Quais são as qualidades de um educador culturalmente proficiente?

Estas quatro práticas são: (1) que os professores são empáticos e atenciosos; (2) que reflectem sobre as suas crenças acerca de pessoas de outras culturas; (3) que reflectem sobre os seus próprios quadros culturais de referência; e (4) que são conhecedores de outras culturas.

O que é um educador culturalmente proficiente?

A educadora culturalmente competente está consciente da sua própria cultura e do efeito que esta pode ter sobre as pessoas do seu ambiente escolar. Ela aprende sobre a cultura da organização e as culturas dos estudantes, e antecipa a forma como estes irão interagir, entrar em conflito e valorizar-se mutuamente.

O que é culturalmente proficiente?

Proficiência Cultural são as políticas e práticas de uma organização ou os valores e comportamento de um indivíduo, que permitem à pessoa ou instituição envolver-se eficazmente com pessoas e grupos que são diferentes deles.

O que significa ser culturalmente competente na educação?

A Associação Nacional de Educação descreve a competência cultural como “ter consciência da sua própria identidade cultural e pontos de vista sobre a diferença, e a capacidade de aprender e construir sobre as diferentes normas culturais e comunitárias dos estudantes e suas famílias”. As diferenças que tornam os indivíduos únicos são essenciais

Quais são os elementos de proficiência cultural?

Five essential elements contribute to the ability to become more culturally competent which include:

  • Valuing diversity.
  • Having the capacity for cultural self-assessment.
  • Being conscious of the dynamics inherent when cultures interact.
  • Having institutionalized culture knowledge.

O que significa ser culturalmente receptivo como professor?

O ensino culturalmente reactivo é uma abordagem ao ensino baseada na investigação. Liga as culturas, línguas e experiências de vida dos estudantes com o que aprendem na escola. Estas ligações ajudam os estudantes a aceder a um currículo rigoroso e a desenvolver competências académicas de nível superior. Os nossos cérebros estão ligados para fazer ligações.

Quais são os 7 princípios do ensino culturalmente responsável?

7 Culturally Responsive Teaching Strategies

  • Activate students’ prior knowledge. …
  • Make learning contextual. …
  • Consider your classroom setup. …
  • Form relationships. …
  • Discuss social and political issues. …
  • Tap into students’ cultural capital. …
  • Incorporate popular culture.


Quais são os aspectos mais importantes para se tornar um professor culturalmente responsável?

5 Culturally Responsive Teaching Strategies for Educators

  • Activate students’ prior knowledge. …
  • Make learning contextual. …
  • Encourage students to leverage their cultural capital. …
  • Reconsider your classroom setup. …
  • Build relationships.


Como descreve um professor de alfabetização multicultural?

A alfabetização multicultural dos professores inclui a sua própria compreensão cultural e identidade, o seu conhecimento e apoio a outras culturas, e o seu ponto de vista cultural livre de preconceitos e estereótipos (Tan, Liu, & You, 2010).

Quais são os cinco elementos de competência cultural?

Ter a capacidade de (1) valorizar a diversidade, (2) realizar auto-avaliação, (3) gerir a dinâmica da diferença, (4) adquirir e institucionalizar conhecimentos culturais, e (5) adaptar-se à diversidade e aos contextos culturais das comunidades que servem.

Porque é importante ser culturalmente proficiente?

A competência cultural é importante porque, sem ela, a nossa oportunidade de construir essas relações é impossível. Em vez disso, vamos coexistir com pessoas que não compreendemos, criando assim um maior risco de mal-entendidos, sentimentos feridos, e enviesamentos – coisas que podem ser evitadas.

Porque é que a proficiência cultural é importante nas escolas?

Aprender sobre as culturas dos estudantes: Educadores culturalmente competentes aprendem e pesquisam as culturas dos seus estudantes. Este conhecimento ajuda a compreender o comportamento dos estudantes, bem como a sua forma de fazer as coisas. Este conhecimento também pode ser utilizado para ajudar os estudantes a ligar novas aprendizagens a conhecimentos e experiências anteriores.

Quais são os 4 elementos de competência cultural?

A competência cultural é composta por quatro componentes: (a) Consciência da própria visão do mundo cultural, (b) Atitude face às diferenças culturais, (c) Conhecimento das diferentes práticas culturais e visões do mundo, e; (d) Competências culturais cruzadas.

Quais são os 4 componentes da inteligência cultural?

O quadro para a inteligência cultural. Consiste em quatro partes: conhecimento, pensamento estratégico, motivação, e comportamentos.

Quais são as três principais componentes da competência cultural?

Estes atributos irão guiá-lo no desenvolvimento da competência cultural: Autoconhecimento e consciência da própria cultura. Consciência da sua própria visão do mundo cultural. Experiência e conhecimento de diferentes práticas culturais.

Qual é a diferença entre competência cultural e proficiência cultural?

Competência cultural – Tal como Cross a definiu, um conjunto de comportamentos, atitudes e políticas que permitem um desempenho eficaz em situações transculturais. Proficiência cultural – Finalmente, as abordagens proficientes mantêm as culturas em alta estima.

O que é um exemplo de destrutividade cultural?

I. Destructividade cultural
“Nós somos tudo o que é importante”. Acredito que eu (a minha família, o meu grupo, etc.) sou superior a, e tenho preconceitos extremos contra, aqueles que são diferentes. A mensagem evidente para aqueles que são diferentes é que não são valorizados ou bem-vindos.

Porque é que a proficiência cultural é importante?

A competência cultural é importante porque, sem ela, a nossa oportunidade de construir essas relações é impossível. Em vez disso, vamos coexistir com pessoas que não compreendemos, criando assim um maior risco de mal-entendidos, sentimentos feridos, e enviesamentos – coisas que podem ser evitadas.

O que é a competência cultural em termos simples?

A competência cultural – definida vagamente como a capacidade de compreender, apreciar e interagir com pessoas de culturas ou sistemas de crenças diferentes dos seus – tem sido um aspecto fundamental do pensamento e da prática psicológica durante cerca de 50 anos.

Quais são os 3 princípios que lhe são exigidos para ser culturalmente competente no seu espaço de trabalho e ou ambiente pessoal?

Estes atributos irão guiá-lo no desenvolvimento da competência cultural: Autoconhecimento e consciência da própria cultura. Consciência da sua própria visão do mundo cultural. Experiência e conhecimento de diferentes práticas culturais.

Quais são as cinco áreas de competência cultural de base?

There are five basic cultural competence skill areas.



Cultural Competence

  • Valuing Diversity. …
  • Being Culturally Self-Aware. …
  • Dynamics of Difference. …
  • Knowledge of Students’ Culture. …
  • Institutionalizing Cultural Knowledge and Adapting to Diversity.