O que é a gestão da disponibilidade?

Compreender a gestão da disponibilidade O objectivo da gestão da disponibilidade é assegurar que os serviços fornecem níveis acordados de disponibilidade para satisfazer as necessidades dos clientes e utilizadores. Quanto mais crítico for um serviço para o cliente, mais a empresa deve investir na sua disponibilidade.

Quais dos seguintes são os tipos de gestão de disponibilidade?

Availability Management Process

  • Reactive activities. Activities that are involved in operational roles are known as reactive activities. …
  • Proactive activities. …
  • Service availability. …
  • Component availability. …
  • Identifying vital business function (VBF) …
  • Designing for availability. …
  • Service Failure Analysis (SFA)


Quais são os benefícios da Gestão da Disponibilidade?

O objectivo da Gestão da Disponibilidade é assegurar que o nível de disponibilidade do serviço é igualado ou excedido em todos os serviços às necessidades actuais e futuras acordadas da empresa de uma forma rentável. A disponibilidade é uma das partes mais críticas da garantia de um serviço.

O que é a política de gestão de disponibilidade?

O processo de Gestão da Disponibilidade optimiza a capacidade da Infra-estrutura de TI, serviços e organizações de apoio para fornecer um nível rentável e sustentado de disponibilidade de serviços que satisfaça os requisitos empresariais.

O que está disponível no ITIL?

A Gestão de Disponibilidade em ITIL é a capacidade de um item de configuração ou Serviço TI para desempenhar a sua função acordada quando necessário. A disponibilidade é determinada pela fiabilidade, manutenção, serviço, desempenho, e segurança.

Qual é o papel do Gestor de disponibilidade?

O Gestor de Disponibilidade é responsável pela definição, análise, planeamento, medição e melhoria de todos os aspectos da disponibilidade dos serviços de TI. É responsável por assegurar que todas as infra-estruturas, processos, ferramentas, papéis, etc. de TI são apropriados para os objectivos acordados ao nível de serviços para a disponibilidade.

Qual é a importância da disponibilidade?

A disponibilidade é um elemento chave pelo qual clientes e utilizadores julgarão a capacidade das TI para fornecer serviços de qualidade, por isso é melhor ter muito cuidado em compreender o que a disponibilidade realmente significa para a sua organização.

Quais são os tipos de disponibilidade?

As a result, there are a number of different classifications of availability, including:

  • Instantaneous (or Point) Availability.
  • Average Uptime Availability (or Mean Availability)
  • Steady State Availability.
  • Inherent Availability.
  • Achieved Availability.
  • Operational Availability.


Qual é o conceito de disponibilidade?

Definição de disponibilidade
1 : a qualidade ou o estado de disponibilidade tentando melhorar a disponibilidade de habitação a preços acessíveis. 2 : uma pessoa ou coisa disponível.

Como se mantém a disponibilidade?

5 Best Practices for Maintaining High Availability

  1. Achieve geographic redundancy. …
  2. Implement strategic redundancy. …
  3. Leverage failover solutions. …
  4. Implement network load balancing. …
  5. Set data synchronization to meet your RPO.


Qual é a disponibilidade com o exemplo?

A definição de disponibilidade é se alguém ou algo pode ser acedido ou utilizado. Um exemplo de disponibilidade é quando um colega de turma se pode reunir para discutir um projecto numa determinada data. substantivo.

O que são métricas de gestão de disponibilidade?

A gestão da disponibilidade é o conjunto formal de processos, ferramentas, planos e métricas utilizadas para monitorizar e informar sobre a disponibilidade. Parte da metodologia ITIL, a gestão da disponibilidade enquadra-se nas directrizes de Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço no ciclo de vida do serviço ITIL.

Qual é o benefício do plano de disponibilidade?

Em termos mais simples, o objectivo do Plano de Disponibilidade é assegurar que todos os Requisitos de Disponibilidade existentes e futuros para serviços de TI possam ser fornecidos de forma rentável.

Quais são os requisitos de disponibilidade?

Para efeitos deste artigo, um Requisito de Disponibilidade é qualquer requisito que não seja um requisito funcional, de dados ou de processo relacionado com a definição dos períodos em que a solução pode ser utilizada.

Como é medida a disponibilidade?

A disponibilidade é medida como a percentagem de tempo em que o seu serviço ou item de configuração está disponível. Relata o passado e estima o futuro de um serviço. Diz-lhe como um serviço foi bem executado durante o período de medição. As métricas de disponibilidade também estimam o desempenho de um serviço no futuro.

O que é um plano de disponibilidade?

Um Plano de Disponibilidade é um plano para assegurar que os actuais e futuros Requisitos de Disponibilidade para Serviços de Tecnologias de Informação (TI) possam ser fornecidos utilizando medidas eficazes de custos.

Quais dos seguintes são os tipos de disponibilidade?

As a result, there are a number of different classifications of availability, including:

  • Instantaneous (or Point) Availability.
  • Average Uptime Availability (or Mean Availability)
  • Steady State Availability.
  • Inherent Availability.
  • Achieved Availability.
  • Operational Availability.


O que é um exemplo de uma actividade de gestão de disponibilidade?

Avaliar e documentar os riscos para a disponibilidade de serviços a intervalos regulares. Determinação e documentação dos requisitos e objectivos de disponibilidade de serviço, considerando os requisitos comerciais relevantes, requisitos de serviço, SLAs, e riscos. Monitorização e registo dos resultados da disponibilidade do serviço e comparação com os alvos.

Quais são os 4 P’s de design?

Os 4 Ps de Concepção de Serviços
Pessoas. Produtos. Parceiros. Processos.

Qual é o processo de melhoria de 7 passos no ITIL?

O Processo de Melhoramento em Sete Passos
O objectivo é definir e gerir os passos necessários para identificar, definir, reunir processos, analisar, apresentar e implementar melhorias. O objectivo do processo de sete etapas é identificar oportunidades para melhorar os serviços, processar, etc. e reduzir o custo da prestação de serviços.

Quais são os 3 principais tipos de mudança ITIL?

No ITIL, normalmente identificamos três tipos de alterações que são geridas de formas diferentes, ou seja, alterações normais, normais e de emergência. Uma alteração de baixo risco, pré-autorizada, bem compreendida e totalmente documentada, e que pode ser implementada sem necessidade de autorização adicional.

Quais são as 5 fases do ITIL?

There are five stages of the ITIL service lifecycle:

  • Service Strategy.
  • Service Design.
  • Service Transition.
  • Service Operation.
  • Continual Service Improvement.