Qual é a abordagem de gestão da diversidade?

Sublinha a importância de gerir e tratar as pessoas da mesma forma, independentemente das diferenças. Em segundo lugar, a abordagem de gestão da diversidade: com o seu enfoque numa estratégia holística explícita de não só reconhecer, mas também valorizar, as diferenças para dar às pessoas oportunidades iguais de contribuírem de forma distinta.

O que é uma abordagem de diversidade?

Em contraste, a abordagem da diversidade baseia-se na opinião de que as pessoas são diferentes e. consequentemente, devem ser tratadas de forma diferente sem contudo estabelecer hierarquias ou desigualdades. A gestão da diversidade quer integrar a diversidade das experiências de vida e de trabalho, dos pontos de vista e dos valores na vida profissional.

Quais são as 4 fases da abordagem de RH à gestão da diversidade?

Tipicamente, o programa de diversidade de uma organização amadurece através de quatro fases diferentes de desenvolvimento – Não desenvolvido, Inicial, Intermédio, e Avançado/Vanguarda.

Qual é o principal objectivo da gestão da diversidade?

Os objectivos da gestão da diversidade são promover a equidade e a igualdade e beneficiar das vantagens de uma organização diversificada. A gestão da diversidade é um processo organizacional utilizado para promover a diversidade e a inclusão no local de trabalho.

Quais são as 4 abordagens à diversidade e os seus resultados?

Com base nos resultados, identificaram quatro abordagens diferentes – Identidade Cega, Assimilação, Diferenciação Inclusiva, e Transformação Equitativa. Estes gestores tiveram em conta as diferenças individuais entre empregados, tais como personalidade ou estilos de trabalho, ao mesmo tempo que faziam vista grossa à raça ou ao género.

Quais são os 4 tipos de diversidade?

Existem geralmente quatro tipos diferentes de diversidade: interna, externa, organizacional, e visão do mundo – e deve procurar compreendê-los e representá-los a todos. Continue a ler para aprender mais sobre cada um deles e como a diversidade afecta o local de trabalho.

Quais são os tipos de gestão da diversidade?

The following are the two types of diversity management:

  • Intranational diversity management. Intranational diversity management refers to managing a workforce that comprises citizens or immigrants in a single national context. …
  • Cross-national diversity management.


Como se gere a diversidade no local de trabalho?

Para gerir um local de trabalho diversificado, as organizações precisam de assegurar que comunicam eficazmente com os empregados. Políticas, procedimentos, regras de segurança e outras informações importantes devem ser concebidas para ultrapassar barreiras linguísticas e culturais através da tradução de materiais e da utilização de imagens e símbolos sempre que aplicável.

Quais são os três tipos de diversidade?

A afinidade liga-nos a pessoas com quem partilhamos alguns dos nossos gostos e aversões, construindo comunidades emocionais. A diversidade experiencial influencia que podemos chamar de identidades de crescimento. A diversidade cognitiva faz-nos procurar outras mentes para complementar o nosso pensamento: aquilo a que poderíamos chamar identidades de aspiração.

O que é a diversidade e porque é importante no local de trabalho?

A diversidade no local de trabalho significa a aceitação e inclusão de empregados de todas as origens. A diversidade no local de trabalho é um trunfo importante, uma vez que reconhece os pontos fortes individuais de cada empregado e o potencial que estes trazem.

Porque é que a gestão da diversidade é importante para o desempenho organizacional?

A gestão da diversidade aumenta a justiça social ao criar um ambiente organizacional em que ninguém é privilegiado ou desfavorecido devido a características tais como raça, idade, formação/experiência profissional ou género, o que aumenta a produtividade e rentabilidade através da transformação organizacional (por exemplo, Cox,

Quais são as 5 áreas-chave da diversidade?

We’re focusing here on the five most common areas of diversity that companies identify.

  • Cultural Diversity. The modern working world has been defined by one central phrase: culture fit. …
  • Racial Diversity. …
  • Gender Diversity. …
  • Physical Disabilities. …
  • Diversity in Interests.


Quais são as 7 áreas-chave da diversidade?

But, generally, when it comes to workplaces, there are 7 primary types of diversity we can see:

  • Race and Ethnicity. …
  • Age and Generation. …
  • Gender and Gender Identity. …
  • Sexual Orientation. …
  • Religious and Spiritual Beliefs. …
  • Disability. …
  • Socioeconomic Status and Background.


Quais são as 7 maiores questões de diversidade no local de trabalho?

7 Biggest Diversity Issues in The Workplace

  • Acceptance and Respect. …
  • Accommodation of Beliefs. …
  • Ethnic and Cultural Differences. …
  • Gender Equality at the workplace is yet to go mainstream. …
  • Physical and Mental Disabilities. …
  • Generation Gaps. …
  • Language and Communication.


Quais são as 3 abordagens à diversidade?

No nosso trabalho, categorizamos estes esforços em três abordagens: construir a diversidade representativa (o que podemos ver e contar), promover a diversidade interactiva (a capacidade de envolver eficazmente a diversidade), e comprometermo-nos com a diversidade estrutural (como uma organização ou instituição assume este compromisso).

O que significa a diversidade na sala de aula?

O que é a diversidade na sala de aula? A diversidade é tudo o que torna as pessoas diferentes umas das outras. Isto inclui muitos factores diferentes: raça, etnia, género, orientação sexual, estatuto socioeconómico, capacidade, idade, crença religiosa, ou convicção política.

Qual dos seguintes aspectos é uma abordagem individual à diversidade?

As abordagens individuais à gestão da diversidade tomam tipicamente dois caminhos interdependentes: aprendizagem e empatia. O primeiro baseia-se na aquisição de experiência real ou simulada; o segundo baseia-se na capacidade de compreender sentimentos e emoções.

O que é uma abordagem multicultural?

INTRODUÇÃO. A educação multicultural é uma abordagem ao ensino e à aprendizagem que procura capacitar os indivíduos para que estes possam funcionar numa sociedade global. É baseada em valores e crenças democráticas. Procura fomentar o pluralismo cultural no seio de sociedades culturalmente diversas e de um mundo interdependente.

Porque é essencial uma abordagem multicultural?

O multiculturalismo permite-nos examinar o preconceito
“O significado da educação multicultural é que ela dá aos indivíduos a oportunidade de examinar os seus próprios preconceitos sociais e culturais, quebrar esses preconceitos, e mudar a sua perspectiva dentro do seu próprio contexto”.

O que é o multiculturalismo em palavras simples?

O multiculturalismo é a forma como uma sociedade lida com a diversidade cultural, tanto a nível nacional como a nível comunitário. Sociologicamente, o multiculturalismo assume que a sociedade como um todo beneficia do aumento da diversidade através da coexistência harmoniosa de diferentes culturas.