Como é que se calcula a moeda funcional?

Como é calculada a moeda funcional?

When determining the functional currency of an entity’s foreign operations, consider the following factors:

  1. Autonomy. Whether the operation is essentially an extension of the reporting entity, or it can operate with a significant degree of autonomy. …
  2. Proportion of Transactions. …
  3. Proportion of Cash Flows. …
  4. Debt Service.


O que quer dizer com moeda funcional?

Uma moeda funcional é a principal moeda em que uma empresa conduz os seus negócios. Como as empresas transaccionam em muitas moedas mas reportam as suas demonstrações financeiras numa só moeda, as moedas estrangeiras têm de ser traduzidas para a moeda funcional.

O que é moeda funcional em IFRS?

A moeda funcional de uma entidade é a moeda do ambiente económico primário em que a entidade opera (ou seja, o ambiente em que gera e gasta principalmente dinheiro). Qualquer outra moeda é uma moeda estrangeira.

Porque é importante determinar a moeda funcional?

É importante estabelecer a moeda funcional para que o desempenho global da empresa possa ser correctamente medido e as demonstrações financeiras possam representar com mais exactidão o verdadeiro estado financeiro da empresa.

O que é moeda funcional versus moeda local?

A moeda local é a moeda nacional do país onde está localizada uma entidade. A moeda funcional é a moeda do ambiente económico primário em que uma entidade opera.

Como é determinada a moeda funcional de acordo com as IFRS e com os GAAP dos EUA?

Nos US GAAP, não existe uma hierarquia de indicadores para determinar a moeda funcional de uma entidade, ao passo que existe uma hierarquia ao abrigo das IFRS. Não existe uma hierarquia de indicadores para determinar a moeda funcional de uma entidade.

A moeda base é a mesma que a moeda funcional?

Uma moeda base ou moeda funcional é o padrão utilizado por um sistema de contabilidade dentro de uma empresa. Normalmente a moeda base é a mesma do país onde a empresa está a operar. Uma empresa americana teria dólares americanos como a sua moeda base. Uma empresa pode também precisar de transaccionar em múltiplas moedas.

Como é que contabiliza uma mudança na moeda funcional?

Basta traduzir todos os itens do activo e do passivo para a nova moeda funcional usando a taxa de câmbio na data da mudança. Para itens não monetários, este montante será o novo custo histórico do item. Isto significa que NÃO irá actualizar o novo cálculo no final do ano com a taxa de fecho.

Pode ter mais do que uma moeda funcional?

Se essas operações forem conduzidas em ambientes económicos diferentes, podem ter moedas funcionais diferentes. Portanto, é possível que uma entidade jurídica tenha mais do que uma moeda funcional, assumindo que tem várias operações distintas e separáveis, cada uma com moedas funcionais diferentes.

Uma empresa pode mudar a sua moeda funcional?

A moeda funcional é uma questão de facto, não uma eleição política. Como discutido no ASC 830-10-45-7, uma vez determinada a moeda funcional, uma alteração subsequente só pode ser feita se for justificada por alterações significativas nos factos e circunstâncias; assim, as alterações na moeda funcional são raras.

O que é moeda não funcional?

O termo moeda não funcional significa em relação a um contribuinte ou a uma unidade empresarial qualificada (tal como definido na secção 989 (a)) uma moeda (incluindo a unidade monetária europeia) diferente da moeda funcional do contribuinte ou da unidade empresarial qualificada, tal como definido na secção 985 e nos regulamentos respectivos.

O que é moeda funcional de acordo com o Ind AS?

A moeda funcional é a moeda do ambiente económico primário em que a entidade opera. Um grupo é uma empresa-mãe e todas as suas filiais. Os itens monetários são unidades monetárias detidas e activos e passivos a serem recebidos ou pagos num número fixo ou determinável de unidades monetárias.

Como é calculada a moeda do relatório?

A moeda do relatório é a moeda em que as demonstrações financeiras são apresentadas. A moeda funcional depende da moeda do país em que a empresa opera. A moeda de apresentação de relatórios das filiais depende da moeda utilizada pela sede da empresa. A moeda funcional não é afectada pela taxa de câmbio.

A moeda base é a mesma que a moeda funcional?

Uma moeda base ou moeda funcional é o padrão utilizado por um sistema de contabilidade dentro de uma empresa. Normalmente a moeda base é a mesma do país onde a empresa está a operar. Uma empresa americana teria dólares americanos como a sua moeda base. Uma empresa pode também precisar de transaccionar em múltiplas moedas.