Qual é a lente ética?

A Lente Ética Inventory™ (ELI) é uma ferramenta de avaliação pessoal concebida para ajudar os estudantes a compreender os valores que influenciam as suas escolhas. Identifica a forma como dão prioridade aos valores quando tomam decisões éticas.

Quais são as 3 lentes éticas?

São elas: abordagem baseada em regras ou princípios; abordagem utilitária ou baseada em consequências; e abordagem baseada em virtudes. Estas são as três escolas básicas de pensamento para a ética – o “triângulo ético” – que são dignas de um maior estudo para esclarecimento.

Quais são as quatro lentes éticas?

As 4 lentes em questão são responsabilidades, resultados, relações e reputação juntamente com os valores fundamentais de racionalidade, autonomia, igualdade e sensibilidade.

O que são as 5 lentes éticas?

Here are six of them:

  • The Rights Lens. Some suggest that the ethical action is the one that best protects and respects the moral rights of those affected. …
  • The Justice Lens. …
  • The Utilitarian Lens. …
  • The Common Good Lens. …
  • The Virtue Lens.


O que são as lentes éticas dos direitos?

Olhar através da lente dos direitos significa antecipar contextos em que possam surgir violações da autonomia, dignidade ou confiança, independentemente da existência de intenções malignas ou de terem sido feitos danos materiais aos interesses das pessoas.

Porque é que usamos lentes éticas?

As lentes não fornecem uma solução ou sugerem um certo absoluto do errado. Em vez disso, ajudam-no a colocar à superfície questões sobre os seus produtos e serviços que talvez não tenha considerado e ajudam a mudar a forma como enquadra um desafio. É por isso que pensamos que as lentes éticas podem ser uma poderosa ferramenta de desenho.

Quais são os exemplos de decisões éticas?

10 Great Examples of Ethical Decision Making In Business

  • Costco’s Decision To Pay Fair Wages. …
  • Volkswagen’s Strategy to Reduce its Workforce Without Layoffs. …
  • Best Buy’s Commitment to Sustainability. …
  • Woolworths gets out of liquor and gambling. …
  • CVS Health Stops selling tobacco. …
  • Chick-fil-A Pays for Employee Education.

O que são teorias éticas?

As Teorias Éticas são tentativas de fornecer uma descrição clara e unificada de quais são as nossas obrigações éticas. São tentativas, por outras palavras, de contar uma única “história” sobre o que somos obrigados a fazer, sem nos referirmos directamente a exemplos específicos.

O que são padrões éticos?

As normas éticas referem-se aos princípios que promovem a confiança, o bom comportamento, a justiça e que regem a conduta de uma pessoa.

O que é a tomada de decisão ética?

A tomada de decisão ética refere-se ao processo de avaliação e escolha entre alternativas de uma forma consistente com os princípios éticos. Na tomada de decisões éticas, é necessário perceber e eliminar opções pouco éticas e seleccionar a melhor alternativa ética.

Quais são os 7 tipos de ética?

Types of ethics

  • Supernaturalism.
  • Subjectivism.
  • Consequentialism.
  • Intuitionism.
  • Emotivism.
  • Duty-based ethics.
  • Virtue ethics.
  • Situation ethics.


Qual é a melhor abordagem ética?

A Abordagem Utilitária
O utilitarismo é uma das abordagens mais comuns na tomada de decisões éticas, especialmente decisões com consequências que dizem respeito a grandes grupos de pessoas, em parte porque nos instrui a pesar as diferentes quantidades de bom e mau que serão produzidas pela nossa acção.

Como se sabe se algo é ético?

Alguns valores são éticos porque são universalmente aceites: honestidade, confiança, bondade, responsabilidade, e assim por diante. Outros são não éticos; dizem respeito a desejos individuais mas não universais: riqueza, poder, fama e prestígio.

Quais são os 7 princípios da tomada de decisão ética?

Inventário de Lentes Éticas

Quais são as teorias éticas?

Quatro grandes categorias de teoria ética incluem deontologia, utilitarismo, direitos, e virtudes.

O que são éticas básicas?

A expressão “princípios éticos básicos” refere-se aos juízos gerais que servem como justificação básica para as muitas prescrições e avaliações éticas particulares das acções humanas.

Quais são os quadros éticos?

Um quadro ético é um conjunto de questões que os gestores podem utilizar para ir além das suas intuições morais iniciais e clarificar as características relevantes do caso. As questões de um enquadramento podem forçar-nos a pensar sobre as questões a partir de outras perspectivas ou a olhar para as regras que se podem aplicar.

Que lente ética tem a perspectiva de ter a visão do meio e viver em harmonia com todas as pessoas?

Esta perspectiva ética chama-se Perspectiva do Centro porque as pessoas com este foco ocupam o centro na tensão entre os quatro valores centrais, não deixando que nenhuma preferência de valor tenha uma influência predeterminada ou indevida sobre as suas acções ou defina as suas crenças éticas.

Que tradição de pensamento ético é que os resultados mais frequentemente se destacam?

Porque o foco está nos resultados das nossas acções, estas teorias fazem parte da tradição teleológica mais conhecida como consequencialismo ou utilitarismo.

Como pode aplicar a ética dos cuidados na sua vida quotidiana?

Devemos tratar os outros com bondade, compaixão, respeito, e assim por diante. Por outras palavras, uma pessoa ética pratica a aplicação de virtudes, os nossos traços de carácter, na tomada de decisões quotidianas. As virtudes são os traços positivos de carácter que informam o nosso ser ético.