tecnológicos.

O que é o desenvolvimento organizacional com exemplo?

Exemplos de Desenvolvimento Organizacional
O objectivo final é melhorar o desempenho dentro da organização como um todo. As empresas em fase de arranque são um exemplo de como funciona o desenvolvimento organizacional. Ao estabelecer as suas metas e objectivos, a empresa pode também identificar o que os empregados podem fazer melhor para o sucesso futuro.

Quais são as 5 fases do desenvolvimento organizacional?

The 5 Phases of the Organizational Development Process

  • Entry. The entry stage represents the first interaction between the consultant and a client to assess the situation & identify the problem. …
  • Diagnosis. …
  • Feedback. …
  • Solution. …
  • Evaluation.


Quais são as quatro fases do desenvolvimento organizacional?

O livro de Schein, intitulado “Cultura Organizacional e Liderança” descreve quatro fases do desenvolvimento de uma organização – Criar, Construir, Amadurecer e Mudar – destacando os pontos fortes da liderança que são melhor aplicados durante cada uma dessas fases.

Quais são as características do desenvolvimento da organização?

Top 13 Characteristics of Organizational Development

  • Planned Change: Organisational development (OD) is an educational strategy for bringing about planned change. …
  • Encompasses the Whole Organisation: …
  • Long Range Change: …
  • Systems Orientation: …
  • Change Agent: …
  • Problem Solving: …
  • Experiential Learning: …
  • Collaborative Management:

Quais são os valores do desenvolvimento organizacional?

Organisation Development Values:

  • Respect People: People are the raison d’etre of organisation and they are responsible for creating opportunities for growth. …
  • Confidence and Support: …
  • Confrontation: …
  • Employee Participation: …
  • Expression: …
  • Seeking Cooperation:


Quais são os benefícios do desenvolvimento organizacional?

Estes objectivos incluem frequentemente, mas não se limitam a, um melhor desempenho financeiro, satisfação do cliente, envolvimento dos funcionários e renovação da organização. Planos e resultados diferentes têm benefícios e procedimentos adicionais para os atingir, mas todos fazem parte do Desenvolvimento Organizacional global.

Qual é o primeiro passo no desenvolvimento organizacional?

1. Identificar as necessidades da organização. O primeiro passo consiste em identificar os processos e competências actuais da organização e depois compará-los com o local onde ela quer/necessita estar. Isto deve ser feito de uma forma estruturada e ser objecto de uma reflexão séria.

Quando começou o desenvolvimento organizacional?

1930s
História e Aplicação da Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O OD surgiu dos estudos de relações humanas dos anos 30, onde os psicólogos perceberam que as estruturas e processos organizacionais influenciam o comportamento e a motivação dos trabalhadores.

O que é o desenvolvimento organizacional Richard Beckhard?

Segundo Beckhard (2006) , “O desenvolvimento da organização é um esforço (1) planeado, (2) a nível da organização, e (3) gerido a partir do topo, para (4) aumentar a eficácia da organização e a saúde através de (5) intervenções planeadas nos ‘processos’ da organização utilizando conhecimentos comportamentais-científicos” (p. 3).

Quem é um pioneiro dos OD?

Segundo Ron Lippitt, o termo foi cunhado pelos grupos de consultores dos Laboratórios Nacionais de Formação (NTL), Robert Blake e Herbert Shepard, e Richard Beckhard e Douglas McGregor. A maioria dos pioneiros no campo dos D.O. envolveram-se na NTL e comprometeram-se com a promoção dos Grupos T.