Que famoso relatório sobre desenvolvimento sustentável foi intitulado “O nosso futuro comum”?

Relatório BrundtlandEm 1987, o Comissão Mundial do Ambiente e DesenvolvimentoComissão Mundial do Ambiente e DesenvolvimentoOs três principais pilares do desenvolvimento sustentável incluem o crescimento económico, a protecção ambiental, e a igualdade social.

Quem escreveu o relatório “O Nosso Futuro Comum”?

Gro Harlem Brundtland
O nosso Futuro Comum, também conhecido como o Relatório Brundtland, foi publicado em Outubro de 1987 pelas Nações Unidas através da Oxford University Press. Esta publicação foi em reconhecimento do papel de Gro Harlem Brundtland, antigo primeiro-ministro norueguês, como Presidente da Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento (WCED).

Que relatório introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável?

Relatório Brundtland
Relatório Brundtland, também chamado Our Common Future, publicação lançada em 1987 pela World Commission on Environment and Development (WCED), que introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável e descreveu como este poderia ser alcançado.

O que significa o nosso futuro comum no desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável foi definido no relatório Brundtland de 1987 da Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento “O nosso futuro comum” como “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Quem criou o Relatório Brundtland?

Gro Harlem Brundtland
Foi fundada em 1983 quando Javier Pérez de Cuéllar, o Secretário-Geral das Nações Unidas, nomeou Gro Harlem Brundtland, antigo Primeiro-Ministro da Noruega, como presidente da comissão. Brundtland foi escolhida devido à sua forte formação em ciências e saúde pública.

Porque se chama o Relatório Brundtland?

Em 1987, a Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento (WCED), que tinha sido criada em 1983, publicou um relatório intitulado “O nosso futuro comum”. O documento ficou conhecido como o “Relatório Brundtland”, após a presidente da Comissão, Gro Harlem Brundtland.

Como citar o Relatório Brundtland do futuro comum?

Brundtland, G. (1987). Relatório da Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento: O nosso futuro comum. Documento A/42/427 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Que relatório em 1987 introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável classe 10?

Que relatório em 1987 introduziu o conceito de “Desenvolvimento Sustentável” ? Solução : Relatório da Comissão Brundtland.

Que relatório, em 1987, introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável Classe 10 geográfica?

O Relatório da Comissão Brundtland, 1987 introduziu o conceito de “Desenvolvimento Sustentável” .

Qual é a história do desenvolvimento sustentável?

O conceito de desenvolvimento sustentável constituiu a base da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. A cimeira marcou a primeira tentativa internacional de elaboração de planos de acção e estratégias para avançar em direcção a um padrão de desenvolvimento mais sustentável.

Qual foi a principal contribuição do relatório da Comissão Brundtland de 1987 Mcq?

Resposta & Solução
Este relatório introduziu o conceito de “Desenvolvimento Sustentável” e defendeu-o como um meio de conservação de recursos, que foi substancialmente publicado num livro, intitulado O Nosso Futuro Comum.

Porque é que o nosso futuro é comum?

O nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland, da Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas (WCED) foi publicado em 1987. Os seus objectivos eram o multilateralismo e a interdependência das nações na busca de um caminho de desenvolvimento sustentável.

Quais são os principais destaques do Relatório Brundtland?

O Relatório Brundtland cobre vários capítulos com tópicos principais que abordam o desenvolvimento sustentável. Alguns dos principais tópicos incluem a importância da economia internacional, energia, indústria, população e recursos humanos, espécies e ecossistemas, segurança alimentar, e propõem princípios de protecção ambiental.

Quando foi formada a Comissão Brundtland?

1983
Foi criada em 1983 pela Assembleia Geral da ONU (1983), e foi encarregada de reexaminar o ambiente e o desenvolvimento, bem como de formular propostas para abordar a sua integração.

Qual é o principal objectivo da Comissão Brundtland?

A Comissão Brundtland foi criada pelas Nações Unidas em 1983 para reflectir sobre formas de salvar o ambiente humano e os recursos naturais e evitar a deterioração do desenvolvimento económico e social.

Qual é o tema do livro “O nosso futuro comum”?

A solução que o trabalho propõe é o “desenvolvimento sustentável”, definido no relatório como a capacidade da humanidade “de assegurar que este satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”. A principal conclusão a que o relatório chegou – que precisamos de estratégias a longo prazo para gerir

O que é uma empresa com o triplo resultado final?

O triplo resultado final (TBL) é um quadro contabilístico que inclui os resultados sociais, ambientais e financeiros como resultado final. Empresas, organizações sem fins lucrativos e entidades governamentais utilizam a TBL para avaliar os seus ganhos financeiros, bem como o seu impacto social e ambiental.

O que é um indicador ecológico de sustentabilidade?

A pegada ecológica é um indicador que reflecte o desenvolvimento sustentável nacional e global. Mostra o efeito que os habitantes de uma determinada região ou país têm sobre o ambiente em que vivem e sobre os recursos naturais.

Em que ano se realizou a primeira Cimeira Mundial sobre desenvolvimento sustentável?

2002
Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, 26 de Agosto a 4 de Setembro de 2002, Joanesburgo.

Qual foi o foco dos objectivos de desenvolvimento sustentável?

Quais são os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável? Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Objectivos Globais, foram adoptados pelas Nações Unidas em 2015 como um apelo universal à acção para acabar com a pobreza, proteger o planeta, e assegurar que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.