Quem é o proprietário do Rana Plaza?

Mohammad Sohel Rana

Quem era o proprietário da fábrica de Rana Plaza?

Sohel Rana
Mais de 1.100 trabalhadores morreram quando o complexo industrial Rana Plaza desceu na periferia da capital, Dhaka, a 24 de Abril, 41 pessoas foram acusadas de assassinato pelos seus suspeitos papéis na catástrofe, incluindo o proprietário do edifício, Sohel Rana, os seus pais e executivos da fábrica.

O que aconteceu ao proprietário do Rana Plaza?

Sohel Rana, o proprietário do edifício Rana Plaza, foi preso e permanece na prisão devido a uma série de outras acusações, incluindo a violação de códigos de construção. Os julgamentos de homicídio ainda não começaram devido a atrasos nos procedimentos legais. Em Maio de 2013, o Acordo sobre Incêndios e Segurança de Edifícios no Bangladesh foi assinado por 220 empresas.

O que mudou depois de Rana Plaza?

Após a tragédia do Rana Plaza, o Acordo sobre Incêndios e Segurança de Edifícios de 2013 – um contrato legalmente vinculativo para assegurar que os trabalhadores do vestuário no Bangladesh tenham um ambiente de trabalho seguro – foi assinado por mais de 200 marcas a nível mundial, incluindo marcas como a H&M, a Zara proprietária da Inditex, e a Adidas.

Que empresas estavam envolvidas no Rana Plaza?

O que era Rana Plaza? Rana Plaza era um edifício que continha várias fábricas de vestuário, localizado nos arredores de Dhaka, no Bangladesh. Os trabalhadores da fábrica de vestuário fabricavam artigos para as principais lojas de moda, incluindo Benetton, Bonmarché, The Children’s Place, Joe Fresh, Mango, Matalan e Primark.

A H&M usou o Rana Plaza?

Na sequência da tragédia do Rana Plaza, o Acordo sobre Incêndios e Segurança de Edifícios de 2013 – um contrato legalmente vinculativo para assegurar que os trabalhadores do vestuário no Bangladesh tenham um ambiente de trabalho seguro – foi assinado por mais de 200 marcas a nível mundial, incluindo marcas como a H&M, a Zara proprietária Inditex e a Adidas.

Quantas pessoas morreram no incidente do Rana Plaza?

O desastre de Rana Plaza, Savar, Bangladesh
Em , o colapso do edifício Rana Plaza em Dhaka, Bangladesh, que albergou cinco fábricas de vestuário, matou pelo menos 1.132 pessoas e feriu mais de 2.500.

Quanto é que os trabalhadores foram pagos no Rana Plaza?

Segundo as informações, os trabalhadores ganhariam apenas 45 cêntimos por hora, mas Huq disse no início deste ano que as fábricas lutam para pagar salários mais altos, uma vez que não recebem um preço justo das marcas.

Como poderia ter sido evitado o colapso do Rana Plaza?

O Acordo sobre Incêndios e Segurança de Edifícios no Bangladesh foi criado semanas após o colapso como um programa de segurança vinculativo, a partir da constatação de que os programas voluntários do passado não tinham conseguido evitar esta tragédia. O Acordo do Bangladesh foi assinado por mais de 200 marcas e abrange mais de 1600 fábricas.

Como foi trabalhar no Rana Plaza?

Dentro de fábricas como Rana, os trabalhadores trabalhavam longas horas, frequentemente em condições inseguras, ganhando uma média de aproximadamente 50 dólares por mês – menos do que o custo de apenas um dos pares de calças que estavam a montar para venda na Europa e nos Estados Unidos.

Onde são feitas as roupas da Zara?

Enquanto alguns concorrentes subcontratam toda a produção à Ásia, Zara fabrica os seus artigos mais na moda – metade de toda a sua mercadoria – numa dúzia de fábricas da empresa em Espanha (particularmente na Galiza), Portugal (parte norte) e Turquia.

Quem faz roupa para H&M?

Como se vê no presente gráfico, a China, o Bangladesh e a Índia são os três principais locais onde a H&M fornece os seus produtos. Isto também é válido para. Na Suécia, onde o retalhista tem a sua sede, há um total de 21 fornecedores e fábricas que fabricam os produtos e acessórios de vestuário da H&M.

A H&M é feita no Bangladesh?

Na semana passada, as marcas de moda rápida que fabricam no Bangladesh – incluindo H&M e Target – uniram forças para criar um sistema ambicioso de reciclagem de vestuário no país.

O que aconteceu à fábrica Primark Bangladesh?

Primark ficou profundamente chocado e entristecido com o desastre, que ocorreu no subúrbio de Dhaka, em Savar, Bangladesh, em . No rescaldo imediato, Primark foi uma das primeiras marcas a afirmar que a New Wave Bottoms, fornecedor da Primark, era uma das cinco fábricas de vestuário localizadas no edifício Rana Plaza.

Onde estava localizada a fábrica de vestuário Rana Plaza?

Acreditamos no livre fluxo de informação
Mas não foi apenas a contagem de corpos que fez com que o colapso do Rana Plaza, um edifício de nove andares na cidade industrial de Savar, no Bangladesh (perto de Daca), captasse a atenção global (brevemente) e estimulasse o activismo em todo o mundo para melhorar o tratamento dos trabalhadores do vestuário.

O que aconteceu na fábrica de Rana Plaza em 2013?

Em grandes fissuras estruturais foram descobertas no edifício Rana Plaza. As lojas e o banco nos pisos inferiores fecharam imediatamente. Mas os avisos para evitar a utilização do edifício após o aparecimento das fissuras foram ignorados pelos proprietários das fábricas de vestuário nos pisos superiores.