Como funciona uma videira?

Os canais da videira transportam a informação rapidamente. Assim que um empregado fica a conhecer alguma informação confidencial, torna-se inquisitivo e passa os detalhes então ao seu amigo mais próximo que por sua vez a passa a outro. Assim, espalha-se apressadamente.

Como funciona a comunicação da videira?

Uma única cadeia de comunicação da videira envolve a passagem de informação de profissional para profissional sob a forma de uma coluna singular. Isto significa que um profissional partilha informação com um colega e esse colega faz o mesmo. Este padrão continua até que cada profissional tenha a informação.

Como é que a videira funciona numa organização?

A comunicação da videira inclui conversas não-oficiais e rápidas entre empregados da mesma categoria. A comunicação da videira pode ser categorizada em quatro tipos, dependendo da sua finalidade ou resultado. Estes quatro tipos de comunicação da videira são: cadeia de cadeia única, cadeia de fofocas, cadeia de probabilidades e cadeia de cachos.

O que é a videira e como lidamos com ela?

A videira surge das comunicações sociais, por isso pode ser tão inconstante, maliciosa, dinâmica e variada como as pessoas. Deixada a si própria, uma videira pode infligir tantos danos como um incêndio em fúria, diz Omkar Sapre. As empresas não devem ignorar a videira, ser indiferentes a ela ou tentar matá-la.

Como se utiliza a videira eficazmente?

6 Ways to Deal with Grapevine Communication

  1. Always keep your employees informed. …
  2. Choose the right communication channels to build trust with your employees. …
  3. Eliminate information overload in the workplace. …
  4. Engage your employees in two-way daily conversations. …
  5. Spot your internal influencers.

Qual é a precisão de uma videira?

A investigação mostra que a informação sobre a videira tende a ser cerca de 75% a 90% exacta. Uma vez que muitos rumores partem do relato de alguém sobre um acontecimento real, existem normalmente fortes elementos de verdade num rumor.

Quais são os 4 tipos de comunicação da videira?

A comunicação da videira pode ser dividida em quatro categorias com base no objectivo ou resultado. Cadeia de cadeia única, cadeia de fofocas, cadeia de probabilidade, e cadeia de cacho são os quatro tipos de comunicação da videira.

Quais são as desvantagens da videira?

Here are four disadvantages of grapevine communication you need to look out for.

  • Miscommunication. When sharing unverified information informally, it can snowball and become even more impactful and untrustworthy. …
  • Hindered productivity. …
  • Ephemeral messaging. …
  • Damaged company reputation.


O que é a gíria da videira?

Definição de videira
1 : sentido da uva 2. 2a : um meio informal de circulação de informação ou de fofocas ouvidas através da videira. b : uma fonte secreta de informação.

Quais são as características da videira?

CHARACTERISTICS OR FEATURES OF GRAPEVINE COMMUNICATION

  • Flexibility. As grapevine is free from any prescribed rule and formality, it enjoys flexibility in transmitting information. …
  • Distortion of information. Grapevine also transmits distorted information. …
  • Free from accountability. …
  • Influential. …
  • Multidirectional. …
  • No record.


A videira não é ética?

A comunicação negativa da videira, frequentemente referida como gossipOpens em nova janela, mostra desrespeito pelos outros e pode ser vista como antiética.

Porque é que a videira existe?

A videira cria um sentido de unidade entre os empregados que partilham e discutem os seus pontos de vista uns com os outros. Assim, a videira ajuda a desenvolver a coesão do grupo. A videira serve como um valor de apoio emocional. A videira é um suplemento nos casos em que a comunicação formal não funciona.

Qual é a diferença entre a videira e o Rumour?

A videira é mais sobre ideias e coisas, e menos sobre quem fez ou disse o quê. O conteúdo sobre o moinho de rumores, por outro lado, é altamente especulativo. Muitas vezes, a informação obtida do moinho é manifestamente falsa ou distorcida por insinuações ou editorializações que têm pouco valor.

O que é comunicação vitivinícola como deve ser tratada em qualquer organização?

A comunicação da videira é um canal informal de comunicação empresarial. É chamado assim porque se estende por toda a organização em todas as direcções, independentemente dos níveis de autoridade.

Como podem os gestores controlar eficazmente a videira nas organizações?

A videira pode ser controlada com informação rápida, clara e precisa sobre as questões importantes para os empregados. Devem ser apresentados factos completos. As linhas de comunicação formais devem ser mantidas abertas e o processo tão curto quanto possível.

Qual é o melhor exemplo de comunicação da empresa grapevine?

Um exemplo clássico de comunicação de videira são as conversas casuais entre colegas de trabalho durante os intervalos para almoço sobre novas políticas, despedimentos, novas contratações, bónus, aumentos salariais, etc.

Como podem os gestores utilizar a videira como um activo?

-Ao aprender quem são as pessoas-chave na videira, o gestor pode controlar parcialmente a informação que recebem e utilizar a videira para sondar as reacções dos empregados a novas ideias. -Encontrar informação valiosa da videira e utilizá-la para melhorar a tomada de decisões.

Em que é que uma videira é diferente de um moinho de rumores?

A videira é mais sobre ideias e coisas, e menos sobre quem fez ou disse o quê. O conteúdo sobre o moinho de rumores, por outro lado, é altamente enganador. Muitas vezes, a informação obtida do moinho é manifestamente falsa ou distorcida por insinuações ou editorializações que têm pouco valor. Evidentemente, não é apresentado dessa forma.

Porque é que a gestão não pode acabar com a videira?

A videira ou os mexericos são inevitáveis no ambiente empresarial. À medida que os empregados se empurram para alcançar o primeiro lugar no preço, o ciúme, agora associado às redes sociais, desencadeia a fofoca. A videira surge das comunicações sociais, por isso pode ser tão inconstante, maliciosa, dinâmica e variada como as pessoas.