O que é um plano de sucessão para um empregado?

O planeamento da sucessão é o processo de identificar as posições críticas dentro da sua organização e desenvolver planos de acção para que os indivíduos assumam essas posições.

Como é que se escreve um plano de sucessão de empregados?

These are the seven key steps in the succession planning process:

  1. Start identifying key positions.
  2. Identify needs.
  3. Develop your job profiles.
  4. Start the recruiting process.
  5. Appoint a successor.
  6. Hand over the job.
  7. Document the transition.


Qual é o objectivo de um plano de sucessão?

O objectivo do planeamento da sucessão é assegurar que uma empresa tenha sempre os líderes certos no lugar, caso uma mudança ocorra rapidamente. Ao não criar um plano de sucessão ordenado, a sua empresa pode não ter uma segunda oportunidade se não se adaptar imediatamente após um actor-chave abandonar a empresa ou falecer.

O que é a sucessão de empregados?

Introdução ao planeamento sucessório
Um sucessor é um empregado com os conhecimentos, aptidões e capacidades para preencher uma vaga até que um substituto permanente possa ser identificado. O planeamento da sucessão ajuda a assegurar a continuidade e o desempenho do negócio, particularmente durante os períodos de mudança de liderança e mudança.

O que é um exemplo de planeamento sucessório?

O departamento de RH desempenha um papel crucial no planeamento sucessório. Aconselham os gestores a identificar posições vulneráveis que podem em breve ficar vagas. Por exemplo, o funcionário em questão pode estar a reformar-se, a mudar-se para outra cidade, ou a aceitar um emprego noutra empresa.

Quem é responsável pelo planeamento sucessório?

Os departamentos de RH, por vezes referidos como o departamento de gestão de recursos humanos (HRM), são tipicamente um factor chave no planeamento da sucessão, embora o apoio da liderança de topo e de outras partes interessadas seja fundamental para o sucesso. O planeamento da sucessão é também por vezes referido como planeamento de substituição.

Quais são as cinco etapas do planeamento sucessório?

Succession Planning and Management Five-Step Process

  1. Identify Key Areas and Positions. …
  2. Identify Capabilities for Key Areas and Positions. …
  3. Identify Interested Employees and Assess Them Against Capabilities. …
  4. Develop and Implement Succession and Knowledge Transfer Plans. …
  5. Evaluate Effectiveness.


Como é que os RH podem ajudar no planeamento da sucessão?

O papel dos RH no planeamento da sucessão é o de arquitecto e facilitador. Não é o de tomar decisões chave de selecção em nome da organização. Comunicar proactivamente aos funcionários sobre o que é (e não é) o planeamento sucessório evita potenciais equívocos e rumores.

Quais são as desvantagens do planeamento sucessório?

3 biggest challenges in succession planning

  • Deciding who to promote. While someone might be gun at their particular level or position, that might not necessarily mean they’ve got the skills or talents needed to take the next step up the ladder. …
  • Resisting bias. …
  • Maintaining company morale.


Quais são as quatro fases do planeamento sucessório?

Há quatro fases principais no processo de planeamento sucessório, que envolvem transição (movimento de novas funções), iniciação, selecção e educação.

Quando deve iniciar o planeamento da sucessão?

O momento ideal para iniciar o planeamento da sucessão é quando o seu negócio está a começar a arrancar. Quer proteger todo o coração e alma (para não falar de dinheiro e recursos) que coloca na sua empresa, sim? É possível salvaguardar o seu negócio sem que este seja um processo esmagador.

Qual é a duração do planeamento sucessório?

O planeamento da sucessão leva normalmente entre 12 meses e 36 meses, de acordo com a Sociedade de Gestão de Recursos Humanos (SHRM). O processo é baseado na preparação, não na pré-selecção. No final do processo de preparação, o sucessor deve estar bem preparado para assumir o papel quando o tempo chegar.

O que é um bom plano de sucessão?

Isto torna-se claro quando as posições críticas ficam vagas. Um bom plano de sucessão significa que haverá sempre um funcionário talentoso e devidamente treinado que poderá assumir antes que as operações caiam em desordem. Muitas vezes, o processo de planeamento da sucessão é muito inferior à lista de prioridades de uma empresa.

Quais são os tipos de planeamento sucessório?

5 types of succession plans

  • Selling your business to a co-owner. …
  • Passing your business on to an heir. …
  • Selling your business to a key employee. …
  • Selling your business to an outside party. …
  • Selling your shares back to the company.


Quais são as quatro fases do planeamento sucessório?

Há quatro fases principais no processo de planeamento sucessório, que envolvem transição (movimento de novas funções), iniciação, selecção e educação.

Que modelo é mais comummente utilizado no planeamento sucessório?

A grelha de 9 caixas é mais frequentemente utilizada no planeamento da sucessão como um método de avaliação do talento actual de uma organização e de identificação de potenciais líderes.

Qual é o primeiro passo no planeamento sucessório?

O primeiro passo no planeamento sucessório é identificar as posições que são parte integrante do sucesso da empresa. Estas são as posições que, sem sucessores, farão com que o crescimento da empresa abrande ou pare. Na maioria dos casos, quanto mais alto estiverem na cadeia de comando, mais crucial se torna nomear um sucessor.

O que é o planeamento da sucessão da grelha de 9 caixas?

O que é a grelha das 9 caixas? A grelha de 9 caixas é uma ferramenta de avaliação de empregados que divide e desenha os empregados em 9 pontos-chave de dados. É um sistema baseado na grelha utilizado para avaliar os níveis de desempenho dos empregados e o potencial de crescimento para os encaixar em cada um destes 9 segmentos.

Como se monta um sistema de gestão de desempenho?

The Process

  1. Step 1: Create a Performance Management Plan. Make the plan as detailed as possible, avoiding the use of ambiguous language. …
  2. Step 2: Set Goals for Performance Management. …
  3. Step 3: Build a Performance Review System. …
  4. Step 4: Develop Strong Feedback-Giving Skills. …
  5. Step 5: Ongoing Employee Performance Management.