O que é o estudo Globe?

O estudo GLOBE é um programa de investigação de 10 anos que examina a esfera de influência que diferentes culturas têm sobre o pessoal de gestão e sobre a eficácia organizacional (House et al. 2004: 3). A própria palavra GLOBE é uma abreviatura para “Global Leadership and Organizational Behavior Effectiveness” (House et al.

Qual foi o principal objectivo do projecto GLOBE?

O objectivo do projecto GLOBE era desenvolver medidas societais e organizacionais de cultura e atributos de liderança que pudessem ser utilizadas entre culturas (House, Hanges, Ruiz-Quintanilla, Dorfman,Javidan, Dickson, Gupta et al., 1999).

Qual é o benefício do estudo GLOBE e o seu impacto na liderança?

O significado do estudo GLOBE é que ele ajuda os líderes a compreender o papel da cultura na liderança. Ao compreender a cultura de uma pessoa, bem como a dos outros, leva-o à consciência de diferentes percepções de liderança e de como as culturas passam a compreender os líderes.

O que é a análise das dimensões culturais do estudo GLOBE?

As únicas duas dimensões culturais exclusivas do projecto GLOBE são a orientação para o desempenho (grau em que as sociedades enfatizam o desempenho e a realização) e a orientação humana (grau em que as sociedades dão importância à justiça, ao altruísmo e ao cuidado).

Quando foi feito o estudo GLOBE?

O estudo GLOBE 2004 foi o culminar de um estudo quantitativo de dez anos sobre a cultura social, cultura organizacional, e atributos de liderança efectiva em 62 sociedades em todo o mundo.

Quais são as 8 áreas principais do projecto GLOBE?

O projecto GLOBE aborda a cultura em termos de nove dimensões quantitativas: (1) Assertividade, (2) Orientação Futura, (3) Igualdade de Género, (4) Orientação Humana, (5) Colectivismo Institucional, (6) Colectivismo In-Group, (7) Orientação de Desempenho, (8) Distância de Poder, e (9) Evitar a Incerteza.

Porque é importante estudar GLOBE?

O principal objectivo do Projecto GLOBE é aumentar a consciência humana e preencher uma considerável lacuna de conhecimento que diz respeito a encontros entre culturas (House et al. 2004: 3, 25-26). Assim, o objectivo das conclusões do GLOBE é apoiar e beneficiar interacções entre indivíduos de diferentes culturas (House 2004: 1).

O que é o Projecto GLOBE e as suas conclusões?

O projecto GLOBE é um projecto de investigação internacional que visa criar, testar e validar teorias relacionadas com a relação entre a cultura e a eficácia social, organizacional e de liderança.

O que é o modelo de liderança GLOBE?

Inclui as seguintes seis dimensões principais de liderança: (a) visionária, (b) inspiradora, (c) auto-sacrificial, (d) integridade, (e) decisiva e (f) orientada para o desempenho.

O que é o modelo de cultura GLOBE?

House et al., (2004) afirma que “o projecto GLOBE define a cultura como motivos, valores, crenças, identidades e a interpretação ou significado de eventos significativos que resultam de experiências comuns de membros de colectivos que são transmitidos através de gerações” (como citado em Kats et al. 2010, p. 404).

Quantas competências culturais foram identificadas pelo estudo GLOBE?

As nove competências culturais GLOBE são: Orientação para o desempenho – refere-se à medida em que uma organização ou sociedade encoraja e recompensa os membros do grupo pela melhoria e excelência do desempenho.

Quais são as seis dimensões da Liderança Global?

O estudo GLOBE fornece pontuações em seis dimensões CLT – carismáticas/de valor/de desempenho, orientadas para a equipa, humanas, participativas, autónomas e auto-protectoras.

Quais são os 8 principais tipos de diferenças culturais?

Cultural Inclusion Fundamentals: Eight Core Cultural Differences

  • Individualism vs. Collectivism. …
  • Power Distance. …
  • Uncertainty Avoidance. …
  • Gender Egalitarianism. …
  • Assertiveness (Cooperative vs. …
  • Orientation to Time. …
  • Being vs. …
  • Indulgence vs.


Quais são as cinco orientações culturais?

As cinco dimensões culturais são poder-distância, individualismo-collectivismo, masculinidade-feminilidade, evitar incertezas, e dinamismo confucionista ou orientação a longo prazo [10].

Quais são as 5 dimensões das diferenças culturais?

He explored national cultures through the identification of five different dimensions, which are:

  • Power distance.
  • Uncertainty avoidance.
  • Individualism-collectivism.
  • Masculinity-femininity.
  • Time orientation.


O que é o estudo Globe de House et al 2004 )?

Liderança e Teoria da Liderança Culturalmente Endossada da GLOBE (CLT) A equipa de investigação da GLOBE definiu liderança como a capacidade de um indivíduo para influenciar, motivar e permitir que outros contribuam para a eficácia e sucesso das organizações de que são membros (House et al, 2004).

Qual é a dimensão cultural do Globo de Hofstede?

A Teoria das Dimensões Culturais de Hofstede, desenvolvida por Geert Hofstede, é um quadro utilizado para compreender as diferenças culturais entre países. As seis dimensões fundamentais iniciais de Hofstede incluem a distância do poder, a prevenção da incerteza, o individualismo colectivismo, a masculinidade-feminilidade, e a orientação a curto e longo prazo.

O que constitui a base do modelo de liderança global em pirâmide?

A base da pirâmide contém quatro qualidades fundamentais que uma pessoa precisa de possuir para ser elevada de gestor para líder: coragem, aptidão, compromisso e disciplina.

Quais são as 5 dimensões culturais?

Identificou cinco dimensões ou “áreas problemáticas” que representam diferenças entre culturas nacionais (Hofstede, 1997): distância do poder, evitar incertezas, individualismo/collectivismo, masculinidade/feminilidade e orientação a longo prazo.