Qual é a definição de consciência cultural no modelo de competência cultural de Campinha Bacote?

No modelo de Campinha-Bacote, “O Processo de Competência Cultural na Prestação de Serviços de Saúde”, a consciência cultural é definida como O auto-exame e a exploração profunda dos próprios antecedentes culturais.

Qual é a definição de consciência cultural em Campinha?

A consciência cultural envolve o processo de conduzir um auto-exame e uma reflexão crítica dos próprios preconceitos em relação a outras culturas e também uma exploração profunda do próprio contexto cultural (Campinha-Bacote, 2011).

Qual é a definição correcta de consciência cultural?

A consciência cultural é a sensibilidade às semelhanças e diferenças que existem entre duas culturas diferentes e a utilização desta sensibilidade na comunicação eficaz com membros de outro grupo cultural.

Em que consiste o modelo de competência cultural Campinha-Bacote?

Campinha-Bacote propõe um modelo de cuidados culturalmente competente que inclui consciência cultural, conhecimento cultural, habilidade cultural, e encontros culturais.

Quais são os seis pressupostos do modelo de Campinha-Bacote?

No seu modelo, Campinha-Bacote descreve cinco conceitos inter-relacionados: (1) consciência cultural, (2) conhecimento cultural, (3) habilidade cultural, (4) encontros culturais, e (5) desejo cultural.

Quais são as características da consciência cultural?

A consciência cultural é definida por Campinha-Bacote (2002) como “o auto-exame e a exploração profunda da própria bagagem cultural e profissional”. Este processo envolve o “reconhecimento de preconceitos, preconceitos e suposições sobre indivíduos que são diferentes” (p. 182).

O que é a Wikipédia da consciência cultural?

A consciência cultural é ter o conhecimento da existência de múltiplas culturas diferentes com diferentes atitudes e visões do mundo; sensibilidade cultural significa a aceitação dessas diferenças e não acreditar que a sua própria cultura é superior.

O que é a consciência cultural e exemplos?

A consciência cultural de alguém é a sua compreensão das diferenças entre si e pessoas de outros países ou de outras origens, especialmente as diferenças de atitudes e valores. … programas para promover a diversidade e a consciência cultural no seio da indústria.

O que é a consciência cultural e porque é importante?

A consciência cultural significa compreender os valores dinâmicos e as crenças de diferentes culturas. Para melhores oportunidades, é necessário compreender e respeitar as várias culturas. Ao fazê-lo, pessoas de diferentes origens podem trabalhar em conjunto rapidamente. A falta de consciência cultural pode induzir em erro decisões cruciais.

O que é a consciência cultural segurança cultural e competência cultural?

A consciência cultural é um entendimento básico de que existe diversidade de culturas em toda a população. A competência cultural estende-se para além das competências ou conhecimentos individuais para influenciar a forma como um sistema ou serviços operam entre culturas. É um processo que requer uma aprendizagem contínua.

Quais são os 4 elementos de competência cultural?

A competência cultural é composta por quatro componentes: (a) Consciência da própria visão do mundo cultural, (b) Atitude perante as diferenças culturais, (c) Conhecimento das diferentes práticas culturais e visões do mundo, e; (d) Competências culturais cruzadas.

Que construções de competência cultural de enfermagem psiquiátrica se encontram no processo de Campinha-Bacote de competência cultural no modelo de prestação de serviços de saúde?

O modelo do Processo de Competência Cultural de Campinha-Bacote inclui cinco construções: consciência cultural, habilidades culturais, conhecimento cultural, encontros culturais e desejo cultural, que podem ser operacionalizados usando a mnemónica ASKED (consciência, habilidades, conhecimento, encontros e desejo).

Quais são as três principais componentes da competência cultural?

A competência cultural é a consciência demonstrada e a integração de três questões específicas da população: crenças e valores culturais relacionados com a saúde, incidência e prevalência de doenças, e eficácia do tratamento.

Quais são os princípios da consciência cultural?

A consciência cultural inclui:
Estar consciente dos seus próprios valores, crenças, percepções e preconceitos culturalmente moldados. Observar as reacções das pessoas cujas culturas diferem das suas próprias e reflectir sobre essas reacções.

Como é que se utiliza a consciência cultural?

Use these tips from the American Psychological Association to be more culturally aware:

  1. Think beyond race and ethnicity. A person’s culture is shaped by more than the color of their skin or the way that they dress. …
  2. Learn by asking. …
  3. Make local connections. …
  4. Pay attention to non-verbal behaviors. …
  5. Exchange stories.


Porque é que a consciência cultural é importante no local de trabalho?

A consciência e diversidade culturais são importantes no local de trabalho porque permitem aos empregados comunicar eficazmente uns com os outros, construir relações mais fortes, e melhorar o moral e o empenho dos empregados.

O que é a competência cultural em termos simples?

A competência cultural – definida vagamente como a capacidade de compreender, apreciar e interagir com pessoas de culturas ou sistemas de crenças diferentes dos seus – tem sido um aspecto fundamental do pensamento e da prática psicológica durante cerca de 50 anos.

Qual é o modelo de escada de competência cultural?

O Modelo de Escada de Competência Cultural foi desenvolvido em 1991 pelo autor como um instrumento de auto-avaliação para ajudar os estudantes de enfermagem e enfermeiros praticantes a avaliar o seu nível pessoal ou grau de competência cultural.

Qual é o modelo de competência cultural?

O Modelo de Competência Cultural (CCM) é o único quadro teórico de competência cultural que informou o desenvolvimento de um instrumento de avaliação para utilização por prestadores de cuidados de saúde e pessoal com papéis, educação e antecedentes diversos.

Quais são os cinco elementos da Mnemónica pedida utilizados para o ajudar a realizar uma auto-avaliação da sua competência cultural?

O modelo Campinha-Bacote é uma forma de os praticantes assegurarem que são culturalmente competentes na sua prática. Emprega a sigla “ASKED” como forma de ajudar os profissionais a lembrarem-se dos cinco componentes diferentes: consciência, habilidade, conhecimento, encontros, e desejo.

Quais são as 5 componentes da competência cultural?

Terms in this set (6)

  • Cultural competence. Process in which health professional continually strives to act respectfully, sensitively, and professionally within cultural context.
  • Cultural awareness. …
  • Cultural knowledge. …
  • Cultural skill. …
  • Cultural encounter. …
  • Cultural desire.


Quais são os 4 elementos de competência cultural?

A competência cultural é composta por quatro componentes: (a) Consciência da própria visão do mundo cultural, (b) Atitude perante as diferenças culturais, (c) Conhecimento das diferentes práticas culturais e visões do mundo, e; (d) Competências culturais cruzadas.