O que significam Cp e Cpk?

Capacidade de Processo (Cp) e Desempenho (Cpk)

O que é que a CP e a Cpk lhe dizem?

Os índices Cp e Cpk são os índices primários de capacidade. Cp mostra se a distribuição pode potencialmente caber dentro da especificação, enquanto Cpk mostra se a média global está centralmente localizada. Se a média global estiver no centro da especificação, os valores Cp e Cpk serão os mesmos.

O que significa quando CP é superior a Cpk?

Quando Cp é maior que Cpk, a média está mais próxima de um limite de especificação ou do outro. Uma vez entendido o seu processo, pode tomar uma boa decisão sobre como dar prioridade aos seus esforços de melhoria do processo.

O que significa uma Cpk de 1,33?

Um CpK de 1,33 significa que a diferença entre a média e o limite de especificação é 4σ (uma vez que 1,33 é 4/3). Com um CpK de 1,33, 99,994% do produto está dentro da especificação. Do mesmo modo, um CpK de 2,0 é 6σ entre a média e o limite de especificação (uma vez que 2,0 é 6/3).

O que significa uma Cpk de 1,67?

Excelente, Capaz
O Índice de Capacidades, Cpk.
O resultado de um estudo de Capacidade de Processo é uma métrica única, que fornece uma indicação da capacidade de um processo de fornecer consistentemente resultados que estão dentro das especificações exigidas. CPK <1,00 (Pobre, incapaz) 1,00< CPK <1,67 (Justo) CPK >1,67 (Excelente, Capaz)

É melhor um Cpk superior ou inferior?

Quanto maior for o Cpk, melhor é a capacidade do processo para satisfazer os seus requisitos. Na indústria, um Cpk com menos de 1,66 Cpk precisa de um olhar mais atento. Um Cpk inferior a 1,33 precisa de alguma acção para o tornar mais alto, e um Cpk inferior a 1,0 significa que o processo não é capaz de satisfazer os seus requisitos.

E se Cpk for inferior a CP?

Se Cpk for inferior a Cp e Cp for superior a um, centrar o processo na especificação. Isto deve tornar o Cpk comparável ao Cp.

E se o PC for maior do que 1?

Um Cp de maior que um indica que o processo de propagação é menor que a largura da especificação. Potencialmente, isto significa que o processo pode caber dentro dos limites da especificação.

O que significa uma Cpk de 1,4?

Um Cpk de 1,4 equivale a um nível sigma de 4,2 e a uma taxa de defeitos inferior a 0,0027%. Se houver uma tendência significativa, então apenas uma cauda da distribuição causará uma probabilidade significativa de defeitos e por isso a taxa de defeitos pode ser apenas metade deste valor.

O que significa um valor elevado de PC?

O que é Cpk (Explicação simples de Cp e Cpk)

O que pode ser concluído quando CP é igual a Cpk?

Se Cp e Cpk forem aproximadamente iguais, então o processo está centrado entre os limites de especificação. Se Cp e Cpk forem diferentes, então o processo não está centrado.

O que significa uma Cpk de 1,4?

Um Cpk de 1,4 equivale a um nível sigma de 4,2 e a uma taxa de defeitos inferior a 0,0027%. Se houver uma tendência significativa, então apenas uma cauda da distribuição causará uma probabilidade significativa de defeitos e por isso a taxa de defeitos pode ser apenas metade deste valor.

Quais devem ser os valores CP e Cpk para o Seis Sigma?

De acordo com a filosofia Seis Sigma, Cp ou Ppk e Cpk ou Ppk devem ser superiores a 1,50. De um ponto de vista técnico, o Seis Sigma considera que um processo só é aceitável após atingir uma taxa máxima de defeitos de 3,4 partes por milhão de oportunidades.