Quais são os componentes da concepção do trabalho?

As cinco características centrais da concepção de trabalhos são a variedade de competências, a identidade da tarefa, o significado da tarefa, a autonomia, e o feedback do trabalho.

Quais são os quatro componentes da concepção do trabalho?

Quatro estratégias de concepção de trabalhos
As estratégias são rotação de postos de trabalho, alargamento de postos de trabalho, enriquecimento e simplificação de postos de trabalho.

O que está incluído na concepção do trabalho?

Inclui decidir sobre os deveres e responsabilidades do titular do cargo, a forma como o trabalho é feito, bem como o apoio e recursos de que o titular do cargo necessita. Pode ser feito de forma rigorosa ou flexível, dependendo da natureza e do âmbito do trabalho que necessita de ser feito.

Quais são as etapas da concepção do trabalho?

Although there are many ways to carry out job design, the following stages are essential:

  • Do an assessment of current work practices. Is job design needed or feasible? …
  • Do a task analysis. …
  • Design the job. …
  • Implement the new job design gradually. …
  • Get Feedback and Re-evaluate job design on a continual basis.


Quais são as três principais variáveis da concepção do trabalho?

A concepção de um trabalho envolve uma série de tarefas executadas por um grupo de trabalhadores. Além disso, cada tarefa consiste em três características internas, nomeadamente, (i) planeamento, (ii) execução, e (iii) controlo. Uma concepção de trabalho ideal precisa de integrar todas estas três características de tarefas a serem executadas.

O que é um desenho de trabalho em HRM?

A concepção do trabalho é a divisão das tarefas de trabalho atribuídas a um indivíduo numa organização que especifica o que o trabalhador faz, como, e porquê. A concepção eficaz do trabalho contribui para a realização dos objectivos organizacionais, motivação e satisfação do trabalhador.

O que significa concepção de emprego?

A concepção do trabalho segue-se à análise do trabalho, ou seja, é o próximo passo após a análise do trabalho. Visa delinear e organizar tarefas, deveres e responsabilidades numa única unidade de trabalho para a realização de determinados objectivos. Também delineia os métodos e relações que são essenciais para o sucesso de um determinado trabalho.

O que é a concepção do trabalho e as suas características?

O Job Design é uma teoria psicológica da motivação que é definida como a atribuição sistemática e propositada de tarefas a grupos e indivíduos dentro de uma organização. As cinco características centrais da concepção de trabalhos são a variedade de competências, a identidade da tarefa, o significado da tarefa, a autonomia, e o feedback do trabalho.

Qual é a importância da concepção do trabalho?

A concepção do trabalho é importante para uma organização realizar as actividades organizacionais da forma mais eficiente e eficaz possível. Fornece a informação necessária sobre o incumbente e também especifica a forma de executar as tarefas.

Qual é o primeiro passo da concepção do trabalho?

1. Informação sobre o trabalho: A informação sobre o trabalho é um input essencial para uma análise eficaz do trabalho. Não só facilita a avaliação do trabalho para a concepção da remuneração, como também ajuda na divulgação de informação aos empregados sobre os seus deveres e responsabilidades.

Que factores afectam a concepção do trabalho?

Os factores organizacionais que afectam a concepção do trabalho podem ser natureza ou características do trabalho, fluxo de trabalho, práticas organizacionais e ergonomia. Natureza do trabalho: Existem vários elementos de um trabalho e a concepção de um trabalho é necessária para classificar várias tarefas num trabalho ou num conjunto coerente de trabalhos.

Quantos objectivos de concepção de empregos existem?

O primeiro objectivo da concepção do trabalho é satisfazer os requisitos da organização, tais como alta produtividade, eficiência técnica e qualidade do trabalho. 2. O segundo objectivo é satisfazer as necessidades dos trabalhadores individuais, tais como a satisfação profissional em termos de interesse, desafio e realização.

Quais são as duas componentes da análise do trabalho?

Na opinião de Strauss e Sayles (1977), a análise do trabalho consiste em duas partes, uma declaração do trabalho a realizar (descrição do trabalho) e as competências e conhecimentos que devem ser possuídos por qualquer pessoa que preencha o trabalho (Especificação do Trabalho)”.

O que não é uma componente da análise de emprego?

Especificação do trabalho
Esta resposta foi útil?

O que não é um componente de uma especificação de trabalho?

A localização não se enquadra nas especificações do Trabalho, mas sim na Descrição do Trabalho.

Quais são as 5 componentes da descrição de funções?

Uma descrição de funções contém os seguintes componentes: título de emprego, finalidade da função, deveres e responsabilidades, qualificações exigidas, qualificações preferenciais e condições de trabalho.

Qual é a importância da concepção do trabalho?

A concepção do trabalho é importante para uma organização realizar as actividades organizacionais da forma mais eficiente e eficaz possível. Fornece a informação necessária sobre o incumbente e também especifica a forma de executar as tarefas.

O que é a técnica científica na concepção de trabalhos?

A) Técnica Científica: Esta é uma técnica derivada da escola de pensamento científico de gestão, centrada na maximização da produtividade organizacional através da eficiência dos empregados. Sob esta técnica, um trabalho é composto por um número limitado de tarefas distintas, criando um trabalho mais especializado.

O que é uma especificação de trabalho?

Uma especificação de emprego é um documento oficial que descreve as funções, conhecimentos exigidos, aptidões e capacidades, e qualificações mínimas dos empregos do Estado.

O que é uma classificação profissional?

A classificação (também conhecida na Avaliação de Funções) é um processo sistemático de avaliação das funções, responsabilidades, âmbito e complexidade de uma descrição da função para determinar o título da função que mais adequadamente corresponde às especificações e normas da função.

O que é o processo de análise do trabalho?

A análise de funções refere-se a um processo sistemático de recolha de toda a informação sobre uma função específica, incluindo requisitos de competências, funções, responsabilidades e processos, a fim de criar uma descrição de funções válida.