Qual das cinco forças é poderosa quando não há substitutos satisfatórios disponíveis?

Os fornecedores são poderosos quando a indústria é dominada por algumas grandes empresas, não há substitutos satisfatórios disponíveis, a indústria de venda é relativamente mais concentrada do que a indústria de compra, ou os custos de mudança são elevados.

Quais das 5 forças são mais fortes?

rivalidade entre concorrentes
A rivalidade entre os concorrentes é a mais forte das cinco forças. Esta rivalidade pode causar guerras de preços entre empresas concorrentes se a indústria estiver centrada na concorrência de preços.

O que são substitutos no modelo das cinco forças da concorrência?

Uma parte fundamental das cinco forças de Porter é aquilo a que ele chama a ameaça de substitutos. Ele define um substituto como um produto/serviço alternativo que um cliente pode comprar em vez da sua oferta. Não de um concorrente directo, mas de um produto/serviço que pode fazer as mesmas coisas que a sua oferta faz, mas é de outra indústria.

O que é a força competitiva substituta?

A ameaça de substitutos (da análise das cinco forças de Porter) ocorre quando empresas de uma indústria são forçadas a competir com indústrias que produzem produtos ou serviços substitutos.

O que significa a ameaça de substitutos?

O que é a Ameaça de Substituição? As empresas receiam que produtos ou serviços substitutos possam deslocar os seus próprios produtos ou serviços. A ameaça de substituição é elevada quando os rivais, ou empresas fora da indústria, oferecem produtos mais atractivos e/ou de menor custo.

Qual das cinco forças é a mais importante para o processo de análise e porquê?

Porter Force 1: Rivalidade entre concorrentes
Considerada como a mais expressiva no modelo das 5 forças de Porter, a rivalidade entre concorrentes é o principal factor determinante para a competitividade no mercado.

Que forças têm maior influência sobre se uma indústria seria rentável?

Força #1: Rivalidade Competitiva
Das Cinco Forças de Porter, a rivalidade competitiva tem a mais forte influência sobre se a entrada numa indústria seria rentável. Quando a rivalidade é elevada, há muitos concorrentes, e esses concorrentes têm um custo elevado associado à saída da indústria.

O que é que a ameaça de substitutos dá o exemplo?

Tomemos como exemplo a ameaça de substitutos: Pode ser alguém que gosta de café. Quando o seu médico lhe disser para deixar de tomar cafeína, pode considerar a possibilidade de mudar para chá com flor ou algo semelhante. Isto cria a ameaça de produtos ou serviços substitutos que pode encontrar.

O que são concorrentes substitutos?

Um concorrente substituto oferece uma alternativa ao produto ou serviço que oferece. Ambos procuram resolver os mesmos pontos de dor, mas os meios são diferentes. Por exemplo, um restaurante e uma cafetaria no mesmo bairro podem ser concorrentes substitutos.

Quais são os factores do produto substituto?

Factors that Increase the Risk of Substitute Products

  • Low switching cost. Switching cost is the loss or the extra cost you incur from leaving the option you were using for another. …
  • Price of the product. …
  • Quality of the products. …
  • Product performance. …
  • Availability of the substitute product.


Como se pode reduzir a ameaça de substitutos?

AMEAÇA ATENUANTE DE SUBSTITUTOS
Diferenciação: Através da criação de uma oferta de produto única, os clientes poderão satisfazer uma necessidade apenas através de um produto específico e não serão facilmente influenciados por produtos substitutos. Poderá haver características ou benefícios adicionais que poderão não estar disponíveis num produto substituto.

Quais são os exemplos de produtos substitutos?

20 examples of substitute goods and services

  • Butter and margarine. …
  • Physical books and e-books. …
  • Sandals and flip-flops. …
  • Tuna and salmon. …
  • Steel-toe boots and composite-toe boots. …
  • Minivans and sport utility vehicles. …
  • Earrings and necklaces. …
  • Eyeglasses and contact lenses.

Quais são as cinco forças que afectam a competitividade da empresa?

The Five Forces

  • Threat of New Entrants. The threat of new entrants into an industry can force current players to keep prices down and spend more to retain customers. …
  • Bargaining Power of Suppliers. …
  • Bargaining Power of Buyers. …
  • Threat of Substitute Products. …
  • Rivalry Among Existing Competitors.


Qual é a força mais importante das Cinco Forças do Porteiro Discuta brevemente a sua resposta?

1. Concorrência na Indústria. A primeira das Cinco Forças refere-se ao número de concorrentes e à sua capacidade de subcotar uma empresa. Quanto maior for o número de concorrentes, juntamente com o número de produtos e serviços equivalentes que oferecem, menor será o poder de uma empresa.

O que significa o poder dos compradores?

O que é o poder de compra? Os compradores têm o poder de influenciar o preço e a quantidade de produtos vendidos. Os compradores poderosos podem negociar o volume ou os custos de mudança ou podem encontrar produtos substitutos. A sensibilidade aos preços também tem impacto na relação comprador/vendedor.

Quais das seguintes formas de os fornecedores poderosos constituírem uma ameaça para as empresas?

Podem forçar o custo de produção a aumentar. Podem reduzir o potencial de lucro da indústria. Podem captar parte do valor económico criado pelas empresas.

Qual das cinco forças de Porter está mais estreitamente associada?

A resposta correcta é C) Ameaça de novos participantes. Esta ameaça é eliminada quando as barreiras são elevadas e a concorrência potencial não pode entrar no mercado. Como tal, é a mais estreitamente associada a este conceito.

Quais são as 5 forças do modelo de M Porter?

Estas forças incluem o número e o poder dos rivais competitivos de uma empresa, potenciais novos participantes no mercado, fornecedores, clientes, e produtos substitutos que influenciam a rentabilidade de uma empresa.

Quais são as cinco forças que afectam a competitividade da empresa?

The Five Forces

  • Threat of New Entrants. The threat of new entrants into an industry can force current players to keep prices down and spend more to retain customers. …
  • Bargaining Power of Suppliers. …
  • Bargaining Power of Buyers. …
  • Threat of Substitute Products. …
  • Rivalry Among Existing Competitors.


Quais são os 5 elementos das 5 forças de Porter?

The five forces are:

  • Supplier power. An assessment of how easy it is for suppliers to drive up prices. …
  • Buyer power. An assessment of how easy it is for buyers to drive prices down. …
  • Competitive rivalry. The main driver is the number and capability of competitors in the market. …
  • Threat of substitution. …
  • Threat of new entry.


Qual é a potência do fornecedor nas cinco forças de Porter?

O que é o poder do fornecedor? Os fornecedores têm o poder de influenciar o preço, bem como a disponibilidade de recursos/inputs. Os fornecedores são mais poderosos quando as empresas dependem deles e não podem mudar para outros fornecedores devido a custos mais elevados ou à falta de fontes alternativas.

O que significa o poder dos compradores?

O que é o poder de compra? Os compradores têm o poder de influenciar o preço e a quantidade de produtos vendidos. Os compradores poderosos podem negociar o volume ou os custos de mudança ou podem encontrar produtos substitutos. A sensibilidade aos preços também tem impacto na relação comprador/vendedor.