O que é a orientação da actividade?

Orientação da actividade. A orientação da actividade centra-se na postura que uma cultura assume em relação à acção versus reflexão. Como Kluckhohn e Strodbeck (1961) indicam, fazer versus ser como posturas em relação à actividade humana têm sido discutidas em grande parte da literatura filosófica ao longo dos séculos.

O que significa a orientação temporal?

A orientação temporal é um processo cognitivo inconsciente mas fundamental que fornece um quadro para organizar experiências pessoais em categorias temporais do passado, presente e futuro, reflectindo a ênfase relativa dada a estas categorias.

Quais são as três orientações na visualização de outras culturas?

As três mais importantes orientações culturais relevantes para trabalhar com imigrantes idosos baseadas no trabalho de Hofstede são: individualismo colectivismo, distância de poder e orientação temporal (Hofstede, 2005). Pessoas de todo o mundo vivem em sociedades onde os interesses do indivíduo ou do grupo são dominantes.

O que é que está a tornar-se orientação?

A orientação de estar em decadência é auto-definida pela relação, mas com um elemento de auto-desenvolvimento. A orientação de fazer define o eu pelo que o eu faz. A orientação para a actividade coloca um prémio na “actividade que resulta em realizações que são mensuráveis” (Kluckhohn, 1963, p.

Quais são as diferentes orientações de valor?

As sete orientações de valor cultural são Autonomia Intelectual (ser independente), Autonomia Afectiva (perseguir experiências afetivas positivas), Domínio (encorajar a auto-afirmação), Hierarquia (distribuição desigual do poder), Embeddedness (fazer parte de um coletivo), Harmonia (estar à vontade com o mundo), e

O que é uma actividade orientada para o futuro?

Em psicologia e campos relacionados, a orientação futura é definida em termos gerais como a medida em que um indivíduo pensa no futuro, antecipa as consequências futuras, e planeia antes de agir.

Porque é importante uma orientação a longo prazo?

A orientação a longo prazo centra-se no futuro. Os indivíduos orientados para o longo prazo podem adiar os assuntos a curto prazo em preparação para o futuro. As culturas orientadas para o longo prazo dão ênfase e valor à persistência, perseverança, e adaptabilidade.

O que é a orientação da actividade cultural?

A orientação da actividade centra-se na postura que uma cultura assume em relação à acção versus reflexão. Como Kluckhohn e Strodbeck (1961) indicam, fazer versus ser como posturas em relação à actividade humana têm sido discutidas em grande parte da literatura filosófica ao longo dos séculos.

Quais são os tipos de orientação cultural?

Assim, propõem quatro tipos de orientação cultural: individualismo horizontal, individualismo verti- cal, colectivismo horizontal, e colectivismo vertical.

Quais são as cinco orientações culturais?

As cinco dimensões culturais são poder-distância, individualismo-collectivismo, masculinidade-feminilidade, evitar incertezas, e dinamismo confucionista ou orientação a longo prazo [10].

Quais são as seis orientações de valor?

Spranger avaliou personalidades em termos de seis ideais ou orientações de valor; “tipos” teóricos, económicos, estéticos, sociais, políticos e religiosos de traços de personalidade.

O que é um exemplo de orientação de valores?

Este conceito refere-se a preferências para distribuições particulares de resultados para si próprio e outros. Poder-se-ia discriminar entre várias orientações de valor social, tais como altruísmo, igualdade, cooperação, individualismo, competição, agressão, e afins.

Qual é o significado de orientação de valores?

Definições de orientação de valores. os princípios de certo e errado que são aceites por um indivíduo ou um grupo social. sinónimos: ética, princípio moral, sistema de valores. tipos: Carisma.

Porque é importante uma orientação futura?

Uma maior orientação futura indica que um adolescente tem objectivos mais claros, uma melhor capacidade de planeamento, e uma maior capacidade de ultrapassar obstáculos ao seu futuro.

Porque é importante uma orientação para o futuro?

Ser uma pessoa orientada para o futuro permite-lhe planear com antecedência. Uma vez que o planeamento é uma parte crucial de cada projecto, concentrar-se no futuro ajuda-o claramente a alcançar os seus objectivos. Pode visualizar mentalmente cada passo do processo, prever possíveis obstáculos e prever o seu sucesso.

Que função é orientada para os objectivos e orientada para o futuro?

Características do Planeamento – Função primária, Pervasivo, Orientado para o Futuro, Orientado para os Objectivos, Contínuo, Processo Intelectual, Apontado para a Eficiência e Flexibilidade.

O que é a orientação para o tempo local e pessoa?

Eis o que significam os tipos de orientação: Orientado para a pessoa: A pessoa conhece o seu nome e normalmente pode reconhecer outras pessoas significativas. Orientada para o lugar: A pessoa sabe onde está, tal como o hospital, clínica, ou cidade. Orientada para o tempo: A pessoa sabe a hora do dia, data, dia da semana, e estação do ano.

Como é que se chama quando uma cultura é orientada para o tempo?

O tempo monocrónico é linear. Os eventos são programados um de cada vez, com um evento a seguir ao outro. Numa cultura monocrónica, este tipo de horário pode ter precedência sobre as relações interpessoais. Estas culturas enfatizam horários, pontualidade, e precisão.

O que é Monocrónico e Polícrónico?

Monocrónico vs. Polícrónico
As culturas monocrónicas gostam de fazer apenas uma coisa de cada vez. Valorizam uma certa ordenação e sensação de haver um tempo e um lugar apropriado para tudo. Não valorizam as interrupções. As culturas policrónicas gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

O que é orientação a longo prazo versus orientação a curto prazo?

A orientação a longo prazo tende a ser caracterizada por um foco no futuro, um foco na perseverança, e atrasos na gratificação a curto prazo para benefício futuro. A orientação a curto prazo tende a ser caracterizada por uma busca de gratificação imediata, cumprimento de obrigações sociais, e preocupação com a hierarquia social.

Como é que a orientação a longo prazo afecta os negócios?

Ter a capacidade de prever o futuro da empresa é um elemento crítico para uma liderança empresarial bem sucedida. Estabelecer objectivos arrojados e a longo prazo permite a uma empresa avançar para novas áreas emergentes de crescimento e oportunidades e tornar-se pronta para o futuro.

O que significa uma pontuação baixa de orientação a longo prazo?

A baixa classificação da Orientação a Longo Prazo indica que o país não reforça o conceito de orientação tradicional a longo prazo. Nesta cultura, a mudança pode ocorrer mais rapidamente à medida que as tradições e compromissos a longo prazo não se tornam impedimentos à mudança.