O que é validar o alcance na gestão de projectos?

Validate scope is defined as “The process of formalizing acceptance of the completed project deliverables“. Control Scope is defined as “The process of monitoring the status of the project and product scope and managing changes to the scope baseline”.

O que é validar o alcance na gestão de projectos?

Validate Scope é o processo de formalização da aceitação dos resultados finais do projecto. Um processo que mostra que os interessados receberam o que foi acordado e formaliza a sua aprovação. Preocupa-se principalmente com o reconhecimento do produto através da validação de cada produto a entregar.

Quem deve validar o âmbito de um projecto?

Entregas Aceitáveis é o resultado chave para este processo, e um dos mais importantes para o projecto. É normalmente realizado pelo gestor do projecto, o patrocinador, o cliente, etc. O resultado é uma aceitação formal por escrito por parte dos interessados.

Quando deve ser feito o processo de validação do âmbito?

Resposta: No final de cada fase do projecto O processo Validate Scope ocorre durante a monitorização e controlo do projecto. É feito no final de cada fase do projecto para obter a aprovação dos resultados da fase, bem como em outros pontos para obter a aprovação de resultados intermédios.

Qual é a técnica principal para validar o âmbito de aplicação?

A principal ferramenta/tecnologia é a de inspecção, que neste caso significa medir, examinar e comparar as características dos produtos a entregar para ver se cumprem os requisitos e critérios de aceitação do produto desenvolvidos no início do projecto.

Qual é a diferença entre validar o âmbito de aplicação e o âmbito de controlo?

“Validate Scope é o processo de formalização da aceitação dos produtos finais do projecto”. “Âmbito de controlo é o processo de monitorização do estado do projecto e do âmbito do produto e de gestão das alterações à linha de base do âmbito”.

Como é que se valida um projecto?

A validação é o processo documentado de demonstrar que um sistema ou processo cumpre um conjunto definido de requisitos. Há um conjunto comum de documentos de validação utilizados para fornecer esta prova. Um projecto de validação segue geralmente este processo: Planeamento da validação – É tomada a decisão de validar o sistema.

Como é que se valida os produtos?

Uma vez que o produto entregue passe na inspecção de Controlo de Qualidade, é considerado validado. Essencialmente, o Controlo de Qualidade deu-lhe o aceno para levar o produto entregue ao cliente ou parte interessada para aprovação, ou aceitação. O cliente ou parte interessada revê então o produto a entregar.

Qual é a importância da validação do sistema?

A validação do sistema informático ajuda a assegurar que tanto os sistemas informáticos novos como os existentes cumprem consistentemente o seu objectivo e produzem resultados precisos e fiáveis que permitem a conformidade regulamentar, o cumprimento dos requisitos dos utilizadores, e a capacidade de discernir registos inválidos e/ou alterados.

Qual é o processo que acompanha o processo de validação do âmbito?

Monitorizar e Controlar o Trabalho de Projecto – Estas actividades andam de mãos dadas com o Trabalho Directo e de Gestão de Projecto. É prudente estabelecer revisões informais de âmbito com o pessoal do cliente no projecto durante este processo para ajudar a assegurar que os requisitos estão a ser cumpridos correcta e completamente.

Quem cria a linha de base do âmbito de aplicação?

o gestor do projecto
A linha de base do âmbito é tipicamente desenvolvida pelo gestor do projecto e pelo PMO ou equipa do projecto. Em projectos ao estilo PMI, é resultado do processo de “criar estrutura de repartição do trabalho” e torna-se parte do plano de gestão do projecto. A linha de base consiste em vários itens que precisam de ser criados primeiro.

Quais dos seguintes documentos são utilizados para a compreensão do âmbito de validação?

O plano de gestão do projecto, contendo a linha de base do âmbito do projecto, que consiste na declaração do âmbito do projecto e no respectivo PEP e dicionário do PEP.

O que é a linha de base do escopo no PMP?

O que é uma Baseline Scope? Uma linha de base de âmbito é uma versão aprovada do âmbito do seu projecto, que é documentada numa declaração de âmbito, numa estrutura de repartição do trabalho (PEP) e num dicionário PEP. A linha de base do âmbito de aplicação é utilizada como referência para monitorizar o progresso do projecto e comparar resultados reais versus resultados planeados.

Qual é a diferença entre o processo de validação do âmbito e o processo de controlo de qualidade?

O Controlo de Qualidade está centrado na correcção dos produtos, enquanto que o Validate Scope está centrado na aceitação dos produtos. O Controlo de Qualidade é normalmente feito pelo departamento de Controlo de Qualidade, enquanto que a Validate Scope é feita pelo cliente ou patrocinador.

Porque é importante o controlo do âmbito de aplicação?

O âmbito do projecto ajuda a distinguir o que está e não está envolvido no projecto e controla o que é permitido ou removido à medida que é executado. A gestão do âmbito estabelece factores de controlo, que podem ser utilizados para abordar elementos que resultam em mudanças durante o ciclo de vida do projecto.

O que é o processo de gestão de escopo?

A gestão do âmbito é o processo de identificação e definição das acções necessárias para satisfazer os requisitos de um projecto. Implica também assegurar que os trabalhos sejam concluídos de acordo com o calendário e orçamento do projecto.

Que grupo de processo inclui o processo de validação do âmbito?

O Processo de Validar o Âmbito de Aplicação
Este é o quinto processo na Área do Conhecimento. Passámos do grupo do processo de Planeamento para o grupo do processo de Monitorização e Controlo. O que estamos a fazer neste ponto do projecto é formalizar o processo de aceitação.

Quais dos seguintes documentos são utilizados para a compreensão do âmbito de validação?

O plano de gestão do projecto, contendo a linha de base do âmbito do projecto, que consiste na declaração do âmbito do projecto e no respectivo PEP e dicionário do PEP.

Como é definido o âmbito do projecto?

O âmbito do projecto é a parte do planeamento do projecto que envolve a determinação e documentação de uma lista de objectivos específicos do projecto, resultados, tarefas, custos e prazos. A documentação do âmbito de um projecto é denominada declaração de âmbito ou termos de referência.

Quais dos seguintes documentos do projecto podem ser considerados como entrada para o processo de validação do âmbito de aplicação?

A documentação dos requisitos é um dos documentos do projecto que pode ser utilizado como entrada para o processo de Validate Scope, por isso, a opção (2) é a resposta certa.

O que é utilizado para validar o âmbito dos produtos a entregar?

A Matriz de Rastreabilidade de Requisitos é um input para validar o processo de alcance para mostrar que os requisitos foram alcançados a entrega validada. A matriz de rastreabilidade dos requisitos mostra o estado de cada requisito, o rasto do requisito, e qual o produto a entregar cumprirá o requisito.

Como é que se valida os produtos?

Uma vez que o produto entregue passe na inspecção de Controlo de Qualidade, é considerado validado. Essencialmente, o Controlo de Qualidade deu-lhe o aceno para levar o produto entregue ao cliente ou parte interessada para aprovação, ou aceitação. O cliente ou parte interessada revê então o produto a entregar.