O que é um plano de sucessão de liderança?

O planeamento da sucessão é definido como um processo para identificar e desenvolver novos líderes que podem substituir os líderes quando se reformam, morrem ou deixam uma organização. É um processo baseado no desenvolvimento de um plano que aumenta a disponibilidade de funcionários experientes e capazes que estão preparados para assumir papéis de liderança.

O que deve incluir um plano de sucessão?

Succession planning

  • Identifying critical positions and highlighting potential vacancies;
  • Selecting key competencies and skills necessary for business continuity;
  • Focusing development of individuals to meet future business needs.


O que é um exemplo de planeamento sucessório?

O departamento de RH desempenha um papel crucial no planeamento sucessório. Aconselham os gestores a identificar posições vulneráveis que podem em breve ficar vagas. Por exemplo, o funcionário em questão pode estar a reformar-se, a mudar-se para outra cidade, ou a aceitar um emprego noutra empresa.

Porque é importante o planeamento da sucessão da liderança?

O objectivo do planeamento da sucessão é assegurar que uma empresa tenha sempre os líderes certos no lugar, caso uma mudança ocorra rapidamente. Ao não criar um plano de sucessão ordenado, a sua empresa pode não ter uma segunda oportunidade se não se adaptar imediatamente após um actor-chave abandonar a empresa ou falecer.

Quais são as quatro fases do planeamento sucessório?

Há quatro fases principais no processo de planeamento sucessório, que envolvem transição (movimento de novas funções), iniciação, selecção e educação.

Quais são os cinco níveis de planeamento sucessório?

Para o fazer eficazmente, o planeamento sucessório deve ser abordado a cinco níveis: sucessão de gestão, sucessão de propriedade, sucessão de relações, sucessão cultural e, por último mas não menos importante, sucessão de liderança. A única forma de uma empresa e os actuais líderes poderem crescer é através da adopção de uma cultura de sucessão.

Quais são as cinco etapas do planeamento sucessório?

Succession Planning and Management Five-Step Process

  • Identify Key Areas and Positions. …
  • Identify Capabilities for Key Areas and Positions. …
  • Identify Interested Employees and Assess Them Against Capabilities. …
  • Develop and Implement Succession and Knowledge Transfer Plans. …
  • Evaluate Effectiveness.


Como se escreve um plano de sucessão simples?

Any good template includes these core aspects of the succession planning process:

  1. A list of current business partners and potential replacements.
  2. Key skills that each senior role requires.
  3. Level of training and/or experience of the candidates.
  4. Short-term and long-term cover for senior roles.

Qual é o primeiro passo no planeamento sucessório?

O primeiro passo no planeamento da sucessão é escolher as posições que mais necessitam de sucessores. Dois factores a considerar quando se dá prioridade às posições são a vulnerabilidade e a criticidade. 1. Primeiro, determinar quais as posições que não têm sucessor identificável, estas posições são mais vulneráveis à perda de conhecimento.

Quais são os objectivos do planeamento sucessório?

O objectivo do planeamento sucessório é assegurar que a sua empresa esteja preparada para o futuro. Para tal, as organizações recrutam novos talentos, ou treinam candidatos internos, que acabarão por passar para uma posição de liderança assim que o actual sair.

O que é o quadro de planeamento sucessório?

O planeamento da sucessão é o processo de substituição dos líderes e gestores da sua organização por substituições internas (por vezes externas) de elevado potencial. Essencialmente, trata-se de identificar, desenvolver e substituir empregados para fazer uma potencial mudança de responsabilidades/hierarquia tão suave quanto possível.

Porque é que uma organização quereria conduzir o planeamento da sucessão?

O planeamento da sucessão assegura que um negócio pode continuar a funcionar sem problemas depois de um papel importante ficar vago. Uma organização pode querer um plano de sucessão para reter o conhecimento interno da empresa, identificar as necessidades de formação e investir nos empregados.

Porque é que os planos de sucessão falham?

A falta de conhecimentos sobre as competências dos empregados, os preconceitos existentes e a ausência de transparência conduz frequentemente a um planeamento sucessório deficiente e a uma escassez de talentos.

Quais são as qualidades de uma boa gestão da sucessão?

The 5 key features of Succession Planning

  • Step 1: Identifying critical positions in an organisation. Perhaps the most obvious starting point. …
  • Step 2: Identifying successors. …
  • Step 3: Creating the talent pool. …
  • Step 4: Populating the succession plan. …
  • Step 5: Scheduling succession planning or Talent Review meetings.


Quem é responsável pelo planeamento sucessório?

Nas grandes empresas, o conselho de administração supervisiona normalmente o planeamento da sucessão para além do director executivo principal (CEO), e afecta proprietários, empregados, assim como accionistas. Uma empresa de maior dimensão pode formar empregados de nível médio para um dia assumirem posições de nível superior.

Como é que escrevo um modelo de planeamento de sucessão?

Any good template includes these core aspects of the succession planning process:

  1. A list of current business partners and potential replacements.
  2. Key skills that each senior role requires.
  3. Level of training and/or experience of the candidates.
  4. Short-term and long-term cover for senior roles.

Qual é o primeiro passo no planeamento sucessório?

O primeiro passo no planeamento da sucessão é escolher as posições que mais necessitam de sucessores. Dois factores a considerar quando se dá prioridade às posições são a vulnerabilidade e a criticidade. 1. Primeiro, determinar quais as posições que não têm sucessor identificável, estas posições são mais vulneráveis à perda de conhecimento.

O que é um plano de sucessão formal?

P: O que é um plano de sucessão formal? Um plano de sucessão formal identifica potenciais sucessores e identifica como a empresa irá desenvolver o seu próximo talento na linha. P: Porque é que alguém se deve preocupar? O planeamento formal da sucessão reduz a aleatoriedade nos processos de contratação e promoção de uma empresa.

O que é o planeamento da sucessão da grelha de 9 caixas?

A grelha de 9 caixas ajuda-o a determinar quais os empregados que estão maduros para a promoção – tipicamente aqueles que têm um alto desempenho e um elevado potencial. Uma vez identificados estes trabalhadores de alto desempenho, mantenha-os envolvidos com desafios, recompensas e reconhecimento.

Que modelo é mais comummente utilizado no planeamento sucessório?

Modelo 1: Recrutamento em massa
Este tipo de modelo de planeamento sucessório maximiza a utilização dos recursos humanos disponíveis dentro da organização empresarial para garantir que haverá líderes capazes dentro da organização em caso de morte, demissão ou reforma de um executivo sénior.

A caixa 9 ainda é relevante?

Contudo, mesmo com estratégias de feedback contínuo, o modelo de talento de 9 caixas pode ainda assim ser útil para identificar os melhores e os piores desempenhos da organização. E com um feedback mais regular, a direcção terá mais dados para utilizar ao colocar empregados na grelha.