O que é a teoria da motivação de equidade PDF?

O que é a teoria da motivação da equidade?

A teoria da motivação de equidade é a ideia de que o que um indivíduo recebe pelo seu trabalho tem um efeito directo na sua motivação. Quando aplicada ao local de trabalho, significa que um indivíduo terá geralmente como objectivo criar um equilíbrio entre o que dá à organização em comparação com o que recebe em troca.

O que é a teoria da equidade dos exemplos de motivação?

De acordo com a Teoria da Igualdade de Motivação de Adam, os empregados que identificarem uma situação de desigualdade entre eles e os seus pares sentir-se-ão desmotivados e angustiados. Por exemplo, se um empregado souber que o seu colega está a receber um salário mais elevado do que eles pela mesma quantidade de trabalho, isto pode criar insatisfação.

O que é a teoria da equidade?

A equidade é igual aos resultados de uma pessoa divididos pelas entradas da mesma pessoa. Os empregados que percebem a injustiça alteram os seus inputs para restabelecer o equilíbrio. De acordo com a Teoria da Equidade de Adam, os empregados não se limitam a apreender a igualdade isoladamente, em vez disso, olham à sua volta e comparam-se aos outros.

Quais são as quatro formas da teoria da motivação da equidade?

Auto-inside: a experiência do indivíduo dentro da sua organização actual. Auto-entrada: a experiência do indivíduo com outras organizações. Outros-inside: outros dentro da organização actual do indivíduo. Outros-fora da organização: outros fora da organização individual.

Qual é a importância da teoria da equidade?

É importante porque a teoria da equidade ilustra o equilíbrio entre o que os empregados sentem sobre o seu trabalho, e o quanto devem trabalhar em resultado disso. No local de trabalho, o primeiro lugar onde isto pode ser testado é a remuneração justa. Os empregadores têm a responsabilidade de pagar salários justos aos empregados. Não é apenas a coisa certa a fazer.

Qual é o princípio básico da teoria da equidade?

A teoria da equidade baseia-se num princípio de que as acções e motivações das pessoas são guiadas pela equidade e que as discrepâncias nesta equidade no local de trabalho as estimularão a tentar corrigi-la.

Quem é o pai da teoria da equidade?

A Teoria da Equidade de Adams é nomeada por John Stacey Adams, um psicólogo do local de trabalho e do comportamento, que desenvolveu a sua teoria da motivação no trabalho em 1963.

Quais são os exemplos de equidade na vida real?

O objectivo da equidade é ajudar a alcançar a equidade no tratamento e nos resultados. É uma forma de se alcançar a igualdade. Por exemplo, a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) foi redigida para que as pessoas portadoras de deficiência tenham igualdade de acesso aos lugares públicos.

O que é um exemplo de equidade no local de trabalho?

A equidade refere-se às coisas específicas de que cada pessoa precisa para ter sucesso. Como exemplo, uma pessoa pode pedir para trabalhar em casa alguns dias por semana devido a uma condição médica. Proporcionar a opção de trabalhar remotamente permite-lhes cumprir todo o seu potencial no seu trabalho.

O que é equidade em palavras simples?

O termo “equidade” refere-se a equidade e justiça e distingue-se da igualdade: Enquanto igualdade significa proporcionar o mesmo a todos, equidade significa reconhecer que nem todos partimos do mesmo lugar e devemos reconhecer e fazer ajustamentos aos desequilíbrios.

Onde é utilizada a teoria da equidade?

A Teoria da Equidade é frequentemente utilizada no contexto das relações de trabalho, onde as pessoas podem comparar as suas contribuições (por exemplo, tempo, esforço, competências) com os resultados que recebem (por exemplo, salário, benefícios, reconhecimento).

O que é a equidade explicada de forma simples?

O capital próprio é o montante do capital investido ou detido pelo proprietário de uma empresa. O capital próprio é avaliado pela diferença entre o passivo e o activo registado no balanço de uma empresa. O valor do capital próprio é baseado no preço actual das acções ou num valor regulado pelos profissionais ou investidores da avaliação.

O que é um exemplo de equidade?

O capital próprio é a propriedade de qualquer activo depois de qualquer passivo associado ao activo ter sido compensado. Por exemplo, se possuir um carro com um valor de $25.000, mas deve $10.000 nesse veículo, o carro representa $15.000 de capital próprio. É o valor ou interesse da classe mais junior de investidores em activos.

O que se entende por teoria da equidade na teoria da psicologia social?

A teoria da equidade propõe que os indivíduos estimem o rácio do que foi contribuído (ou seja, inputs) para o que foi recebido (ou seja, resultados) tanto para eles próprios como para um outro referente escolhido (Adams, 1965).

Onde é utilizada a teoria da equidade?

A Teoria da Equidade é frequentemente utilizada no contexto das relações de trabalho, onde as pessoas podem comparar as suas contribuições (por exemplo, tempo, esforço, competências) com os resultados que recebem (por exemplo, salário, benefícios, reconhecimento).

Quem propôs a teoria da motivação da equidade?

A teoria da equidade foi desenvolvida pela primeira vez em 1963 por Jane Stacy Adams. Diz que os indivíduos comparam as suas entradas e resultados de trabalho com os de outros e depois respondem para eliminar quaisquer desigualdades. Quanto mais elevada for a percepção de equidade de um indivíduo, mais motivado ele estará.